Conheça as habilidades que um gestor de agência de viagens precisa ter

Gestor de agência de viagens 3 em 1

O papo hoje é sobre gestão, mas não é sobre processos e análises. Ué, como assim? Pois é, o foco do blog post, na verdade, é o gestor de agências, a mente por trás desses processos todos.

Aqui a gente vai conversar sobre as habilidades e sobre a rotina desses profissionais que atuam em tantas funções todos os dias. 

As dicas que você vai ler aqui são de duas agentes de muito sucesso, a Elisa (Elisa Magalhães Viagens), e a Carol (Carol Cordeiro Viagens). Aproveite!

O que um gestor deve buscar ter?

Para começar eu acho importante dizer que um bom gestor precisa buscar duas coisas.

  • A primeira é sempre trabalhar com o pensamento estratégico de como materializar as ideias. 

Em outras palavras, um gestor precisa ser capaz de traçar planos de ação, afinal, uma ideia sem um plano de como agir não se transforma em nada.

Vamos ver um exemplo para ficar mais claro. 

A ideia do gestor pode ser: ter uma visão mais clara e aprofundada da área financeira do negócio. 

Ok, boa ideia. Mas o que fazer para torná-la real?

A ação concreta: implantar um sistema de gestão e definir uma rotina para registrar todas as movimentações da agência nesse controle. 

Agente, por falta de organização da parte administrativa muitas agências vendem, mas não recebem corretamente. 

Essa pode ser uma falha que você identificou, porém, enxergar o problema é só o primeiro passo. Você precisa saber o que fazer com a informação. 

  • A segunda coisa é ter a certeza de que o gestor precisa estar em constante evolução. 

Ou seja, ele tem que estar sempre em busca de ferramentas para contribuir com as áreas que apresentam falhas. 

Isso porque, com toda a tecnologia que temos, muitas coisas podem ser automatizadas e integradas. 

E essa transformação digital é algo que não para. Sendo assim, o gestor precisa acompanhar inovações, sempre tentando destacar a sua empresa e facilitar o trabalho da equipe. 

As habilidades de um gestor de agência de viagens

Agora a gente vai trocar uma ideia sobre as habilidades de um gestor de agência de viagens.

Mas antes, me conta nos comentários: quais são as habilidades que você acha que não podem faltar em um gestor de agências? Quero saber o que vocês pensam sobre isso.

Primeira habilidade: delegar com sabedoria 

Bom, a primeira habilidade com certeza é a de delegar. Mas e para quem trabalha sozinho?

Eu sei que muitos gestores atuam de forma remota e sem uma equipe. Porém, já nesse estágio, é importante ter em mente algumas coisas: 

  • Qual o volume de trabalho que o seu negócio está tendo? 
  • Quais áreas você acha que vai precisar delegar a médio e longo prazo? 
  • E quais ferramentas podem ajudar o seu trabalho hoje?

A Elisa, por exemplo, é uma agente home office que trabalha sozinha. No entanto, analisando o cenário da agência, ela percebeu que a área de marketing é uma que ela precisará delegar em breve. 

Agora, falando do gestor que tem equipe. O que é importante para delegar e ter bons resultados?

Vou fazer um checklist de algumas ações importantes para esse líder de equipe.

Segunda habilidade: saber trabalhar com o dinamismo do mercado e compreender como priorizar tarefas

A gente sabe que o mercado do turismo é movimentado, né? Por isso, o gestor precisa saber como reagir diante das prováveis mudanças. 

É claro que você não vai ficar esperando as coisas acontecerem para trabalhar. Você tem que ter um planejamento das tarefas do dia e da semana.

Porém, não dá pra se apegar 100% nisso. Trabalhar no mercado de agências é ter imprevistos e ter que resolver eventuais problemas que podem atrapalhar todo o cronograma. 

Então, acho importante citar que o agente tem que abraçar esse dinamismo da rotina e não ficar frustrado quando as coisas não correrem totalmente como o planejado. 

Ainda dentro desse tema, uma dica para manter o foco é centralizar todas as tarefas em um único lugar. Assim fica mais fácil de acompanhar. 

Além disso, saiba priorizar as suas tarefas. E como fazer isso? Pense em tudo que afeta o cliente diretamente e a curto prazo. 

Por exemplo, o que é mais urgente:

→ Um pedido de orçamento ou dar suporte para um cliente seu que está em viagem e teve um problema? 

Com certeza é mais importante prestar o suporte. 

Mas não vou falar muito disso aqui. Por isso, clique aqui para ler um conteúdo sobre o assunto.

Terceira habilidade: ser transparente 

Outra habilidade do gestor é ser transparente e alinhar as expectativas dos clientes e possíveis clientes

Como assim? Vamos imaginar que uma pessoa fez um pedido de orçamento de manhã, às 11h, e às 14h já está pedindo um retorno. Esse cenário não é bom, pois se você não conseguir mandar a proposta o pax vai ficar frustrado 

O que você precisa fazer é alinhar as expectativas antes, ou seja, explicar que você tem um prazo para enviar as informações e ir alimentando a pessoa com respostas até o orçamento ficar pronto.

Mande uma mensagem simples como: “Olá, tudo bem? Eu não esqueci do seu pedido. Estou só aguardando um retorno do fornecedor pra te passar as informações”. 

Resumidamente, a sugestão é não se desesperar para entregar tudo na hora, mas também não deixar de dar as explicações necessárias para o viajante não se sentir “abandonado”.

Um gestor precisa pensar na área financeira 

Seguindo aqui com o tema de gestão, eu tenho uma pergunta: o gestor precisa pensar na área financeira do negócio? 

Bom, negligenciar a área financeira da sua empresa é um atestado de óbito. Muitas agências realmente saem do mercado por conta da falta de análise desse pilar. 

Então, eu acho importante a gente entrar um pouco nessa questão aqui, já que algumas respostas o gestor precisa ter em mãos sempre:

  • O quanto a agência está faturando? O quanto disso é receita real? E o lucro?
  • Qual o seu pró-labore fixo?
  • Quanto você consegue colocar na reserva financeira por mês?

E uma das primeiras coisas que um gestor precisa fazer para ter essas respostas é separar as contas físicas das contas da agência. 

Tem muito mais que você precisa saber sobre financeiro, mas não é foco desse conteúdo. Então, vou deixar algumas recomendações e materiais abaixo.

Como criar o hábito de fazer gestão financeira na sua agência de viagens

8 dicas de gestão financeira para a sua agência de viagens

Níveis de maturidade financeira das agências de viagens

Um gestor precisa saber qual perfil de cliente quer atender 

Para fecharmos esse conteúdo, eu vou falar sobre um erro que muitos gestores cometem e que pode ser evitado: o erro de querer atender todo mundo, isto é, todos os perfis de viajantes, tudo ao mesmo tempo. 

Eu sei que você quer vender, afinal, o seu negócio depende disso. 

Porém, você precisa olhar a capacidade do seu negócio para atendimento. Não adianta tentar abraçar o mundo por medo de perder vendas. 

E se você é gestor, uma dica para não cair nessa armadilha de tentar vender a todo custo e para todo mundo é definir o cliente que você quer atender, a sua persona. 

Isso porque, quando a gente sabe o perfil do nosso cliente, a nossa comunicação ganha um foco. 

Imagine que você quer vender só resorts. Show, aprenda a falar e postar sobre isso para atrair um perfil de compradores mais selecionado.

Se você quer vender roteiros de experiência, a sua comunicação precisa refletir isso.

Enfim! O seu papel é educar o mercado para te enxergar da maneira como você quer ser visto.

Se quiser entender mais sobre perfil de cliente, assista ao vídeo abaixo.

Conclusão

Agente, aqui nós falamos sobre muitas habilidades de um gestor, como a de delegar, alinhar expectativas, pensar estrategicamente e muito mais.

Deixe nos comentários se você é gestor e o que achou do conteúdo. Também não deixe de ver os materiais complementares que eu deixei ao longo do texto.

Nos vemos na próxima! 

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