Agência de viagens 360: o que é e como aplicar no seu negócio
Você está preparado para ter uma agência de viagens 360, com processos integrados e bem executados?
“Nossa Isabela, mas já vai começar o conteúdo assim, jogando essa ideia super abrangente na cara?”
Calma lá. Eu sei que parece uma pergunta difícil de responder, porém, eu vou por partes. Relaxa!
O primeiro ponto que eu quero mostrar é uma pesquisa da TRVL Lab.
Pois, segundo o estudo, 49,76% dos viajantes consideram imprescindível utilizar os serviços de uma agência de viagens. Isso significa que para boa parte das pessoas o agente é importante dentro do processo de compra.
Isso é ótimo, né? E essa porcentagem me fez pensar em duas coisas:
1- Eu fiquei contente por saber que o mercado consumidor está enxergando o valor do agente.
2- E vi a oportunidade de falar sobre agências de viagens 360. Tema que ainda é pouco comentado!
Mas o que é isso?
Bom, continue lendo para entender sobre esse e outros pilares importantes.
Agência de viagens 360: o que é?
E aí, você já ouviu falar sobre agências de viagens 360? O conceito não é complicado, viu.
Falando de forma bem direta, a ideia é ter uma empresa conectada, mas não apenas no sentido de estar por dentro de novidades tecnológicas.
Quando eu digo conectada, estou falando de processos unificados. Ou seja, que acontecem com o menor número de falhas e com a maior eficiência possível.
Isso é, portanto, o ato de olhar para a agência de todos os ângulos. De estudar o seu negócio numa perspectiva 360.
E pensando que o nosso objetivo, enquanto prestadores de serviços, é simplificar a vida do cliente oferecendo a ele uma experiência de qualidade, esse conceito faz todo o sentido.
Afinal, se o seu negócio tem processos organizados, o resultado que chega para o cliente final é muito mais profissional.
Por isso, nesse material eu vou falar de alguns temas que vão te ajudar a chegar a esse cenário ideal de agência conectada.
Tenha processos integrados
Vamos começar então por esse pilar de processos integrados: quais são as vantagens e como fazer isso de verdade?
Falando das vantagens, a sua agência ganha:
- Produtividade: isso porque os processos vão fluir com muito mais facilidade.
- A comunicação com os consumidores e clientes pode se tornar mais clara.
- O gestor pode entender prioridades e tomar decisões melhores.
Mas como integrar processos no dia a dia? Vamos ver agora!
Planejamento das áreas: mapeamento dos processos atuais
Planejamento. Essa palavrinha é MUITO importante nas nossas vidas, não é mesmo? Mesmo falando do pessoal, a gente precisa do planejamento para organizar as responsabilidades.
E claro que no profissional isso não é diferente. Sendo assim, vamos entender quais planos sua agência de viagens pode ter.
Eu sou o tipo de pessoa que precisa anotar tudo para ter uma rotina produtiva no trabalho.
As coisas precisam estar escritas e organizadas, pois assim eu tiro as ideias da cabeça e consigo começar a colocar em prática.
E eu acho que esse é um bom caminho para os gestores.
Isso porque o mapeamento de processos, ou seja, escrever como as coisas funcionam na sua empresa, ajuda a identificar falhas e pontos de melhoria.
Então, a tarefa inicial para você é parar, olhar para dentro e registrar a forma como as coisas estão acontecendo.
Esse mapa de processos pode começar com algumas perguntas:
- Através de quais canais o atendimento começa e como ele se desenrola?
(Onde essas informações são registradas?) - Quais canais são utilizados para divulgação e quais resultados eles estão trazendo?
(Analisando esse ponto você vai conseguir entender se está investindo nos lugares certos, se a verba precisa de reajustes, enfim) - A gestão financeira é feita em quais pontos?
(É apenas o básico de saber entradas e saídas ou existem análises mais aprofundadas?) - Como e quais tarefas são delegadas?
Bom, de forma resumida, eu quero que você entenda o fluxo de trabalho da sua agência. Isto é, a jornada que as informações fazem.
Depois é hora de começar a estudar o que pode ser aprimorado e como fazer isso.
Tenho uma recomendação de artigo que vai te ajudar com esse plano de ação: clica aqui para ler.
Padronize o registro e atualização de informações
Continuando nesse ponto de integração, vale a pena dizer que padronizar o registro de informações é um passo importante.
Até porque, ter dados espalhados é justamente o contrário de conectar a agência.
Por isso, a dica aqui é definir um controle interno que seja capaz de armazenar o maior número de processos possíveis.
Assim fica mais fácil registrar, atualizar e analisar. Então, se hoje você está atolado em planilhas, comece a estudar meios de conectar a rotina de trabalho da sua agência de viagens.
Lembre-se que os dados são a chave para a tomada de decisões e para estratégias de marketing e vendas. Você tem que ser capaz de acessá-los com rapidez.
Uma agência de viagens 360 é automatizada
Automatizar é uma dica quase universal nos meus materiais sobre gestão, não é verdade?
E eu sei que pode parecer repetitivo, porém, não tem como falar de conexão e integração sem falar de digital.
Isso porque a tecnologia nos ajuda a organizar dados de uma maneira mais prática, segura e ágil.
Portanto, se você chegou até aqui na leitura, vamos pensar juntos em alguns processos que podem ser facilitados.
Mas eu só posso falar do que eu conheço, certo? E eu conheço o Monde.
Por isso, vou mostrar 4 recursos que poupam tempo de centenas de agentes todos os dias:
- Integração com o PJBank para emissão de boletos de dentro do sistema de forma praticamente instantânea.
- Integração com fornecedores para importação de vendas.
- Emissão de nota fiscal eletrônica.
- Conferência de fatura fornecedor automática e geração de fatura cliente automática.
Dá para entender mais sobre os benefícios desses recursos nos conteúdos abaixo.
[Blog post] Conheça 3 recursos do Monde que vão poupar o seu tempo
[Blog post] Fatura fornecedor: como conferir de forma automática com o Monde
Defina indicadores para entender prioridades
Para ter uma agência de viagens 360 é essencial que você entenda quais são os indicadores do seu negócio. Aliás, eu já falei desse ponto antes. Você pode ler clicando aqui.
Mas para você conseguir ter informações suficientes para refletir agora mesmo, vamos entrar em alguns indicadores que têm que estar no seu radar.
- Em vendas: ticket médio e taxa de conversão, além dos motivos de perda de venda mais comuns.
- Em marketing: custo com impulsionamento e anúncios. Número de leads em um período e canais mais utilizados pelos possíveis clientes.
- Financeiro: lucro de um período. Quais são as variações que ocorrem no fluxo de caixa da agência. Quais as despesas do negócio nos próximos meses.
Bom, esses são alguns exemplos, porém, você precisa entender do que a sua empresa necessita.
Por exemplo, eu sei que aumentar o número de vendas é um fator importante. Mas apenas ver esse número crescer e não analisar indicadores de: teto de despesas, lucro do período e reserva financeira pode mostrar resultados irreais.
Portanto, a ideia de definir indicadores é, por princípio, um meio de enxergar a performance da sua agência em todos os lados.
Mas se parece muito difícil começar, pode ficar de boa porque eu trouxe dois materiais complementares que podem te ajudar.
[Blog post] Indicadores e inovação para lucrar mais em sua agência de viagens
[Vídeo] Gestão financeira e indicadores
Tenha uma identidade de marca definida
Para fechar esse conteúdo, eu quero falar sobre uma palavrinha: branding.
Branding é um termo que envolve muitas coisas sobre a sua marca:
- identidade visual, textual, os canais utilizados para marketing, missão, valores, voz da marca. Enfim.
E eu achei importante passar por esse assunto porque ter uma agência 360 é, também, unificar essa identidade do seu negócio.
Apenas para mostrar alguns exemplos, dá uma olhada como essas agências têm um registro forte.
Viu? Se quiser entender mais sobre isso, leia:
→ Como transformar a sua agência em uma marca forte
Conclusão
Que bom que você chegou até aqui. Nesse blog post eu falei sobre o conceito de agência de viagens 360: processos integrados, planejamento, branding e muito mais.
Não se esqueça de acompanhar os nossos conteúdos no Youtube e Instagram também. E deixe suas dúvidas nos comentários, por favor!
Até a próxima.
Deixe um comentário