Passo a passo para impulsionar publicações nas redes sociais

impulsionar publicação no facebook

Você sabe como melhorar o engajamento da sua agência de viagens nas redes sociais? Já investiu para impulsionar uma publicação?

Trouxe um dado muito interessante para começarmos a falar sobre como impulsionar uma publicação no Facebook.  

Segundo uma pesquisa realizada pelo Facebook Investors Meeting, a rede social já tem uma média de 1,523 bilhões de usuários ativos diariamente (a quantidade mensal passou dos 2 bilhões).  

É muita gente conectada e sua agência pode ganhar uma visibilidade incrível no meio online.

Porém, como nem tudo são flores, eu falei em outro blog post sobre alcance orgânico (que acontece sem investir em anúncios pagos) e expliquei como ele tem atingido um número cada vez menor de fãs. Você pode ler o conteúdo clicando aqui.

Como resultado dessa queda de alcance, as empresas estão impulsionando publicações para chegar a novos públicos.

Se você nunca criou um anúncio para as redes sociais, fique tranquilo, pois neste conteúdo irei falar sobre:

  • Vale a pena impulsionar publicações no Facebook?
  • Como impulsionar uma publicação;
  • Escolhendo o objetivo do impulsionamento;
  • Escolhendo o botão de ação;
  • Segmentando seu público;
  • Orçamento e duração.
  • Gerenciador de Anúncios: como utilizar 

Boa leitura!

Vale a pena impulsionar publicações nas redes sociais?

Como eu já disse anteriormente, o Facebook e o Instagram apresentavam as publicações para muitas pessoas de forma orgânica, ou seja, sem investimento financeiro. Mas com o tempo, o alcance pago foi ganhando cada vez mais prioridade.

Com isso, o que acontece é o seguinte: se você tem uma base de fãs de 20 mil pessoas, o Facebook (ou Instagram) vai apresentar suas publicações, organicamente, apenas para 2% desse público (há quem diga que essa porcentagem é até menor).

E os anúncios patrocinados são criados para fazer com que as empresas alcancem mais pessoas!

Antes de impulsionar…

Primeiro é importante ressaltar que para esses posts patrocinados é essencial ter uma legenda bem simples e objetiva, uma imagem de qualidade e um título bem chamativo.

Trouxe dois exemplos:

impulsionar publicação no Facebook: veja como fazer passo a passo
impulsionar publicação no Facebook: veja como fazer passo a passo

E falando sobre a importância de boas imagens, assista ao vídeo: como criar posts de qualidade sem gastar nada. Nele você vai conhecer o Canva, uma ferramenta de design gráfico gratuita!

Impulsionando uma publicação de dentro da fanpage: passo a passo

1- O primeiro passo é entrar na fanpage da sua agência e analisar qual publicação faz sentido ser patrocinada.

Exemplos de publicações que você pode patrocinar:

  • Um blog post da sua agência. Se você tem um blog e quer fazer com que mais pessoas acompanhem os conteúdos, faz sentido divulgar os artigos nas redes sociais e patrociná-los; 
  • Uma publicação que tem a chamada de venda de algum destino. Se o objetivo é levar as pessoas para o site da agência para que elas conheçam seus serviços;
  • Também é muito interessante patrocinar publicações que geram autoridade. Se a sua marca foi mencionada por outra empresa, às vezes por conta de uma estratégia bem pensada ou de um bom conteúdo, use a menção a seu favor e gere autoridade.

2 – Com a publicação escolhida, basta clicar no botão “impulsionar publicação”. Lembrando que você precisa estar logado no perfil business da sua agência para que ele apareça.

impulsionar publicação no Facebook

Escolhendo o objetivo do impulsionamento:

Em seguida, vamos escolher o objetivo do impulsionamento. Você terá 3 opções:

1- Envio de pessoas para o seu site: opção que faz sentido se você estiver impulsionando uma publicação promocional e quer que mais pessoas cheguem até a página do seu site que oferece as promoções.

2- Faça com que mais pessoas reajam, comentem e compartilhem: faz sentido se sua intenção é criar um engajamento maior do público com a publicação.

3- Conecte-se e converse com potenciais clientes: com essa opção o Facebook vai apresentar o seu anúncio para pessoas que têm maior probabilidade de enviar uma mensagem para o inbox da fanpage.

Escolhendo o botão de ação

A escolha do botão é muito importante, pois é ele que irá indicar ao seu usuário a ação que você quer que ele tome.

Além disso, é importante escolher um botão que faça sentido com o objetivo definido anteriormente.

Por exemplo, se você estiver impulsionando uma publicação promocional, faz sentido o botão “comprar agora”.

Se estiver impulsionando um blog post, faz sentido o “saiba mais”, e assim por diante.

impulsionar publicação no Facebook: veja como fazer passo a passo

Segmentando o seu público

Bom, agora é hora de segmentar seu público para fazer com que a sua publicação apareça para as pessoas certas.

O Facebook deixa 3 opções pré estabelecidas: “pessoas que curtiram sua página”, “pessoas que curtiram sua página e amigos delas” e “pessoas na sua área local”.

Para quem nunca anunciou, o recomendado é a segunda alternativa, pois assim é possível atingir novos usuários e crescer a base de fãs.  

Mas, se você quiser atingir um público personalizado e específico, vou ensinar como criar uma segmentação que ficará salva para os próximos impulsionamentos.

1- Clique em “criar novo público”.

impulsionar publicação no Facebook: veja como fazer passo a passo

Gênero e idade

A primeira pergunta que você precisa responder é: com quem sua agência quer se comunicar? É importante pensar nisso para definir o gênero e a idade do público dessa segmentação.

impulsionar publicação no Facebook: veja como fazer passo a passo

Localização

Aqui você pode colocar a cidade onde sua agência está localizada, mas também pode incluir as cidades que quer atingir. Se o seu perfil de vendas é mais online (por WhatsApp, Instagram, Facebook, e-mail), vale a pena selecionar a região para que o anúncio tenha um alcance maior.

impulsionar publicação no Facebook: veja como fazer passo a passo

Direcionamento detalhado

Neste ponto é essencial que você saiba unir os interesses da sua agência de viagens com os usuários disponíveis no Facebook.

Ou seja, você irá descrever as principais características que espera que o seu público tenha.

Quanto mais informações você tiver sobre o perfil dos seus consumidores, maiores são as chances do anúncio atingir quem realmente interessa.

Mas cuidado, o Facebook te dará diversas sugestões de segmentação.

Não seja muito abrangente, mas também não seja extremamente específico, pois isso pode prejudicar o seu alcance.

impulsionar publicação no Facebook: veja como fazer passo a passo

Obs: mantendo o botão “posicionamentos automáticos” ativado, seu anúncio será veiculado nos canais que têm maior chance de resultado. 

impulsionar publicação no Facebook: veja como fazer passo a passo

Orçamento e duração

Neste campo você irá escolher o valor que quer investir e por quanto tempo quer ter a publicação patrocinada.

O recomendado é que você invista um valor de, pelo menos, 10 reais por dia para ter resultado.

Preenchendo o campo de “orçamento total” e colocando a duração do anúncio, o Facebook irá trazer uma estimativa de quantas pessoas podem ser alcançadas com o valor investido.

Lembrando que o alcance representa a entrega da publicação para o público, ou seja, ele aparecerá no feed das pessoas, mas isso não significa que elas irão interagir.

impulsionar publicação no Facebook: veja como fazer passo a passo

A dica que eu dou é começar com um investimento mais baixo, analisar os resultados do anúncio, ver se ele está atingindo o público que você segmentou e ir aumentando o orçamento pouco a pouco.

Pode ser que você perceba que precisa mudar a segmentação de público, o botão de ação… Enfim, é preciso testar!

Preenchendo os dados de cartão

Se for a sua primeira vez criando anúncios, o Facebook pedirá para que você inclua o número do seu CPF ou do CNPJ da empresa, o CEP e endereço e, por fim, os dados do cartão de crédito.

Terminando de preencher, clique em “Continuar” e em “Impulsionar”.

A publicação não entrará no ar imediatamente, pois passará por um processo de aprovação. Você receberá uma notificação quando tudo estiver pronto. 

O tempo de aprovação pode variar. Alguns anúncios são aprovados rapidamente, outros demoram um pouco mais. 

Gerenciador de Anúncios: como utilizar

Anunciando através do Gerenciador de Anúncios, você poderá escolher o posicionamento da sua publicação, ou seja, onde quer disponibilizá-la.

De dentro da fanpge isso é possível, mas você só terá a opção de impulsionar a publicação também no Instagram.

No Gerenciador de Anúncios as opções são diversas: Instagram (feed e stories), Marketplace, vídeo sugerido do Facebook, coluna da direita do Facebook, caixa de Entrada do Messenger, mensagens patrocinadas no Messenger, entre outros formatos.

Vou mostrar agora como acessar essa ferramenta e criar o seu anúncio. É muito simples e só leva alguns minutinhos!

Como acessar o Gerenciador?

Existem dois caminhos: pelo Facebook ou direto pelo link.

Pelo Facebook: basta entrar no seu perfil e clicar na seta que fica no canto direito da tela. Em “Gerenciador de negócios”, escolha a página da sua agência.

como impulsionar suas publicações no Facebook

A segunda maneira é acessando o link direto. Clique aqui para entrar!

Pronto, acessamos o Gerenciador. Agora, para que você consiga criar anúncios para o Instagram, é necessário habilitar a conta. Veja como abaixo:

Habilitando sua conta do Instagram no Gerenciador

Acesse as configurações no Gerenciador. Procure por um botão como o da imagem abaixo:

Uma página com diversas informações divididas por blocos irá aparecer. No bloco “Contas”, clique em “Contas do Instagram”.

Basta colocar o usuário e senha do Instagram que deseja habilitar e clicar em “Avançar”.

Criando um anúncio

Para criar um anúncio, clique nas barrinhas que ficam no canto esquerdo da tela e em “Gerenciador de Anúncios”. Depois clique em “+ Criar” para começar.

Agora você vai escolher o objetivo do seu anúncio, de acordo com o resultado que espera ter com ele.

O que os objetivos significam:

Reconhecimento

Reconhecimento da marca e alcance: é um objetivo utilizado para propagar sua marca, ou seja, fazer com que ela seja reconhecida por mais pessoas. Isso significa que um grande público será atingido pelo anúncio, mas ele não irá, necessariamente tomar alguma ação, como clicar no botão ou pedir um orçamento.

Consideração

Tráfego: a melhor opção para quem quer atrair mais pessoas para páginas externas da agência, como o site e blog.

Envolvimento: opção para que as pessoas interajam mais com a publicação, curtindo, comentando e compartilhando.

Instalações do aplicativo: se você tem um aplicativo (disponível para Android e/ou IOS), esse é o melhor objetivo para fazer com que as pessoas baixem.

Visualizações do vídeo: se você quer promover um conteúdo em vídeo, essa é a melhor opção.

Geração de cadastros: objetivo ideal para empresas que trabalham com geração de leads, ou seja, de potenciais clientes. Com esse objetivo é possível gerar mais e-mails de pessoas interessadas no que você oferece.

Mensagens: objetivo para fazer com que pessoas enviem mensagens através do Messenger ou WhatsApp.

Conversão

Conversões: objetivo que faz com que mais pessoas tomem uma ação na publicação.

Vendas do catálogo: apresentação de produtos em um “catálogo” para que o usuário seja direcionado do anúncio para a página de compra.

Visitas ao estabelecimento: fazer com que pessoas visitem sua loja física.

Você deve escolher um desses objetivos de acordo com o resultado que espera ter com o anúncio.

Posicionamentos

Nessa parte da criação, você irá definir em quais plataformas quer disponibilizar seu anúncio. Se você optar por deixar “posicionamentos automáticos” ativado, o Gerenciador irá escolher os melhores canais de veiculação. Caso queira editar, clique em “Editar posicionamentos”.

Com isso, você terá muitas escolhas de plataformas:

 

Dentro do Gerenciador é possível ver uma prévia de como o anúncio irá aparecer para o público em cada opção de posicionamento.

como impulsionar suas publicações no Facebook

Conclusão

E aí, está preparado para impulsionar suas publicações?

Para deixar tudo ainda mais claro, trouxe um vídeo aula sobre impulsionamento no Facebook. Você pode assistir abaixo:

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