Como melhorar taxa de conversão de vendas otimizando seus Orçamentos
Como você envia o orçamento da viagem ao consumidor?
2021 chegou e a gente sempre começa o ano pensando em melhorias, não é mesmo? É justamente nessa época que todo mundo inicia a tradição de fazer promessas para mudar a vida pessoal e profissional. E claro, nem tudo a gente consegue cumprir (a academia está lá me esperando desde 2014, rs).
Não posso garantir que vou ser fit em 2021, mas posso te ajudar a colocar em prática uma ação de melhoria real para a sua agência de viagens. O que você acha?
Neste artigo eu vou falar sobre o novo recurso do sistema Monde: o “orçamentos”. Fica comigo para entender como essa modalidade pode te ajudar a se diferenciar da concorrência e transformar o consumidor em cliente.
O agente de viagens vende experiências
O processo de venda de viagens nem sempre é rápido e fácil, não é mesmo? Como estamos falando de um produto de alto valor, é natural que a complexidade da venda seja um pouco maior. Isso se compararmos com produtos de ticket médio mais baixo (como roupas, sapatos, etc).
Mas antes de começar o tema principal deste material, tem um ponto que eu preciso alinhar com você, agente: você acredita que o seu trabalho é vender experiências?
A minha resposta para essa pergunta é SIM. Eu acredito que agentes de viagens vendem experiências. Porém, elas não começam apenas no momento em que o passageiro chega ao destino escolhido. Nada disso!
A experiência passa por várias etapas que constroem esse sentimento gostoso que é viajar.
Pensa comigo: se analisarmos estudos, como o realizado pela Opinion Box, os consumidores começam a planejar suas viagens com antecedência. (62% dos entrevistados afirmaram iniciar o planejamento meses antes da data da viagem).
Afinal, o viajante precisa pensar em muitas coisas, por exemplo:
- A organização financeira;
- É preciso tentar conciliar o período de férias da família;
- Escolher o destino;
- Pesquisar por agências bem avaliadas no mercado;
- Iniciar as cotações com essas agências e tirar dúvidas.
E você sabia que só de planejar uma viagem nós ficamos mais felizes? E isso não sou eu que estou dizendo, pois uma pesquisa publicada no Journal of Hospitality and Tourism Management mostrou que a “pré-viagem”, ou seja, todos os preparativos, influenciam no humor causando uma sensação de felicidade.
Percebeu como todos esses passos fazem parte da experiência de comprar uma viagem? É isso, agente!
Mas por que eu estou falando sobre isso?
Bom, eu trouxe um tema importante para este conteúdo: a experiência do usuário com os orçamentos encaminhados pela sua agência.
Imagina só, o consumidor já passou por todo o processo de pensar nas férias. Escolher o destino. Pesquisar agências e entrar em contato com a sua. Até aí, tudo ótimo! Mais uma oportunidade de venda.
Porém, na hora de enviar o orçamento com as informações mais detalhadas do serviço, você envia uma mensagem por WhatsApp. Ou, ainda, um PDF com letras tão pequenas que a pessoa precisa se esforçar muito para enxergar.
O viajante fica assim:
O hábito de enviar um orçamento não responsivo, ou seja, que não se adapta aos diferentes dispositivos, é comum (infelizmente). No entanto, isso pode afetar a taxa de conversão das suas vendas.
Sabe por quê? Porque o consumidor de hoje procura agilidade. Quando ele vai em busca de uma agência de viagens, a intenção é receber informações claras e seguras.
Mas para que você sinta a diferença no quesito experiência do usuário e entenda do que estou falando, vou dar dois exemplos de formatos de orçamento.
Orçamento 1: enviado em PDF
O orçamento em PDF pode não ser a maneira mais prática de encaminhar informações, pois o turista terá dificuldade em ler caso acesse pelo celular, por exemplo.
Além disso, alterações em PDF são complicadas, já que para isso é preciso converter o documento em uma versão editável e depois salvar como PDF novamente.
Olha como é difícil entender as informações. É preciso dar zoom o tempo todo, o que atrapalha a experiência do possível cliente.
Orçamento 2: através do recurso de Orçamentos do sistema Monde
Agora sim! Olha que orçamento mais lindo. Mesmo com um grande número de informações, elas estão organizadas.
As diferenças são muitas:
1- Clareza
A divisão em tópicos, tamanho da fonte nos títulos, cores diferentes e negrito permitem que a leitura seja realizada com facilidade. Só de bater o olho já é possível captar as informações principais.
2- Experiência do usuário
Ponto importantíssimo para converter vendas. Esse orçamento é enviado através de um link que pode ser acessado de qualquer dispositivo. Se o seu cliente estiver fora de casa com o celular na mão, ele vai clicar no link e acessar as informações. Se ele quiser ver em um computador, tudo bem, o formato irá se adaptar. Isso é pensar em oferecer comodidade para o consumidor que buscou a sua agência.
3- Personalização
Personalizar o orçamento para que ele fique com a “carinha” da sua agência também é um ganho importante. Afinal, isso ajuda a mostrar ao consumidor a identidade visual da sua empresa.
Então, aproveite a facilidade que é personalizar o recurso do Monde. Coloque o logo da agência, as cores e redes sociais com link para o viajante acessar com um clique.
E fazer essas configurações é super fácil. Olha só:
4- Praticidade para o agente
É muito comum que o agente precise fazer alterações no orçamento e enviá-lo novamente ao cliente, certo?
Mas esse processo pode tomar muito tempo. Isso porque o agente vai precisar reescrever, reorganizar as informações e salvar novamente o arquivo em PDF ou doc.
Agora, com o recurso de Orçamentos do Monde, você consegue editar todas as informações no sistema e atualizar o link que você já enviou para o cliente, sem precisar gerar um novo.
Conclusão
Agente, você pode fazer a diferença nos detalhes. Lembre-se que você vende uma experiência que pode ser positiva em todos os pontos de contato do consumidor com a empresa.
Busque inovar. Entenda que essa mudança no envio do orçamento pode ser o ponto-chave para que o viajante escolha comprar da sua agência!
Quer entender mais sobre o recurso de orçamentos do Monde? Assista ao vídeo abaixo:
Deixe um comentário