Guia prático: inovação, posicionamento e gestão de agências de viagens
Vamos falar sobre temas importantíssimos para agências de viagens? Neste conteúdo eu vou te apresentar definições e exemplos práticos de estratégias que você precisa conhecer e aplicar imediatamente.
A gente vai conversar sobre inovação, posicionamento e gestão. Então, continue lendo e aprenda agora como ter ainda mais sucesso.
Inovação: o que é inovar e como fazer isso
Para começar, acho legal explicar dois termos que podem confundir as pessoas: disrupção e inovação.
A disrupção, como o palestrante Daniel Turbox diz, é um termo que remete a uma quebra de padrões. Mas como assim? Vou dar um exemplo para ficar mais claro: o Uber.
Essa empresa quebrou um paradigma ao permitir que as pessoas se cadastrassem em um aplicativo para serem motoristas com os seus próprios carros, fazendo uma renda.
Além disso, os passageiros ganharam um novo meio de locomoção prático e mais acessível.
Isso é disrupção, pois o padrão não existia até ser inventado.
Na inovação, por outro lado, você não precisa necessariamente criar algo novo. A ideia é adaptar para o seu mercado e realidade algo que já está sendo feito.
Consegue pensar em um exemplo de inovação no mercado de agenciamento de viagens?
Dicas práticas para quem quer inovar
Agora que a gente já entendeu o conceito de inovação, vamos ver algumas dicas bem legais.
1- Inteligência empresarial já é uma realidade e precisa estar enraizada nas agências de viagens.
Eu já falei isso, mas não custa reforçar: você precisa do conhecimento que os dados proporcionam para começar a enxergar pontos estratégicos de melhoria e sair do achômetro.
Sobre o tema, o Daniel Turbox diz o seguinte:
“O Monde tem muita informação. Na verdade, a vida das agências de viagens está ali dentro. Então, exportar aquela informação e analisar é essencial”.
2- Invista em vídeos. Comece com o que você já tem e vá evoluindo conforme surgir a necessidade.
A dica é não dificultar o processo de produção de vídeos. Afinal, as informações circulam MUITO rapidamente na internet, sendo assim, você precisa ser ágil na sua comunicação.
Filme viagens, faça reels com narração, grave dicas com o celular e etc. Aqui tem dois perfis de agências de viagens para você seguir e se inspirar.
3- Atue em nichos, buscando relevância e um público específico.
Essa dica é importante, visto que para se tornar autoridade você precisa ter foco e propósito na sua comunicação. E essas duas palavras são importantes para qualquer marca, viu?
A Monde, por exemplo, trabalha comercializando um sistema de gestão para agências de viagens. Nós poderíamos ter uma ferramenta para pequenas empresas no geral, porém, nosso objetivo é criar autoridade dentro de um subnicho.
Assim, nós somos capazes de entender perfeitamente com quem estamos falando e todas as nossas estratégias têm um direcionamento claro.
Isso quer dizer que ser autoridade em um nicho que já existe é uma forma de inovar!
4- Para inovar no pilar de atendimento você precisa “calçar os sapatos” do seu cliente.
Mas o que isso quer dizer? Calçar os sapatos do seu cliente significa estudar e percorrer os caminhos pelos quais o cliente passa para conversar com você ou com qualquer pessoa do seu time.
Para isso, uma dica da Thais Medina é usar o método do cliente oculto.
Ou seja, designar alguém (desconhecido por todos do seu time) para ser atendido, pedir orçamento pelo site, Instagram e descrever toda essa experiência.
Por exemplo: o site da agência carregou rápido e tinha informações suficientes para o contato? A pessoa esperou muito por um atendimento nos canais online? A visita presencial à agência foi agradável?
Tudo isso vai te ajudar a conhecer os pontos falhos do seu processo e quais mudanças aplicar.
Lembretes importantes:
Não é necessário estar em todos os canais de contato existentes. O que você precisa é saber onde o seu cliente está e, então, se posicionar nesses canais.
Dica: usando o campos personalizados do Monde você consegue anotar os canais de origem dos seus contatos.
Passar pela transformação digital é uma tarefa necessária, que envolve muitos passos e, principalmente, mudanças de atitude.
Conteúdo: como aplicar a transformação digital na sua agência de viagens
Posicionamento dourado: conheça o método
Muito se fala sobre a importância do tal do posicionamento, mas você sabe o que isso significa?
Muito mais do que apenas as redes sociais, o posicionamento é a maneira como a sua marca é percebida pelos clientes, potenciais clientes, concorrentes e fornecedores. Percebe como esse é um conceito bem extenso?
Aqui, porém, nós vamos tratar de um ponto central dentro do tópico. Veja só!
Segundo a Rogeria Pinheiro, mentora e palestrante, existem duas maneiras de uma agência de viagens se posicionar: por preço ou por valor.
O posicionamento pelo valor significa se diferenciar para mostrar por qual razão o cliente deve comprar de você.
Já o preço é quanto o seu serviço custará para o cliente (no sentido de dinheiro mesmo).
Entendeu o tema do nosso capítulo? Então é hora das dicas práticas para você se posicionar por VALOR.
1- Posicionamento não é um feed harmonizado e não é apenas para agências que vendem viagens de luxo.
O posicionamento está ligado à essência da marca. Por isso, é importante abandonar a superficialidade e buscar estratégias que tenham intencionalidade.
Intencionalidade é uma palavra muito importante aqui, pois ela tira da nossa cabeça a ideia falsa de que é “só postar e pronto”.
Precisa existir sempre uma intenção, até porque tudo que você mostra na internet ajuda a construir a identidade da sua marca.
2- Para se posicionar você precisa ser capaz de responder a três perguntas sobre a sua agência:
- Por que você faz?
- Como você faz?
- E o que você faz?
A ideia dessa dinâmica é começar pelo porquê, visando extrair a real essência da sua empresa.
E aí, consegue responder o “porquê”, o “como” e o “o quê” do seu negócio?
3- Entenda qual o perfil do seu cliente ideal.
O cliente ideal é aquele que se conecta com a sua marca e com a sua entrega. Por essa razão, você é capaz de entregar a ele sucesso através do seu serviço.
E como saber quem é esse cliente? Descobrindo as características dele:
- O que ele faz, onde está, como pesquisa?
- Quais são os sonhos, dificuldades e demandas. Do que ele precisa?
- Sua agência é capaz de resolver, realizar e antecipar demandas desse cliente?
Lembretes importantes:
Saia do papel de vendedor improvisador.
Esse termo representa os agentes que passam cada segundo do dia vendendo, mas fazem isso sem estratégia, sem gestão e sem entender com quem estão se comunicando.
O vendedor improvisador não tem tempo de olhar para o negócio!
O primeiro passo para sair desse cenário é reconhecer que apenas vender não resolve todos os problemas da sua agência.
Alto volume NÃO se conecta com alto nível de personalização. Isso quer dizer que quando você “atira para todos os lados”, você gasta muita energia. Por isso é essencial entender quem é o seu cliente ideal e alinhar o seu posicionamento para atrair esse público específico.
Conheças dicas exclusivas para os gestores de agências de viagens
Eu começo esta parte do conteúdo com a seguinte pergunta: você já se sentiu perdido, sem saber por qual razão decidiu investir em uma agência de viagens?
Bom, acho que todo empreendedor passa por um momento de questionamento como esse. Mas não dá para ficar lamentando, é preciso agir.
Por isso, vamos ver algumas dicas de gestão para o seu negócio
1- É muito importante reavaliar processos com frequência.
O ato de reavaliar processos permite a implementação de caminhos mais claros e que vão gerar resultados melhores para o seu negócio.
Muitos gestores, no entanto, cometem o erro grave de ficar em um tipo de piloto automático, sempre fazendo as mesmas coisas.
Se esse é o seu caso, saiba que isso pode prejudicar uma evolução necessária para manter a sua agência forte e competitiva.
2- Centralize informações o máximo possível.
Você sabia que o conceito de inteligência de negócio não é só sobre ter os dados, mas sobre a relevância deles também.
Isso quer dizer que não adianta ter centenas de planilhas se elas não fornecem informações reais.
Afinal, os dados precisam estar corretos e completos para que os resultados tenham valor. Além disso, eles precisam ser recentes e não duplicados.
Para manter essa importante limpeza de dados você precisa centralizar e automatizar.
3- Mapeie a sua rotina e entenda todas as suas tarefas diárias.
O tempo, em alguns casos, é mais difícil de organizar do que os recursos monetários.
Por isso, além de ter uma ferramenta ajudando a otimizar processos, você precisa entender como é a sua rotina: quais atividades você precisa executar ao longo do dia? Quais informações serão necessárias?
Então, separe um tempo para organizar o seu dia a dia e criar uma ordem de prioridade para as tarefas.
Lembre-se que vender é essencial, mas há muito mais a se fazer em uma agência de viagens.
Saber quais são os seus indicadores, analisar métricas, ter um controle de retiradas. Tudo isso faz parte de um amplo quadro de atividades de um negócio.
4- Não seja um dono de agência “centralizador”.
Delegar é importante e faz parte das habilidades de um empreendedor. E mais, o gestor precisa ter tempo para estudar e planejar.
Portanto, é importante dar autonomia para o time trabalhar, lembrando que é função do gestor saber o que está acontecendo sempre. Isto é, delegue, acompanhe e cobre os resultados.
Lembretes importantes
O gestor precisa ter o olhar 360°
Pensando em uma analogia, o gestor é como se fosse um maestro. Isso porque o maestro não toca o instrumento, mas ele conduz a orquestra e escuta tudo!
E para fechar: o pontapé inicial para aplicar mudanças em uma agência de viagens deve ser dado pelo gestor. O dono é quem deve coordenar a equipe dentro de um novo processo que faça sentido para o negócio em uma perspectiva de progresso.
Conclusão
Ufa, chegamos ao final do blog post.
Falamos sobre diversos assuntos, focando na inovação, posicionamento e gestão da sua agência de viagens.
Este é um conteúdo extenso, por isso eu recomendo que você leia com calma. Também não se esqueça de acessar os vídeos e materiais complementares que estão disponíveis.
Espero que tenha gostado e pode deixar suas dúvidas nos comentários.
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