4 dicas para alcançar as metas da sua agência de viagens neste ano
Ei, me fala uma coisa, os resultados da sua agência de viagens estão de acordo com o que você imaginava?
A gente sabe muito bem que o objetivo central dos gestores é o lucro, certo?
No entanto, vender e ter lucro são coisas diferentes. Claro que há uma conexão, mas vender não é o único fator que afeta o resultado positivo ou negativo de uma empresa.
Então, se você está nesse grupo de pessoas que trabalham muito, mas não estão tendo o resultado esperado, continue lendo.
Vamos juntos entender o que está acontecendo e o que podemos fazer para mudar.
O que pode afetar negativamente os resultados da sua agência de viagens?
Bom, como você deve imaginar, a lista de erros que podem afetar negativamente um negócio é enorme.
Aqui, porém, eu vou listar falhas que são comumente encontradas pelos nossos consultores no início da implantação do Monde em agências de viagens.
- Não definir indicadores e objetivos mensuráveis e realistas;
- Não ter histórico de atendimentos, vendas e documentações;
- Falta de controle das retiradas de caixa;
- Falta de controle das contas a pagar (tem muito gestor que não sabe nem quais contas vão vencer nos próximos 7 dias);
- Não saber a rentabilidade das vendas;
- Não saber a média de comissão das vendas e a taxa de conversão;
- Não saber o custo operacional da agência (ou seja, quanto a agência gasta para se manter funcionando);
- Não conferir (até os centavos) nas faturas dos fornecedores antes de pagá-las.
E aí, em quantos itens você está falhando? Muitos? Calma, pois eu comecei o conteúdo apontando os erros, mas agora eu vou te dar algumas soluções.
Tenho certeza que no final você vai ser capaz de mudar a sua situação.
1- Conhecer as suas metas, desafios e saber qual o seu papel enquanto empresário/gestor vai te gerar bons resultados
Agente, sem o conhecimento desses 3 fatores é provável que você tente novas ações que não vão funcionar como você esperava.
Então, vamos entender uma por uma agora!
2- Entenda e registre os pontos fortes, fracos e pontos a melhorar da sua empresa
Outra ação que vai te ajudar a alcançar objetivos é justamente saber o que está certo e o que pode ser melhorado.
Para essa ação, você vai precisar conhecer o ambiente interno do seu negócio.
Mas o que é isso, exatamente? O ambiente interno de uma empresa é definido pelas áreas funcionais.
Ou seja, o marketing, operações, finanças, recursos humanos e tecnológicos, produtividade. Enfim, tudo que está envolvido no processo que mantém o seu negócio funcionando.
A partir do momento que o gestor ganha uma visão mais completa dessas áreas, é possível:
- Mapear pontos fortes, fracos e como melhorar;
- Entender problemas que impedem o sucesso da agência;
- Colocar em prática ações para ganho de competitividade.
E claro que esse estudo não é simples e não será feito em um dia. Essa compreensão é conquistada com um esforço diário e ativo.
Porém, há coisas que podem facilitar essa jornada. Uma delas é ter o registro de informações das áreas de atendimento, finanças e marketing, que são os pilares de uma empresa.
Sobre o pilar de atendimento, por exemplo, eu recomendo que você se aprofunde no assunto CRM, sigla que significa gestão de relacionamento com clientes.
Sobre marketing, existem milhares de tópicos e materiais que você pode acessar para ganhar diferenciais competitivos. No entanto, eu recomendo que você comece lendo o blog post sobre inovação que eu escrevi há um tempo.
E eu acho que essa é uma leitura obrigatória porque não adianta entender as estratégias de marketing, mas não saber quais são as prioridades do seu negócio.
Já no tópico finanças, é importante ter equilíbrio no fluxo de caixa, não comprometer o capital de giro e ter um plano para redução e controle de despesas. No vídeo abaixo você pode aprender mais sobre isso.
3- Aprenda a transformar dados em conhecimento
O BI já não é mais uma ação para o futuro. A aplicação desse conceito é algo para colocar em prática imediatamente.
Aqui, eu não vou tratar do que é business intelligence porque já tem conteúdo sobre isso no blog e no canal do Youtube da Monde.
Porém, tem muito conteúdo dentro do pilar de BI.
E o ponto que eu quero abordar agora diz respeito à relevância e a legitimidade dos dados.
Uma pesquisa realizada pela Avanade, provedora de serviços de TI, revelou algumas porcentagens muito importantes:
- 56% dos executivos entrevistados afirmaram que estão sobrecarregados pela quantidade de dados que suas empresas gerenciam;
- 62% disseram que já gastaram tempo analisando dados irrelevantes em momentos cruciais;
- 46% informaram ter tomado alguma decisão equivocada devido a dados imprecisos ou desatualizados.
Antes da gente continuar, me conta nos comentários: você sente que está cercado de informações que não parecem relevantes?
Começar pelas informações que estão ligadas ao relacionamento com clientes e vendas é uma sugestão para analisar o que realmente importa para a tomada de decisões estratégicas.
Outra dica é usar um sistema de gestão para armazenar e organizar esse alto volume de informações.
Afinal, com essa ferramenta você vai ter dados reais e acessíveis, o que contribui diretamente para uma análise segura e mais relevante do seu negócio.
4- Entenda quando é o momento de dizer NÃO para uma venda
Vou começar este último capítulo do conteúdo com uma citação do contador Luiz W, Jung:
“Nenhum empreendedor se sente satisfeito em perder uma venda, mas, apesar do impulso natural ser contrário a isso, às vezes, o “não vender” representa um ganho financeiro que sempre deve ser considerado”.
Matéria completa no UOL Economia.
Dentro do turismo a gente tem conversado bastante sobre o termo “demitir o cliente”, não é verdade?
E na minha opinião é muito válido falar sobre isso, pois não é fácil dizer não para uma venda.
Afinal, o primeiro pensamento que surge na mente é “estou perdendo dinheiro”. Porém, nem sempre esse é o caso.
Para “demitir um cliente” sem peso na consciência você precisa, primeiro, aprender a qualificar os seus leads.
Isso porque nem todo mundo está realmente interessado em comprar com uma agência. Algumas pessoas só vão tomar o seu precioso tempo e vão gerar 0 reais em receita.
A sugestão inicial é vender para o perfil de cliente que combina com a sua marca. Esse é o que chamamos de cliente ideal!
Aprenda sobre esse conceito lendo o blog post: saiba como definir o cliente ideal da sua agência de viagens.
Além disso, registre em seu sistema de gestão todos os contatos com possíveis clientes, mesmo os que não viraram venda. Assim, você terá um histórico para consultar sempre que alguém te chamar.
Se for uma pessoa que já pediu informações várias vezes, mas nunca comprou nada, ligue um alerta. Provavelmente não vai valer a pena perder o seu tempo tentando vender para quem só quer “dar uma olhadinha”.
E, por último, olhe para as suas vendas e descubra o seguinte:
- O que trouxe mais receita para a sua agência, exigindo menos suporte e proporcionando mais satisfação para você e para a sua equipe?
Descobrindo isso será mais fácil direcionar a comunicação da sua marca, tornando a prospecção mais certeira.
Conclusão
Neste conteúdo a gente conversou sobre MUITA coisa:
- O que é meta, desafio e o papel do gestor;
- Conhecemos os agentes empresariais que podem afetar diretamente a sua empresa e algumas das expectativas que eles têm;
- Aprendemos sobre a importância de olhar para os dados certos na hora de tomar decisões.
Espero que esse material te ajude a dar um passo em direção aos resultados que você quer ter. Mas não adianta só ler, hein, você precisa colocar as dicas em prática.
Aproveite para compartilhar o blog post com colegas de profissão e vamos juntos fortalecer esse mercado!
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