Inteligência empresarial: o que é e como sua agência pode lucrar com isso?

como utilizar informações a favor do seu negócio

Você conhece o poder das informações?

Se você, agente de viagens, acompanha o blog da Monde com frequência, talvez perceba que esse conteúdo é um pouco diferente dos outros.

Mas anime-se, pois tenho certeza que você irá aprender muito!

Bom, todo mundo sabe que relatórios (quando corretos) são importantíssimos para um negócio, não é verdade?

No Marketing da Monde, por exemplo, nós analisamos a performance do blog, site, campanhas, número e qualidade de leads, e por aí vai.

E nós estudamos todos esses pontos porque é impossível saber se nossas estratégias estão funcionando sem olhar para os números, ou seja, as métricas. 

Agora deixa eu adivinhar, nesse momento você pensou: “aiii, não, métricas”. Eu sei, geralmente esse assunto é pesado, mas pode se acalmar, pegar um café e continuar lendo, pois aqui eu vou descomplicar as coisas. 

Então, agente, para que você saiba como gerenciar o seu negócio e alcançar o sucesso, vamos conversar sobre:

  • BI (Business Intelligence);
  • Dados e estratégias;
  • Google Data Studio;
  • Recursos do Monde para facilitar o processo de entendimento dos dados.

Bora começar!

BI (Business Intelligence)

Antes de explicar o que é BI e a importância dele para o seu negócio, eu quero que você preste atenção na citação abaixo:

“Os dados são o novo petróleo e nós já temos a tecnologia para refiná-los”. Maurício Ruiz, presidente da Intel no Brasil.

O que essa fala significa? Agente, significa que ter dados e saber como transformá-los em conhecimento e informação relevante para a tomada de decisões é extremamente benéfico para a sua agência. Até lucrativo!

Quero que você fique com essa ideia em mente até o final do blog post, ok?

Mas, afinal de contas, o que é BI?

Se você se mantém atualizado, participando de palestras e cursos, com certeza já ouviu esse termo. 

Business Intelligence (em português, Inteligência Empresarial ou Inteligência de Negócio) é um conceito. Sim, um conceito e não um sistema específico. Porém, existem diversas ferramentas envolvidas nessa ideia, é claro, e eu vou dar dicas sobre elas mais para frente.

Mas explicando o que é o BI dentro de um cenário: quando o proprietário de uma empresa começa a aplicar o conceito de Inteligência de Negócio, ele está, resumidamente, extraindo dados e fazendo uma análise para que todas as decisões sejam tomadas a partir de informações concretas.

Em outras palavras, ele entende as métricas e as transforma em conhecimento (inteligência).

E por que analisar dados?

Daniel Françoso, que é pós-graduado em Tecnologia para Negócios e Turismólogo, disse em sua live com a Monde que duas habilidades são essenciais para o empresário/empreendedor do turismo: análise de dados e a Inteligência de Negócio.

palestra: informações para gerar valor

Se pararmos para pensar, nós fornecemos dados para empresas o tempo todo. Quando baixamos um aplicativo, usamos as redes sociais, fazemos pesquisas no Google e etc.

E esses dados são extraídos e estudados para que possam ser úteis em estratégias. Todas as grandes empresas fazem isso!

Para as agências de viagens, aplicar o conceito BI pode ser um grande diferencial nesse mercado altamente competitivo. Isso porque nós estamos vivendo em mundo extremamente tecnológico, que exige conhecimento e otimização!

O consumidor mudou, o mercado mudou e você não pode ficar para trás!

Dados = conhecimento sobre a sua agência de viagens 

Mesmo que você tenha muitos dados em planilhas ou no seu sistema de gestão, a chave para o sucesso é aprender a transformar esses números em conhecimento, ou seja, poder responder às perguntas:

  • O que esses dados significam e como posso usá-los em ações que irão melhorar os resultados da minha agência?

Até aqui você entendeu o que é BI e como ele é importante no nosso cenário atual. Por isso agora, vou trazer alguns exemplos de informações que você pode analisar e transformar em estratégias.

Conhecimento para gerar vendas

  • (Dado) Analisar os interesses dos clientes
  • (Ação) Criar uma estratégia de prospecção.

Temos um vídeo que mostra 3 estratégias de prospecção que só são possíveis com o auxílio de informações. Assista clicando aqui.

Sabendo quais motivos têm feito a agência perder vendas, você, como líder, pode agir para mudar a situação.

  • (Dado) Analisar quais canais trazem mais novos negócios
  • (Ação) Direcionar o investimento financeiro.

Os consumidores podem entrar em contato com a sua agência através de vários canais: Facebook, Instagram, Telegram, WhatsApp, telefone, presencialmente.

Mas não é fácil investir e estar presente em todos esses locais, por isso, estudando quais dessas plataformas trazem mais negócios (oportunidades de venda/orçamentos) para a empresa, você pode investir tempo e dinheiro onde terá os melhores resultados. 

  • (Dado) Histórico de compra dos clientes
  • (Ação) Prospectar vendas de cruzeiros marítimos diretamente para seus clientes que já viajaram de navio nos últimos 3 anos.
  • (Dado) Clientes que mais gastaram em sua agência no ano anterior – no sistema Monde esse relatório é chamado de Ranking de Clientes.
  • (Ação) Marcar um chá da tarde para os top 20 – Só quando for possível, claro. Mandar uma carta escrita a mão agradecendo pela confiança desses clientes na agência. Enfim, fazer com que eles se sintam especiais.

Conhecimento financeiro

  • (Dado) Analisar despesas detalhadamente
  • (Ação) Conseguir criar um plano de redução das despesas.

Estudando as despesas mensais da agência, inclusive as pequenas saídas, você pode criar um plano de redução que irá, consequentemente, melhorar os lucros do negócio.

  • (Dado) Analisar receita por vendedor e/ou fornecedor
  • (Ação) Reestruturar seu time de vendas e realinhar parceria com fornecedores.

Sabendo quais vendedores trazem mais receita para a agência, você pode estudar as estratégias e treinar o restante do time para que todos estejam no mesmo nível. E a agência também pode entender quais fornecedores trazem mais receita para vendê-los com mais frequência.

Esses são apenas alguns exemplos de como os dados podem se tornar conhecimento para mudar os resultados da sua empresa!

Cliente Monde: recursos que você não pode deixar de usar

Muitos clientes entram em contato conosco buscando relatórios específicos. O que notamos, porém, é que na maioria das vezes a informação que eles precisam já está no sistema, só é necessário saber para onde olhar.

Por isso, nessa parte do conteúdo eu quero dar algumas dicas de como extrair conhecimento do Monde de um jeito simples!

Vamos lá!

O Monde é muito completo, por isso, é sempre preciso relembrar quais recursos temos disponíveis. 

Mas tenho uma primeira dica para resolver esse problema: a nossa central de ajuda online. Sempre que estiver com dúvidas ou quiser aprender mais sobre a ferramenta, acesse a central e leia artigos super práticos!

Porém, para te ajudar aqui e agora, separei alguns recursos para facilitar a personalização e visualização de informações.

1- Exportação de dados 

Começando pelo recurso de exportação de dados. Essa opção que o sistema oferece te ajuda a ter relatórios em outros formatos, como Excel (ou planilhas do Google) e texto. 

Sendo assim, caso você precise enviar um relatório para um cliente corporativo, por exemplo, você pode exportá-lo do Monde para Excel com muita facilidade.

Mas além desse uso, exportando dados você pode criar relatórios mais completos e visualmente organizados. Com o Data Studio, por exemplo, isso é possível de uma maneira simples! 

Ferramenta: Google Data Studio

Vamos imaginar que em determinado momento você precise mesclar dois (ou mais) relatórios do Monde para visualizar um número maior de informações em um só local. 

Isso acontece bastante, principalmente em agências que trabalham com corporativo. Então, veja abaixo como utilizar o Data Studio e o Monde como aliados para ter sucesso!

1º passo: busquei as informações que queria no sistema, cliquei em “Exportar” e escolhi a opção Excel. Com os filtros do Monde, fica fácil encontrar o que você precisa!

Importante: todos os dados do print são fictícios, apenas para ilustração.

informações do sistema monde sobre clientes

2º passo: eu importei o meu arquivo em formato de Excel para as planilhas do Google. Você também pode colocar o arquivo direto no Data Studio (no formato CSV).

Inclusive, além de relatórios com dados fornecidos pelo Monde, você pode montar diversos outros a partir de informações do Google Ads e Google Analytics, por exemplo.

possibilidade de montar relatórios com informações de vários canais

3° passo: importei os dados que estão salvos nas “Planilhas Google”, usando essa opção no Data Studio.

exportando as informações da planilha para o Data Studio

4° passo: personalizei meu relatório. É super fácil adicionar gráficos, tabelas e mesclar dados, como eu disse anteriormente. O programa ainda oferece layouts para mudar o visual com poucos cliques.

informações do painel do data studio

(No painel você pode adicionar novas páginas para organizar informações, gráficos, tabelas, novos dados e etc).

No final, basta clicar no botão “visualizar” para ver como o relatório vai ficar quando compartilhado.

E caso precise alterar ou adicionar alguma informação, clique em “editar”.

Enfim, meu objetivo aqui não é te ensinar a usar o Data Studio completamente, mas apresentar essa ferramenta. Você pode unir a facilidade de filtrar informações no sistema Monde, com o design intuitivo do Data Studio para ter relatórios ainda melhores.

2- Filtros personalizados 

O Monde oferece, ainda, várias formas de personalizar o seu relatório. O sistema tem uma apresentação padrão, mas é possível criar filtros, arrastar e soltar colunas, inserir informações, entre outros recursos.

Personalizando os relatórios, você pode analisar o que, de fato, interessa para a sua agência. Vou dar um exemplo criando uma situação que exige dados e Inteligência de Negócio.

“Pedro é dono da agência Monde Turismo e quer começar uma ação de prospecção no mês que vem. A ideia do Pedro é criar uma lista de transmissão apenas com os clientes de 20 a 35 anos, pois os conteúdos que ele irá mandar estão relacionados a roteiros de aventura”.

Como descobrir quem são os consumidores que estão dentro dessa faixa etária? Criando um filtro personalizado. Olhe abaixo como é fácil!

Lembrando que: todos os dados do gif são fictícios, apenas para ilustração.

filtrando informações de idade no Monde

Passando o mouse por cima de qualquer coluna, um pequeno filtro aparece no canto. Clicando nele é possível personalizar a sua pesquisa para que o sistema apresente apenas a informação que é relevante para você. 

3-  Recurso: arrastar e soltar, e ajustar colunas

E tem mais, pois o Monde ainda oferece a opção de organizar as colunas dos relatórios com o recurso de “arrastar e soltar”.

Você pode também utilizar outros “truques”, como ajustar a largura das colunas para melhorar a visualização dos dados.

Para isso, clique com o botão direito do mouse em cima de uma das colunas. A tela abaixo irá aparecer:

informações das colunas no monde

4- Recurso: agrupamento de informações 

O agrupamento de informações também pode ser super útil.

Vamos imaginar um outro cenário aqui:

“Pedro quer ver, de forma simples, o número de passageiros e o valor total das vendas em cada tipo de produto”.

Parece uma questão do Enem (rs), mas eu posso ajudar o Pedro a chegar ao resultado. 

Veja o Gif:

agrupamento de informações para facilitar a visualização

(Eu filtrei um período e cliquei com o botão direito do mouse na coluna “produto”. Com isso, o sistema agrupou as informações e eu pude ver com facilidade quantos passageiros tenho em cada tipo de produto, bem como o valor dessas vendas).

Isso é conhecimento, pois você passa a saber quais foram os produtos mais vendidos no período e quais clientes compraram, demonstrando interesse.

5- Recurso: visualizar mais informações inserindo colunas 

Para fecharmos os “truques” do Monde, eu não posso deixar de citar a opção de inserir informações. 

Em todos os relatórios do sistema, existe um asterisco no canto esquerdo da tela. Esse botão abre uma série de opções para que você insira dados e torne seus relatórios mais completos. 

informações que você pode inserir no Monde

(Para visualizar as informações em ordem alfabética, clique em “ordenar”).

Use e abuse desse recurso para visualizar o que é importante para a sua agência de viagens!

Conclusão

Chegamos ao final de mais um conteúdo. Espero que tudo o que passei te ajude a começar a aplicar o conceito de Inteligência Empresarial na sua agência de viagens!

Ah, deixe as dúvidas nos comentários e até a próxima!

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