Marketing de conteúdo do zero: como colocar uma estratégia para rodar
Olá, agente. Hoje o nosso papo é sobre marketing de conteúdo porque eu sei que todo mundo gosta desse tema!
Você entende que para vender é preciso chamar a atenção de forma positiva, certo? E é um fato que praticamente todos os públicos se cruzam no meio online.
Por isso, eu quero te ajudar a conversar com os seus potenciais clientes de uma forma relevante.
Vamos diferenciar a sua agência de viagens na internet?
SIMM! Só se for agora.
Por que trabalhar o marketing de conteúdo na sua agência de viagens?
Para começar, eu quero que você entenda a importância do conteúdo para o seu negócio e queira trabalhar essa estratégia, ok? Então vamos conhecer os benefícios.
1ª vantagem: as pessoas estão mais propensas a comprar de marcas que lhes são familiares.
Mas para ser familiar você precisa estar presente no meio online com vários formatos de conteúdo. Também é essencial aparecer em todas as etapas da jornada de compra.
Isso porque as pessoas estão cada vez mais conectadas. E você sabia que pesquisar sobre viagens no Google é quase um ritual dos viajantes? Segundo estudo da Mind Miners, 92% das pessoas pesquisam sobre destinos no meio online.
O agente é uma fonte confiável de informações e, como vimos na pesquisa, o público gosta de entender mais sobre um destino antes de decidir se vai comprar.
Sendo assim, se as pessoas estiverem mais familiarizadas com a sua marca, as chances delas sentirem segurança e fecharem negócio são maiores.
E claro, você precisa anunciar e ter um site rápido, responsivo e organizado. No entanto, eu posso afirmar que isso não é o suficiente.
Além do site, você precisa transformar a sua experiência em materiais interessantes.
2ª vantagem: produzindo conteúdo de qualidade você aumenta as interações das pessoas com a sua marca e gera engajamento.
O conteúdo é uma forma de estar presente em todas as etapas da jornada de compra sem ser invasivo. (Ou chato, sendo mais direta).
A jornada de compra tem 6 etapas. Você precisa estar presente em todas elas!
E olha, vou falar uma coisa séria aqui:
- Se você postar APENAS promoções (sem agregar nada para o viajante), sua agência pode ser totalmente ignorada ou, ainda, nem aparecer para os seguidores.
Produzir conteúdo é o caminho para criar novos pontos de contato com o consumidor do meio online de um jeito INTERESSANTE.
Clique aqui para acessar um checklist com dicas de temas para cada etapa da jornada de compra
3ª vantagem: conteúdo quebra objeções, facilita a venda e educa o mercado.
As agências precisam educar o mercado para entender que a experiência é mais importante do que o preço cobrado. Certo?
E como fazer isso? Quando um consumidor é educado através de um conteúdo produzido pela sua agência, ele começa a entender o valor do seu trabalho.
Não é apenas emitir bilhetes. É conhecer o destino e oferecer conteúdo sobre isso! Tudo pensando em ajudar.
O bom conteúdo pode, então, facilitar o processo de venda, criando um ambiente de desejo e segurança por parte do público.
Leia um blog post sobre as principais objeções de venda.
4ª vantagem: conteúdo é pai da autoridade.
Quanto mais você fala sobre um tema específico, maiores as chances da sua marca se tornar autoridade no assunto.
Por exemplo, a Foco Turismo, agência do idealizador do programa Papo de Agente, criou um posicionamento claro: a agência é autoridade em viagens para o nordeste!
Além de mostrar autoridade em um tema, o Instagram da Foco Turismo cria um tipo de filtro. Isso acontece porque a linguagem é clara, o que atrai pessoas interessadas em comprar e afasta (quase imediatamente) quem não tem esse perfil de interesse.
Olha como a rede social está toda alinhada.
A bio:
O Reels:
Tem como NÃO entender o que essa empresa faz? Portanto, é esse tipo de conteúdo que a sua agência precisa trabalhar.
Estratégias para começar a realizar marketing de conteúdo de verdade
Partindo para a parte prática: o que você precisa fazer, logo de cara, para criar uma boa estratégia de conteúdo?
1- Criar a sua persona.
Acho que já falei sobre isso 100x, mas vou falar de novo!
A persona é um personagem criado para definir características do público que estamos buscando alcançar.
Sendo assim, criar essa persona exige que você entenda com quem o seu negócio quer dialogar. Isso vai ser importante para criar conteúdos que tenham propósito.
Quando eu comecei a trabalhar como analista de conteúdo na Monde, uma das primeiras coisas que fiz foi, justamente, criar personas.
Na imagem você pode ver algumas das informações do meu personagem “gestor”.
Agora é com você!
Pense nos personagens envolvidos na sua negociação de viagens. Quais experiências eles querem viver? Quais medos têm? Enfim!
Vou deixar um conteúdo aqui que vai te ajudar com tudo isso
2- Atuar em subnicho
Escolher um foco de atuação é recomendado quando falamos de marketing de conteúdo!
Esse fator é importante do ponto de vista de gerar valor para a audiência. Pois trabalhar de forma generalista é um método que não atrai públicos engajados.
Tendo um foco é possível criar estratégias mais aprofundadas.
É o que eu sempre digo: você precisa se comunicar com PROPÓSITO. Com um direcionamento definido (de verdade) isso será mais fácil.
Entenda sobre focos de atuação acessando:
Subnicho: faça da sua agência de viagens uma especialista no mercado
Saiba como AUMENTAR AS VENDAS da agência com Subnichos
Marketing de conteúdo e Inbound Marketing
Até aqui você já entendeu que o marketing de conteúdo é:
→ Uma estratégia que visa criar conexão com o público através de materiais que sejam relevantes.
Mas existe um outro termo importante que faz parte desse universo digital, o Inbound Marketing. Você sabe o que isso significa? Vou explicar agora!
O inbound marketing é um complemento do marketing de conteúdo, pois ele engloba estratégias de conversão.
O ciclo do Inbound é o seguinte:
- Quando o potencial cliente encontra a sua agência no Google/redes sociais, ele é apenas um visitante nessas plataformas.
- Para que a sua agência tenha chances de vender para esse visitante um dia, você precisa convertê-lo em um lead.
- O visitante se torna um lead quando ele, voluntariamente, te entrega informações que poderão ser utilizadas em campanhas de marketing. E-mail, nome, telefone e etc.
E como fazer com que a pessoa queira compartilhar informações com você?
Essa conversão ocorre através de um material rico. Ou seja, um conteúdo que pode ter qualquer formato (ebook, vídeo, live, podcast) e que seja informativo.
Então, vamos imaginar que a sua agência criou um ebook com o título “Conheça os 5 países mais visitados por brasileiros e quanto custa viajar para cada um”.
Para conseguir leads, esse ebook precisa ter um formulário. Dessa forma, a pessoa que quer ter acesso ao material precisará deixar alguns dados com você.
Funciona como uma troca: você oferece algo que o público tem interesse em consumir, e esse público te fornece dados. (Tudo muito claro e com consentimento).
A partir do momento que você conseguiu as informações sobre o seu potencial cliente, é possível entender o comportamento que ele executa dentro do seu site e blog. Isto é, quais conteúdos ele acessa, os e-mails que recebe e abre. Enfim!
Esse acompanhamento pode ser feito com o auxílio de ferramentas, como o Google Analytics e o RD Station.
Resumidamente, o que você precisa fazer é alinhar as estratégias de marketing de conteúdo e Inbound Marketing. Afinal, com uma você vai criar o material de valor para atrair pessoas e com a outra você vai converter.
Vale lembrar que essas ações geram resultados a longo prazo.
Isso quer dizer que você não vai perceber um aumento nas vendas em 3 dias. Mas eu te garanto que terá resultados significativos e duradouros com um pouco mais de tempo.
Ferramentas que auxiliam o marketing de conteúdo
Para fecharmos o blog post com chave de outro, eu separei algumas ferramentas que são importantes para criar conteúdos de valor.
A primeira é o WordPress.
Essa ferramenta é excelente para criar materiais que serão “bem vistos” pelo Google.
Nós sabemos que se preocupar com a qualidade do que está escrito é o mais importante. Ou seja, você precisa entregar relevância, como eu já disse.
Mas existem algumas regras que servem para o Google entender quais materiais devem ficar no topo dos resultados de pesquisa.
Fiz um Gif pesquisando por “como vender mais viagens”. Como você pode ver, depois dos anúncios, o blog da Monde está na segunda posição.
Nossos blog posts são divulgados de forma orgânica. Nós não investimos dinheiro para colocá-los no topo dos resultados de busca.
E para que os conteúdos da sua agência também apareçam, pelo menos, na primeira página do Google, você precisa trabalhar algumas regras de otimização.
Com o WordPress isso se torna MUITO mais fácil. No vídeo abaixo você pode entender alguns pontos importantes sobre otimização de conteúdos nessa plataforma.
Eu não vou me aprofundar na utilização dessa ferramenta, mas você pode entender como instalá-la no seu computador lendo esse artigo.
Ubersuggest
Essa é uma ferramenta para busca de palavras-chave e temas de conteúdo com alto volume de buscas/acessos no Google.
O Ubersuggest tem uma versão paga que você pode contratar quando estiver com a sua estratégia de marketing de conteúdo rodando. No entanto, inicialmente, o plano gratuito pode te atender muito bem.
Você pode pesquisar por:
- Palavras-chave;
- Ideias de conteúdo;
- Analisar quais palavras têm um grau muito difícil de SEO. (O que significa que muitas páginas estão tentando aparecer nos resultados de busca com a palavra-chave em questão. Isso dificulta muito o ranqueamento orgânico).
E nessa etapa eu tenho uma dica importante para você: escreva conteúdos específicos, usando palavras-chave que tenham um volume de pesquisa médio/baixo.
É comum que as pessoas queiram escrever um blog post usando a palavra com o maior volume de busca.
Porém, para o negócio do agente de viagens essa ação não é positiva. Isso porque você vai acabar concorrendo com empresas enormes, que investem muito dinheiro em conteúdo.
Por isso, aposte em temas com volume de pesquisa mais baixo e que sejam nichados. Acredite, postando um bom conteúdo sobre um tema específico você tem chances de atingir um público realmente interessado.
Google Trends
Com essa ferramenta (gratuita) você consegue descobrir quais assuntos estão em alta no Google em determinado período. Em outras palavras: as tendências de pesquisa do momento.
O Google Trends, então, vai te ajudar:
- No planejamento para criação de conteúdos;
- Planejamento de anúncios nos momentos em que os destinos estão sendo buscados.
Eu fiz um comparativo entre os termos “Fernando de Noronha” e “Jericoacoara” como exemplo.
Nessa pesquisa eu tive acesso ao gráfico mostrando o volume de busca das palavras nos últimos meses. Com isso, eu descobri em quais regiões elas estão sendo pesquisadas e quais são os termos exatos de pesquisa.
Sabendo como e quando as pessoas pesquisam, você pode alinhar a sua linhagem e alcançar a sua persona.
Canva
O Canva é uma ferramenta de design com plano gratuito. Ele é extremamente didático e intuitivo, o que vai te ajudar a criar ótimas imagens para os seus conteúdos e anúncios.
Conclusão
É isso, agente. O conteúdo terminou!
Espero que você tenha gostado. Deixe as suas dúvidas nos comentários e leia todos os materiais complementares que eu deixei aqui.
Até a próxima!
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