Como fazer publicações de qualidade nas redes sociais

Eu sei que você gosta de conteúdo sobre redes sociais. Por isso nós vamos falar sobre isso hoje!

Olhando os perfis do Facebook e do Instagram de agências de viagens diariamente, eu vejo muitas publicações desleixadas, que não cumprem com o papel de vender ou de engajar. Algumas têm problemas relacionados ao texto, outros à imagem e, no pior dos casos, os dois juntos.

E, para ganhar visibilidade no meio online altamente competitivo, você precisa pensar na qualidade das publicações.

Parece uma tarefa difícil e você não sabe nem por onde começar para melhorar as redes sociais da sua agência? Fique calmo, pois eu estou aqui para te ajudar!

Então, se você quiser fazer com que as suas publicações gerem resultados, continue lendo!

Tipos de publicações nas redes sociais

Para facilitar o seu entendimento, eu vou separar este conteúdo em 3 tipo de postagens:

  • Posts de venda direta;
  • Posts com conteúdo de dicas;
  • E posts para gerar interação e engajamento.

Esses 3 formatos são importantes para as redes sociais da sua agência, pois você pode conseguir aumentar o número de novos negócios (pedidos de orçamento) através das plataformas e gerando engajamento com dicas, você cria e mantém um relacionamento saudável com os seguidores.

E aí, preparado? Então vamos começar.

1- Posts de venda direta (promocionais)

Bom, eu já falei que o Instagram é uma rede social de interação e relacionamento, mas isso não significa que você não pode vender com ele. É possível transformar seu Instagram em um canal de pedidos de orçamento, além de aproximar seus clientes de você. Lembrando que isso vale para todas as redes sociais!

O primeiro passo para ter resultados com as postagens promocionais, é utilizar boas imagens, com informações claras.

Você precisa prestar atenção na fonte das letras, imagem, texto, formato, cores, espaçamentos e gramática. Lembre-se que muitas pessoas irão ver sua publicação e ela precisa ser realmente boa.

Primeiro exemplo: férias no Caribe

Trouxe alguns exemplos para ficar mais claro. Na imagem à esquerda, muitos elementos não são interessantes:

1- A fonte do texto dificulta a leitura, pois se mistura com as cores do fundo;

2- Como a imagem está centralizada, a informação do texto não ganha destaque. Afinal, a atenção fica toda no copo;

3- A palavra “FÉRIAS” está escrita sem acento. Não é legal que isso aconteça, uma vez que erros gramaticais podem afastar as pessoas;

4- O espaçamento entre o texto e a borda é muito pequeno, o que passa a impressão de uma arte nada profissional.

Elementos corrigidos

Para a alegria de todos, os elementos foram melhorados na imagem ao lado:

1- A fonte do texto facilita a leitura e as partes importantes estão em negrito para chamar atenção;

2- A imagem está na medida correta, o que dá foco ao texto. Por isso o copo está mais para a direita, dando espaço para que o texto apareça livremente;

3- Bom espaçamento entre o texto e a borda, dando um “respiro” para a imagem;

4- Botão para chamar atenção. É o famoso CTA (call to action, ou chamada para ação), que deve ser usado para dar um direcionamento ao usuário. Mesmo que não seja possível clicar no botão, ele chama atenção e mostra um caminho.

Segundo exemplo: férias na Disney

Vamos ao segundo exemplo. A imagem do lado esquerdo tem vários erros:

1- A proposta era criar uma imagem para os stories (retangular), mas o formato está errado, pois é de feed (quadrado);

2- A imagem está desfocada, perdendo muito a qualidade;

3- O texto é muito grande e difícil de ler, pois a fonte se mistura com a imagem.

Elementos corrigidos

A imagem ao lado, porém, está muito mais chamativa e profissional. Vamos aos elementos:

1- Está no formato correto para o stories (1080px X 1920px);

2- Como a imagem do fundo possui muitos elementos, para que o título aparecesse de forma clara, colocamos uma faixa cinza atrás, sem prejudicar o castelo, que é o atrativo;

3- O texto do título em branco contrasta com o cinza, facilitando a leitura;

4-  O botão de ação falso mostra o caminho que o usuário deve seguir. Ou seja, conferir a promoção no perfil.

Dica: Aplicativo Legend

Essa é uma super dica, ein. Então, continue lendo!

O Legend é um aplicativo gratuito que permite que você crie vídeos animados de um jeito muito fácil. Essa dica é importante, pois vai te ajudar a criar chamadas para venda de qualidade.

E segundo um estudo feito pelas empresas HubSpot e Mention, vídeos geram mais engajamento no Instagram. Então, vale a pena criar estratégias com esse formato de material.

Abaixo eu coloquei o exemplo de um vídeo que criei em 3 minutos no Legend. A imagem é do Pexels (banco de imagens gratuitas) e livre de direitos autorais.

Posts com conteúdo de dicas para as redes sociais

No conteúdo de 0 a 30 mil seguidores: como uma agência de viagens consegue vender com o Instagram, eu conversei com a Diana, proprietária da Mundo 4 Estações, que hoje já tem um Instagram com mais de 50 mil seguidores. E ela me contou como transformou essa plataforma em uma fonte de relacionamento com os possíveis clientes.

Uma das estratégias é justamente disponibilizar dicas de viagens, pois esse tipo de conteúdo é atrativo e relevante. Por isso, trouxe mais exemplos de publicações para comentar.

Primeiro exemplo: dicas de viagens de aventura

No primeiro exemplo, a imagem da esquerda não está passando a mensagem que queremos. Vamos aos detalhes:

1- A imagem é escura e sem vida. Se uma pessoa estiver rolando o feed do Instagram ou Facebook, ela provavelmente não vai dar atenção para a publicação.

2- Você entendeu do que se trata a imagem em segundos? Confesso que demorei um tempinho para perceber que é uma montanha russa, e nas redes sociais tudo acontece muito rapidamente. Então, quanto mais claro, melhor;

3- O texto ficou totalmente sem destaque.

No exemplo ao lado direito, com algumas alterações, a imagem ganhou vida. O ponto de melhoria principal foi buscar por uma boa paisagem. Você, agente de viagens, precisa aproveitar que o seu negócio permite postagens com paisagens maravilhosas. Essa é uma oportunidade de se destacar nas rede sociais, pois as pessoas amam viajar e saber sobre viagens!

No segundo exemplo, nós também vemos alguns erros básicos, mas que acontecem em publicações de agências.

1- A imagem da esquerda é muito “sem graça”. Parece que estou exagerando, mas muitas empresas realmente trabalham com fotos que não servem para as redes sociais.

2- O texto do título está ultrapassando a borda, o que não é nada profissional.

No lado direito, porém, a imagem está muito mais condizente com o texto. Além da disposição do título, que faz mais sentido.

Dica: pesquisar imagens no Pexels

Gravei um Gif para te mostrar como é fácil selecionar imagens em um banco de imagens gratuitas. Basta usar o campo de pesquisa para encontrar fotos maravilhosas.

Postagens para gerar interação e engajamento nas redes sociais

Vamos, então, ao último grupo de postagens. Para engajar os seus seguidores, gerar interação e até atrair novos públicos, eu trouxe abaixo algumas dicas.

1- Postagem para marcar um amigo

Essa técnica é interessante e pode funcionar muito bem para a audiência de uma agência de viagens. Sempre que publicar alguma coisa (seja conteúdo relacionado a venda ou não), peça para a pessoa marcar um amigo.

Por exemplo:

Tema da postagem: as melhores praias do Brasil.

“Marca o amigo que adora pegar um bronze na praia e chama ele pra viajar”.

Tem um outro tipo de publicação que está fazendo muito sucesso:

É uma brincadeira que gera interação e pode fazer com que a sua agência ganhe novos seguidores.

2- Perguntar o que a pessoa gosta

As pessoas querem contar sobre os seus gostos. Por isso, incentive essa prática para mostrar que você se importa com o que as pessoas gostam de fazer.

Faça perguntas como:

“Qual tipo de viagem você gosta de fazer?“

“Se você pudesse viajar para qualquer lugar hoje, para onde iria?”

“Você gosta de viajar sozinho ou acompanhado?”.

Conclusão

E para que você consiga criar essas imagens incríveis, separei um vídeo sobre o Canva, uma ferramenta de design gratuita. Confira agora como usar:

Espero que o conteúdo te ajude a arrasar nas redes sociais!

E se você tiver mais alguma dica legal para compartilhar, deixe nos comentários.



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