O guia para aprender a posicionar sua agência nas redes sociais
Agente, o tema de hoje está MUITO em alta, já que vender usando as redes sociais se tornou o objetivo de muitas empresas. Pensando nisso, eu quero falar sobre um conceito que vai te ajudar a alcançar essa meta: posicionamento transparente!
Então, se você quer aprender sobre isso, continue lendo e vamos descobrir juntos como a sua marca pode ser bem-vista no meio online.
Antes de mais nada: o que é esse tal de posicionamento transparente?
O posicionamento da sua marca é fundamental para a percepção que o cliente tem sobre ela. Em outras palavras, é a forma como você deseja que a sua marca seja vista e reconhecida pelo público.
Para ilustrar essa ideia, vou fazer uma pergunta: como você quer que a sua agência de viagens seja vista pelos usuários online?
Eu aposto que você NÃO quer ser visto como a agência número 1. Afinal, você quer ter o seu trabalho valorizado e respeitado, não é mesmo?
Mas para atingir esse objetivo, é fundamental aprender a se posicionar de forma eficaz.
Lembre-se de que o conteúdo que você oferece ao público determina o tipo de cliente que será atraído para a sua empresa.
Portanto, certifique-se de que o seu conteúdo seja claro, atraente e transmita os valores da sua marca de maneira consistente e coerente.
Falha de posicionamento é um erro grave nas agências de viagens
Dentro do turismo não é incomum escutar agentes de viagens reclamando da falta de recorrência e variedade das vendas.
Aquela história de:
“Eu ofereço o serviço de roteiros personalizados há mais de um ano, mas ainda não estou conseguindo rentabilizar esse produto. As pessoas só buscam minha agência para viagens nacionais, emissão de bilhete e hospedagem”.
Isso já aconteceu com você? Se sim, por que será que os viajantes não procuram a sua agência para outros serviços?
Uma das razões pode ser uma falha no posicionamento.
Isso porque um posicionamento falho pode fazer com que a sua marca chame atenção de um público que não enxerga valor.
E como esse não é o resultado que queremos, vamos seguir com o conteúdo e aprender como promover a sua agência para o mundo.
O que você precisa entender para se posicionar no meio online
Um dos mandamentos mais importantes do marketing digital é: público certo!
Isto é, todas as suas estratégias têm que ser pensadas para alcançar um público que se conecta com a sua entrega.
Mas como? Primeiro você precisa saber quem são essas pessoas, ou seja, identificar quem você quer como cliente da sua agência de viagens.
Para isso, vale pensar nos conceitos de persona e cliente ideal.
E esses são assuntos que eu não vou conseguir tratar com profundidade aqui. Porém, vou resumir os termos e deixar conteúdos complementares para você, ok?
→ Persona: personagem com características detalhadas, incluindo desejos e expectativas.
→ Cliente ideal: o perfil de cliente com o qual a agência tem mais facilidade em fazer negócio.
Exemplos:
Quer aprender mais? Então leia os materiais abaixo.
[Blog post] Saiba como definir o cliente ideal da sua agência de viagens
[Blog post] Como criar personas para a sua agência de viagens
Agora, saindo um pouco do universo de viagens, vou dar um exemplo de posicionamento de marca usando outro mercado.
Veja a imagem abaixo e me diga: você consegue visualizar como o posicionamento desses dois restaurantes é diferente?
Olha só, apesar de haver uma clara diferença nos serviços, um não anula o outro. Na verdade, não existe certo ou errado, apenas direcionamentos que atendem às necessidades específicas do dia a dia.
Agora que a gente está mais alinhado no tema, vamos ver uma dicas práticas!
Dicas práticas para se posicionar de forma transparente
1° Poste de forma estratégica
Se posicionar é marcar a mente do público. Isto é, pensar de que maneira você quer que os viajantes se lembrem da sua agência.
Infelizmente, existem muitos donos de agência que acham que não precisam pensar em posicionamento e marketing digital.
Muitos falam que a agência é pequena e não trabalha com serviços de luxo, apenas com o “básico”.
Só que, na realidade, não importa o tamanho nem o nicho de atuação, toda empresa precisa pensar em se posicionar.
Por isso, toda postagem precisa de estratégia.
Não existe receita de bolo para postagens, porém, existe método e teste.
Sendo assim, eu não posso afirmar o que vai funcionar para o seu negócio, mas eu posso te dizer que um dos pontos mais importantes é pensar em como a sua postagem pode resolver os problemas x,y e z dos seus seguidores.
Algo como o post abaixo. A agência Mundo4e identificou que o tema “visto americano” causa dúvidas. Com isso em mente, eles criaram um carrossel super relevante.
2° Pergunte com intencionalidade
Uma pergunta que você pode usar como direcionamento para quase tudo na sua empresa é: o que eu preciso saber sobre o meu cliente?
Afinal, não dá para descobrir e entender nada se você não sabe nem o que perguntar. Então, o ponto de partida é olhar para dentro e chegar às dúvidas sobre o seu público.
- Qual o destino do sonho do seu público?
- Qual a maior dificuldade no planejamento da viagem?
- Quais os maiores perrengues de viagem desse público?
Tenha uma intenção clara, pois isso vai te ajudar em tudo no posicionamento. Você vai postar, se comunicar e ser visto como uma empresa que tem propósito.
Sugestões para ter um perfil mais bem posicionado no Instagram
Para facilitar a identificação do que a sua empresa oferece em termos de serviços, eu vou dar algumas dicas do que apresentar no perfil da marca.
1- Crie “stories destacados” com os serviços que a sua agência oferece
Faça um texto objetivo, uma boa arte e divulgue o link que leva para o seu site com maiores informações.
Exemplo:
2- Analise se a bio do seu Instagram responde as perguntas: o que esse perfil oferece e por que devo seguir?
Para chegar a um bom texto de bio, você pode seguir algumas regrinhas.
- Identifique o que a sua agência faz (atividade, especialidade, diferencial);
- Informe a localização da sua agência;
- Tenha uma chamada para ação.
3- Use o recurso de publicações fixadas no topo do perfil
A minha sugestão é que você escolha três posts que refletem o que você faz e o que entrega.
Depois de selecionar, deixe isso fixado para ser uma das primeiras coisas que as pessoas vão ver no seu Instagram.
Você precisa se conectar para vender
E você só vai se conectar quando aprender sobre o SEU cliente.
Antes de ir embora, eu gostaria de deixar essa mensagem para você.
Eu sei que normalmente as agências seguem o padrão de venda passiva. Ou seja, postam imagens promocionais nas redes sociais e esperam os clientes aparecerem.
A minha dúvida é: isso está funcionando?
Agente, o jogo mudou e não tem mais como voltar para o que era o agenciamento de viagens há 20 anos.
Com isso eu quero dizer que é extremamente importante entender como flexibilizar e simplificar a vida do consumidor.
“Nossa, mas o cliente é muito mimado”. Ele é mesmo.
O seu papel, então, é compreender qual tipo de “mimo” o seu cliente espera. Em outras palavras:
- Como é a experiência que ele quer ter?
- Quanto ele quer se esforçar para comprar?
- Quais características de comprador ele apresenta?
Tenha tudo isso em mente e trabalhe pensando sempre no seu cliente!
Conclusão: posicionamento é estratégia!
Chegamos ao final do conteúdo e aqui falamos sobre estratégia no meio online.
O posicionamento transparente é fundamental para alcançar o sucesso na venda de serviços e produtos nas redes sociais. É necessário saber quem é o seu público-alvo, criar personas e identificar o cliente ideal para a sua marca.
Além disso, é preciso se conectar com o cliente e compreender suas necessidades para oferecer uma experiência satisfatória de compra.
Por fim, seguir essas dicas práticas de posicionamento de marca vai ajudar a sua agência de viagens a se destacar e a conquistar um público que valoriza a sua entrega.
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