5 ações para melhorar a lucratividade da sua agência de viagens

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 Agente, eu tenho certeza que o tema lucratividade chama a sua atenção!

Por isso, hoje eu vou falar sobre diversas ações que podem te ajudar a aumentar a sua lucratividade de um jeito realista e aplicável.

E aí, você quer saber como fazer isso? Então, continue lendo e vamos aprender juntos!

Descubra se a sua agência está perdendo dinheiro em algum processo

Perder dinheiro é um dos fatores óbvios que prejudica a lucratividade das empresas. 

No entanto, são poucos os gestores que têm conhecimento dos erros que podem ser evitados para que o negócio não passe por esse triste cenário de perda.

Para te ajudar, separei algumas situações. Veja se alguma delas está acontecendo na sua agência. 

Ah, e se você conhece algum amigo agente de viagens passando por um desses perrengues, envie este conteúdo para ele agora mesmo.

Perder dinheiro por falta de conferência da fatura do fornecedor

Rapaz, esse aí é o vilão das agências!

Em primeiro lugar, nós precisamos ter em mente que os fornecedores utilizam muitos sistemas e emitem milhares de faturas todos os dias. Sendo assim, erros podem acontecer.

Porém, é sua responsabilidade, enquanto gestor, conferir e garantir que a agência está recebendo os valores de receita corretamente.

Mas afinal, o que pode vir errado em uma fatura? Veja alguns exemplos.

  • Over a menos;
  • Forma de pagamento trocada, o que pode gerar uma fatura a pagar para o fornecedor ao invés da sua agência receber o comissionamento;
  • Fatura trocada por causa do nome parecido das agências.

Agora você pode estar pensando aí: “conferir faturas demora muito. Então, talvez seja melhor perder um pouco de dinheiro para não perder várias horas do meu dia”.

É, realmente o processo pode ser demorado! 

Mas quem disse que ele precisa ser realizado manualmente? Nada disso, pois o Monde tem um recurso para salvar o seu dinheiro e o seu tempo.

É o módulo de conferência AUTOMÁTICA de fatura do fornecedor. Saiba mais assistindo ao vídeo abaixo:

infográfico com dicas para aumentar a lucratividade do negócio vendendo fornecedores com alta margem de comissão

Você e a sua equipe perdem muito tempo em atividades burocráticas?

Eu sei que a vida de agente de viagens não é fácil. Afinal, são muitas coisas para analisar, gerenciar, estudar e muitas vezes a equipe é pequena ou composta de um “eugência”, que é uma única pessoa cuidando de tudo.

Porém, um dos caminhos mais interessantes para melhorar resultados é o de pensar em maneiras de usar o seu tempo e o tempo dos funcionários de forma lucrativa.

“Mas como fazer isso, Isabela?”. Vamos descobrir juntos.

Primeiro, pense em quais tarefas você e o seu time gastam bastante tempo

Agora, reflita se essas atividades estão gerando algum resultado positivo realmente mensurável para a sua agência de viagens.

Eu vou dar um exemplo para ficar mais fácil. 

Imagine que você perde muito tempo criando relatórios financeiros do zero. 

Ok, é muito importante ter esses meios de análise, no entanto, já existem sistemas que compilam informações e montam relatórios bem completos. O Monde é um exemplo disso! 

Isso quer dizer que trabalhando com uma ferramenta para automatizar esse processo, o tempo que antes era utilizado para essa função pode ser direcionado para algo mais lucrativo. 

Há vários outros exemplos que mostram que usar uma ferramenta de gestão contribui para a lucratividade. Você pode saber mais clicando aqui. 

E só para fechar esse tópico, eu quero falar diretamente com o gestor de agências de viagens.

Gestor, entenda que o seu principal trabalho é PENSAR e ACOMPANHAR estratégias, que podem estar focadas em:

  • Aumentar as vendas;
  • Melhorar o pós-venda;
  • Crescer o número de negócios;
  • Estudar maneiras de investir melhor o orçamento de marketing.

Portanto, não caia na armadilha de trabalhar muito em coisas que não trazem bons resultados para o seu negócio. Use a tecnologia a seu favor e automatize!

Pense nas estratégias competitivas que você pode colocar em prática para melhorar a lucratividade

As estratégias competitivas podem ser de custo, diferenciação e foco.

Vamos ver o que elas abrangem na prática?

Falando de custo

Eu já dei dicas que podem te ajudar nesse primeiro tópico:

Mas dentro do pilar de custo também vale a pena pensar em serviços que você pode oferecer, como a consultoria personalizada, o roteiro day by day, consultoria de visto americano e etc.

Tudo isso pode ser precificado e os resultados podem ser mensurados. 

Falando de diferenciação 

Sobre a estratégia de diferenciação, podemos dizer que ela envolve muitos tópicos:

Tudo isso precisa ser levado em consideração, já que pode ajudar a melhorar a experiência dos clientes e promover mudanças positivas.

Mas se você pensa em ter como estratégia competitiva a diferenciação, tome cuidado com duas coisas:

1- O preço do seu serviço não pode estar fora do poder aquisitivo do seu público.

2- Além disso, não dê um enfoque exagerado no produto/serviço. Tente criar uma relação mais voltada para as soluções que eles oferecem.

Falando de foco

Já a estratégia de foco é caracterizada pela ideia de atender o grupo escolhido muito bem. 

Ou seja, é tentar não ser uma agência generalista, e sim uma marca que definiu muito bem o cliente ideal e atende esse público com excelência.

Qualquer que seja o caminho escolhido para a sua agência no atual momento, tenha em mente que a sua estratégia precisa:

  • Estar clara para todos os envolvidos (gestores, colaboradores);
  • Ser viável (ou seja, não adianta dizer que você vai mudar todo o seu posicionamento de marca em 10 dias. Coloque metas alcançáveis);
  • Fazer sentido para o momento atual que o seu negócio vive;
  • Aproveitar as oportunidades e diminuir ameaças. 

Saiba qual o cenário financeiro atual e futuro da sua agência de viagens

O Sebrae listou os 6 maiores erros que levam empresas à falência neste artigo.

No conteúdo, o economista Pedro Gonçalves aponta que o descontrole do fluxo de caixa e o distanciamento da rotina da empresa são fatores que impactam negativamente os negócios. 

Infelizmente, é muito comum encontrar gestores de agências que não conhecem o cenário financeiro da própria empresa. 

E esse é um erro gravíssimo, já que gestão financeira é um dos pilares essenciais para a sobrevivência de qualquer organização, concorda comigo?

Portanto, é fácil perceber que o conhecimento e acompanhamento da área financeira afetam a lucratividade positivamente. Então, para ter resultados melhores você precisa:

  • Entender a maturidade financeira do seu negócio;
  • Ter controle das retiradas e criar um plano de metas de despesas;
  • Ter uma previsão das receitas e despesas, bem como conhecer as variações no fluxo de caixa. Essas análises vão te ajudar a definir padrões e antecipar imprevistos financeiros. Entenda mais lendo o conteúdo sobre DRE aqui no blog.

Veja como as áreas de marketing e vendas podem contribuir para o aumento da lucratividade

Na área de marketing

Nós sabemos que o marketing das empresas funciona todos os dias, com postagens, campanhas, planejamento e etc. 

Mas além das ações rotineiras, ações em datas específicas podem aumentar a lucratividade da sua agência. 

Veja alguns exemplos abaixo:

Em vendas

Na área de vendas você pode trabalhar dois pontos principais para melhorar a lucratividade:

  • Aumentar o ticket médio;
  • Melhorar a taxa de conversão.

Porém, eu não vou explicar esses temas neste artigo, pois há um conteúdo completo aqui no blog explicando tudinho.

3 estratégias para vender mais viagens

Só que além desses fatores, tem mais coisas que você pode fazer. 

Por exemplo, trabalhar novos nichos de venda, criando, assim, oportunidades de vender para novos públicos e aumentar a lucratividade. 

Alguns dos nichos que você pode considerar trabalhar são:

  • Viagens de aventura;
  • Cruzeiros (mares e rios pelo mundo);
  • Grupos de mulheres viajando sozinhas;
  • Grupo de solteiros;
  • Viagens de reconexão espiritual;
  • Torneios pelo mundo (Fórmula 1, tênis, NFL);
  • Concertos e festivais pelo mundo;
  • Viagens enogastronômicas.

Acesse o post completo clicando aqui.

Conclusão

Neste material nós falamos sobre várias estratégias que podem melhorar a lucratividade da sua agência de viagens. 

  • Automatizar significa ter mais tempo e recursos para colocar boas estratégias em prática;
  • Definir uma estratégia, que pode ser de custo, diferenciação e foco, vai te dar um direcionamento mais real e mensurável;
  • As áreas de marketing e vendas são grandes aliadas no aumento da lucratividade, visto que você pode trabalhar ações ativas dentro dos dois pilares. 

E aí, o que você achou do conteúdo? Pode deixar suas dúvidas e sugestões nos comentários.

Até a próxima!

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