Como transformar a sua agência em uma marca forte

brand persona: como transformar a sua agência em uma marca forte

Agente, você sabe o que é brand persona? Não? Tudo bem, pois você vai aprender agora.

Primeiro de tudo: como você quer que os clientes e possíveis compradores vejam a sua agência de viagens?

E não, eu não vou falar sobre o design da sua agência, os móveis que você escolheu e as cores nas paredes. Até porque essa não é a minha área de atuação. (Não entendo nadinha mesmo, rs).

Mas sobre o que eu vou falar, então? Isso mesmo, sobre brand persona. 

Eu sei que esses nomes em inglês confundem um pouco a gente, porém, eu te garanto que esse conteúdo será direto e didático. Eu prometo que você vai aprender bastante.

Então, fica comigo, anote as dicas e deixe suas dúvidas nos comentários. Vamos lá!

O que significa brand persona?

O que raios é uma brand persona? Onde vive? Como se reproduz? Vamos aprender agora.

Na verdade, o conceito é simples: brand significa marca. 

E a marca é, resumidamente, a representação do seu negócio, da sua agência de viagens. Isso envolve muitas coisas:

Só que tem mais. Para uma marca ser forte ela precisa se preocupar com a forma como se comunica. Mas eu vou voltar nesse assunto daqui a pouquinho.

Persona, como nós já conversamos nesse artigo aqui e nesse vídeo aqui, é um personagem. Ou seja, a união de características que cria a definição do público do seu negócio. 

Dito tudo isso, nós podemos chegar à conclusão de que a brand persona é o caráter humano que a sua marca tem. 

E a composição desse caráter lida com temas como:

  • A voz da marca. Linguagem das postagens nas redes sociais, do site, dos vídeos;
  • Ideias, opiniões e atitudes. As sugestões que você oferece de destinos, passeios e hospedagem nas redes sociais da sua agência são opiniões que refletem uma humanização. 

“Mas Isabela, eu nem sabia que precisava pensar nessa tal brand persona”.

Pois é, meu amigo agente. A internet e as redes sociais realmente mudaram a forma como cliente final se relaciona com as empresas.

Os compradores de hoje buscam interação. Sendo assim, a construção desse “personagem” vai ajudar a sua agência a criar vínculos e gerar valor. 

“O significado de uma marca é o seu ativo mais precioso e insubstituível” 

“O significado fala ao sentimento, lado intuitivo do público e cria uma afinidade emocional”. 

Essas duas afirmações do livro “O herói e o fora-da-lei”, de Margaret Mark e Carol Pearson, refletem muito bem o que nós precisamos entender sobre o tema que eu trouxe aqui.

Dificilmente é possível copiar o significado que uma marca representa para as pessoas. E isso está ligado ao sentimento que a empresa foi capaz de transmitir. 

Sobre brand persona, no fundo nós estamos falando de criar uma ponte através da empatia entre pessoas: as do seu time e as que compram de você. 

As marcas fortes geram afinidade emocional porque despertam empatia no mercado. 

Oferecer bons serviços é essencial e gera, como consequência, vendas. Mas criar conexão é MUITO importante.

Portanto, dar a sua marca uma identidade é buscar despertar uma espécie de familiaridade no público. Fazer com que ele queira se relacionar com a sua empresa.

Diferença entre buyer persona e brand persona

Eu falei ali em cima sobre persona, no entanto, acho legal reforçar as principais diferenças entre esses dois conceitos que são muito discutidos na área de marketing.

  • A buyer persona, de forma resumida, é uma representação detalhada do seu cliente ideal.
    Esse personagem é criado com base em pesquisas e dados e tem como objetivo principal guiar estratégias de marketing. 
  • Já a brand persona trata de como a sua empresa quer ser vista. Isso tem relação com os valores, missão e essência da marca.
    A forma como se apresenta e conversa com o mercado também constrói essa visão.

Enquanto a buyer persona é o avatar do seu cliente ideal, a brand persona é o avatar da sua empresa. A carinha do seu negócio!  

Deu para entender? Eu já recomendei esse vídeo, mas vou deixar aqui novamente. Assiste depois para entender tudo sobre buyer persona.

Por que devo pensar no tema brand persona?

Antigamente as empresas se comunicavam de forma unilateral. 

Em outras palavras: os negócios falavam e o consumidor apenas absorvia a mensagem. 

gif de uma mulher falando muito e um homem apenas escutando

Os comerciais na televisão, por exemplo, não eram nada interativos.

Hoje, porém, tudo é sobre diálogo, sobre uma conversa que pode revelar o que o público espera do seu negócio. 

E vale dizer que a voz do consumidor é muito poderosa. Afinal, ela não influencia só a decisão de compra individual, mas a de um público. 

Isso porque nós estamos em uma era conectada, que tornou a prova social uma das mais importantes para as marcas. Você sabe, as avaliações na internet e o marketing “boca a boca”. 

Pensando nesses pontos, a sua empresa precisa se comunicar bem, de forma unificada. Se apresentar de maneira clara para o público e, principalmente, entender qual propósito tem no mercado. 

Lembre-se que o consumidor moderno deseja conexão humana. Ele quer ser escutado e quer ter suas necessidades atendidas. Tenha isso em mente!

Como a definição da brand persona pode ajudar o marketing?

Criação de confiança para vender 

Uma das vantagens da brand persona é a conexão de pessoas a marcas. 

Se pararmos para pensar, essa conexão acontece da mesma forma entre humanos, já que nó somos atraídos por traços comportamentais. Isso quer dizer que nós analisamos comportamentos e características o tempo todo. 

E esse ciclo acontece todos os dias. 

Nós fazemos negócios com marcas que são familiares, que representam segurança, pois é isso que o nosso cérebro busca na construção de relações.

Segurança e confiança são palavras importantes. Ninguém compra de uma empresa na qual não confia. 

A brand persona ajuda a marca a unificar o tom da comunicação

A brand persona ajuda a criar uma identidade de marca mais humanizada, além de permitir que a empresa crie uma unidade de comunicação. 

E essa comunicação é o que dá foco às empresas.

Sabemos que agências generalistas têm dificuldade em fazer marketing, porque é muito difícil criar conteúdos aleatórios, sobre tudo. 

Por isso, unificar a linguagem pode ser o caminho para atuar com propósito e dar ao consumidor um sentimento de identificação, de que ele está falando com alguém que escuta.

Engajamento no meio online 

Quando uma marca consegue criar um elo afetivo com o público, ela é seguida, comentada e recebe interação em todos os canais nos quais está presente.

Quem gosta do conteúdo de uma marca segue e gera engajamento sem esforço!

Para fechar: como ter um perfil mais humanizado?

Uma dica que pode funcionar para humanizar a sua marca é:

  • Ter o perfil oficial da agência e ter um perfil do proprietário(a) do negócio postando sobre temas relacionados a viagens. 

Por quê? Porque é muito mais fácil criar autoridade e conexão através do perfil de uma pessoa. 

E essa autoridade (e até parte do público) pode ser transferida para o Instagram da agência. 

Olha essa sugestão funcionando na prática:

print do instagram da agência de viagens Mundo 4e, mostrando a linguagem unificada que a brand persona possibilita

Perfil da agência Mundo4e Consultoria e Viagens.

print do perfil no Instagram da proprietária da agência mundo 4e, mostrando que um perfil pessoal pode ajudar na brand persona, dando autoridade a marca

Perfil da proprietária da agência, Diana Carvalho.

Viu como os conteúdos fazem sentido? E é legal divulgar o perfil da agência da bio, como ela fez.

Conclusão 

Concorda que o estudo da brand persona é muito importante para que a sua empresa se conecte com o público?  

As dicas que eu dei aqui podem ser aplicadas no dia a dia de postagens da sua empresa, então aproveite!

Dúvidas e sugestões, deixe nos comentários.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo