Jornada de compra: como fechar mais vendas
Agente, o que você faz para motivar o consumidor a comprar? Vamos falar nesse material da jornada de compra, elemento essencial da sua estratégia de marketing e vendas. Você vai aprender:
- O que é a jornada de compra;
- Como atrair a atenção dos consumidores que estão considerando viajar;
- E-mail marketing, conteúdo e muito mais.
Continue lendo!!
A jornada de compra
Esse blog post é sobre o que fazer para motivar o cliente a comprar quando ele está na fase de consideração.
Mas para que tudo fique claro, temos que dar um passo para trás.
Primeiro: o que são essas fases? De onde elas vêm?
Bom, agente, eu aposto que você já ouviu falar da popular jornada de compra do cliente. Eu mesma já falei sobre esse tema algumas vezes.
Porém, mesmo que você já saiba do que estou falando, para seguir aqui com o material, acho importante levantar alguns pontos a respeito desse conceito.
De forma bem resumida, a jornada de compra é o caminho pelo qual todo consumidor passa para virar cliente.
E essa caminhada tem algumas etapas, ou fases, como eu costumo dizer. São elas:
- Aprendizado e descoberta;
- Reconhecimento do problema;
- Consideração da solução;
- E a decisão de compra.
Acho que os nomes já entregam o que cada fase quer dizer, né?
No entanto, vou deixar um vídeo aqui explicando a jornada de forma mais completa. Assista, pois nele eu dei dicas do que postar para atrair e se relacionar com o público.
Monde no Instagram: você conhece o funil de marketing e a jornada de compra do seu cliente? 🤔 📢
Agora que a gente já entendeu esse primeiro ponto, vamos seguir.
Afinal, a minha intenção com esse conteúdo é te ajudar a vender.
Mas como? Vamos ver algumas dicas bem interessantes.
O que fazer na fase de consideração para atrair a atenção dos consumidores
No fórum Panrotas 2022, muito se falou sobre experiência do cliente, flexibilidade e motivação de compra. E um dado apresentado no evento me chamou atenção, então eu queria mostrar ele nesse blog post.
- 33,8% dos passageiros se motivam a viajar nacionalmente ao receber um e-mail promocional ou recomendação de viagem.
- E no caso de viagens internacionais o número é ainda maior, de 42,25%.
Esses são resultados de um estudo da TRVL Lab.
Ou seja, agente, você não pode ficar sentado esperando que o consumidor decida comprar do nada. Você pode e deve estimular esse movimento de decisão de compra.
Mas falar até papagaio fala, né. Eu quero mostrar a prática para você. Sendo assim, vamos começar com algumas sugestões de e-mail marketing para a fase de consideração.
E-mail marketing
O e-mail ainda é uma ferramenta muito poderosa para o marketing digital.
E eu sei que existe uma resistência, já que muita gente pensa que essa ação é coisa do passado.
Mas não é não, viu. Segundo estatísticas da Exact Target (empresa especializada em marketing digital), apenas 3% dos profissionais de marketing não usam os e-mails em suas estratégias. E para 47% dos entrevistados a ferramenta aumenta as vendas.
É por isso que vale a pena pensar em como inserir os e-mails na sua rotina de divulgação e relacionamento.
Agora que eu já te convenci a usar essa estratégia na sua agência, vamos às dicas.
2° Dicas para escrever bons e-mails
- Escreva e-mails diretos e com uma linguagem simples e amigável.
- Não foque só em vender. Isto é, ofereça informações úteis para os viajantes.
- Use um apelo visual sempre que possível.
Vamos ver essas dicas aplicadas em um e-mail que pode te ajudar a vender?
Então, agente, o que eu fiz foi criar um texto simples, com uma foto pessoal, bem separado em parágrafos e com a chamada para ação.
Gostou? Acho que você já consegue começar a sua campanha com essas dicas.
Mas só para fechar essa parte do blog post, vou deixar abaixo algumas sugestões de disparadores de e-mail marketing para essa ação.
1- Mailchimp
2- Benchmark
3- RD Station
Lista de transmissão com dicas de destinos
Além da estratégia que eu ensinei, usar o WhatsApp Business também é uma ótima ideia para motivar os viajantes.
Para essa ação valem as mesmas dicas de antes: usar linguagem leve e oferecer algo relevante.
E você ainda pode adaptar a mensagem do e-mail para o WhatsApp, assim o seu conteúdo é reaproveitado. Olha um exemplo:
A minha sugestão, portanto, é usar as duas estratégias tentando intercalar os horários de envio.
Algo mais ou menos assim:
- 15 de julho, 10:03: e-mail sobre Maragogi. Link de conteúdo relevante X
- 16 de julho, 15:32: mensagem WhatsApp sobre Maragogi. Link para conteúdo do Instagram.
Mas para isso é essencial ter um planejamento de postagens e um calendário organizado. Por isso, eu trouxe um prontinho para você. Clica aqui para acessar!
Leia: WhatsApp para vender e fidelizar clientes: como utilizar?
Vale lembrar da importância do marketing de conteúdo para essas ações
A gente não consegue escapar dele, o marketing de conteúdo. Não é mesmo?
Afinal, toda estratégia de marketing digital envolve esse tema. Sendo assim, eu preciso reforçar algumas coisas.
O conteúdo relevante é aquele que entrega algo que o viajante precisa. Ou seja, tem que ser algo útil, não adianta só tentar vender.
Além disso, pensar nos objetivos do seu marketing digital vai te ajudar a criar conteúdos com propósito. Então, o que você quer entregar para o seu público?
E por último, mas não menos importante, aproveite a sua experiência e o seu conhecimento como agente de viagens. Com isso eu quero dizer que você pode oferecer informações transparentes e valiosas para quem deseja viajar.
Não deixe de usar isso!
E claro, eu tenho alguns conteúdos complementares para você.
Marketing de conteúdo do zero: como colocar uma estratégia para rodar
Planejamento de redes sociais: 7 passos para a sua estratégia
Conclusão
E então, você gostou do conteúdo?
Aqui nós falamos sobre jornada de compra, estratégia de e-mail marketing, como escrever bons e-mails, WhatsApp e muito mais.
Espero que o material seja útil. Não se esqueça de comentar o que achou e compartilhar com colegas do turismo. Até a próxima!
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