Subnicho: faça da sua agência de viagens uma especialista no mercado
Olá, agente! Neste artigo você vai entender as vantagens e como trabalhar um subnicho de mercado dentro do agenciamento de viagens!
Vamos lá!
O que são nicho e subnicho de mercado?
Para começar este conteúdo, vale definir o que é nicho e subnicho de mercado, pois assim será mais fácil de aplicar o conceito na sua agência.
- O nicho representa a parte de um determinado mercado.
- Já o subnicho está dentro dessa parte, de forma mais específica.
Ficou confuso? Vou usar a empresa Monde como exemplo para simplificar.
O mercado da Monde é o de tecnologia. Nós trabalhamos no nicho de sistema de gestão e o nosso subnicho é a venda exclusiva para agências de viagens emissivas.
A Monde poderia trabalhar com diversos mercados que precisam de um sistema para facilitar processos de trabalho. Comércios, pequenas empresas de outros ramos, enfim. Porém, o sistema nasceu dentro da agência de um dos diretores (a Sonho Real) para atender as necessidades específicas dessa empresa. Hoje ele resolve os problemas de milhares de agências no Brasil.
E para criar proximidade com o seu negócio, vou dar o exemplo de uma agência de viagens.
- O mercado é o de turismo.
- O nicho: agência de viagens emissiva.
- O subnicho: ecoturismo e turismo de aventura.
Bom, eu já defini os termos. Então, agora, vamos conhecer os principais motivos para se especializar e trabalhar com subnichos.
Mas por que eu devo trabalhar com subnicho?
1- O primeiro ponto do porquê você deve se especializar é: o generalista não faz nada muito bem feito
E essa é uma frase que a Amanda Borges, fundadora da agência Fly&co, disse em sua live com a Monde.
Desde que começou a empreender no mercado turístico, a Amanda percebeu que definir subnichos de atuação iria facilitar o seu trabalho.
Uma vez que, com essa definição, ela teria a oportunidade de focar seus estudos em um tema.
Isso quer dizer que não há necessidade de “abraçar o mundo”, visto que você pode e deve se aprimorar em uma área mais exclusiva.
2- Marketing mais direcionado
Os esforços de marketing podem ser direcionados para o local certo. Mas para que isso aconteça, a empresa precisa entender com qual perfil de consumidor quer trabalhar. Afinal, só assim é possível criar ações segmentadas e, portanto, mais efetivas.
Pensa comigo: qual das segmentações de perfil a seguir pode gerar mais resultado em um anúncio?
- Faixa etária: de 18 a 70 anos
- Localização: Brasil
- Interesse: viagens
Ou
- Faixa etária: de 18 a 35 anos
- Localização: Americana, Campinas, Sumaré, Hortolândia.
- Interesses: viagens nacionais, viagens de aventura, roteiro rodoviário.
Entenda que segmentar pode significar: atingir o público certo. Aumentar o número de novos negócios. E, com isso, diminuir a necessidade de investimento financeiro.
3- A taxa de conversão pode aumentar
Sua agência gera muitos orçamentos, mas não converte vendas? Uma das causas pode ser não posicionar o seu negócio em um subnicho. Isso porque esse posicionamento cria um filtro.
Ou seja, colocando em um ciclo para ficar bem simples:
–> A agência que é especialista em um perfil de viagem –> Consegue criar uma identidade de marca que mostra isso –> Dessa maneira, o consumidor realmente interessado entra em contato –> E conversando com o consumidor certo, as chances de fechar negócio aumentam!
4- Evita que a agência brigue por preço
Não ter um subnicho de atuação bem definido pode tornar a sua agência de viagens genérica, como eu já disse. E quando isso acontece o público consumidor começa a fazer comparações com os concorrentes do mercado. Afinal, você não tem uma especialidade para destacar.
Isso significa que o viajante não vai enxergar valor no que você oferece e, por isso, vai apelar para o preço.
Resumidamente, você pode e deve atender a todos que entram em contato. Porém, se posicione como especialista em algo, pois dessa forma você tem mais chances de atrair pessoas interessadas na sua especialidade.
Como definir com qual subnicho trabalhar
1- Faça uma pesquisa de mercado e entenda onde o público está
Não adianta escolher um nicho de atuação que não tem demanda, certo? Por isso, entre de cabeça nas pesquisas de mercado e entenda se existe procura para o perfil de viagem que você está pensando em trabalhar.
2- Entenda com qual tipo de público você tem afinidade em trabalhar
Para trabalhar com vontade e um sorriso no rosto, você precisa gostar do que faz. Não é verdade?
Portanto, a minha dica é que você escolha um foco de viagens que seja a sua cara. Algo que realmente te brilhe os olhos, já que assim todos os processos do dia a dia serão mais divertidos.
3- Converse com agências de viagens que já trabalham no subnicho há algum tempo
Se você é novo no mercado e quer começar a trabalhar com um foco específico, vale a pena conversar com colegas agentes. Posso afirmar que esses profissionais são extremamente atenciosos e vão adorar ajudar.
Então, entre em contato com quem tem experiência e descubra quais caminhos seguir.
Subnichos que agências de viagens clientes Monde trabalham
Para dar exemplos práticos de subnichos que podem ser trabalhados dentro do agenciamento de viagens, eu separei o trabalho de alguns clientes Monde para você.
Fly&Co Turismo
A segmentação de atendimento da Fly&Co é super interessante. As divisões são tão bem estruturadas e explicadas nos canais online (site e redes sociais) que o consumidor entra em contato sabendo qual perfil de atendimento ele quer. Isso facilita muito o trabalho do agente e agiliza a venda.
Dá uma olhada nos segmentos que a agência desenvolveu:
Luxury
É o segmento especializado em roteiros altamente sofisticados. Uma curadoria avançada de Hotéis, Resorts e Hotéis Boutique no Brasil e no Mundo para atender a clientes mais exigentes.
Discover Brasil
Roteiros de luxo dentro do Brasil. Esse subnicho tem sido bem trabalhado na retomada do turismo, mostrando aos turistas que o nosso país tem muito a oferecer.
Groups
Os grupos exclusivos FLY&co têm suporte e acompanhamento desde o Brasil pela sócia fundadora da empresa, Amanda Borges. Isso os torna ainda mais especiais. Cada detalhe do roteiro é escolhido com carinho e as experiências dessas viagens não são menos que inesquecíveis!
Extreme
Segmento da agência especializado em roteiros exóticos e de muita adrenalina. De vulcões ativos a expedições de surf, a agência está pronta para atender à demanda dos turistas com agilidade e conhecimento.
Fácil
Fly&Co Fácil atende os viajantes que querem comprar com praticidade. Dessa forma, o cliente pode comprar online e ter o suporte do agente de viagens em momentos de dúvida e imprevistos.
Mug Viagens
As meninas da Mug Viagens trabalham com foco em destinos relacionados a vinho. Vamos concordar que essa combinação é maravilhosa!
E com esse posicionamento bem definido, elas conseguem criar uma identidade incrível para o Instagram da empresa. Olha só:
Acredite, é muito mais fácil produzir dicas de qualidade para o meio online tendo um foco. Assim, as redes sociais não ficam cheias de promoções e descontos, mas de conteúdo sobre o tema que é do interesse da agência!
Além disso, quem também gosta de vinho e viagens vai saber qual agência acompanhar!
Safári Dourado
Essa agência tem como foco o ecoturismo e o turismo de aventura. E a mesma vantagem que eu já citei se repete aqui: facilidade em produzir conteúdo nichado e de qualidade.
Conclusão
Viu como é possível se posicionar e ser um especialista? Sua agência de viagens pode se destacar, acredite.
Se você já trabalha com um subnicho, deixe nos comentários para a gente saber qual é. Mande também suas dúvidas e sugestões de conteúdo!
2 Comentários
Aqui no meu Estado não existe nenhuma agência com Nicho voltado para viagens para quem não tem companhia para viajar.
Então, tenho pensado e lido muito sobre o assunto. Fiz uma pesquisa no meu Instagram 67% das pessoas já deixaram de viajar por falta de companhia. Não sei se é um mercado bom de explorar, mas tenho pensado seriamente
Pode ser uma excelente ideia, Chris. Tente focar a identidade do seu negócio nesse público para atrair o cliente ideal!