WhatsApp para vender e fidelizar clientes: como utilizar?
Nós sabemos que o WhatsApp é um aplicativo extremamente popular, né? Todo mundo usa, as famílias criam grupos, os amigos mandam vídeos engraçados, é possível se comunicar com facilidade com pessoas do mundo inteiro, enfim.
Mas além de ser extremamente conhecido e utilizado no contexto pessoal, o WhatsApp possui uma versão para empresas que oferece muitas vantagens.
Por isso, no conteúdo de hoje eu vou explicar como a sua agência de viagens pode aproveitar os recursos desse aplicativo para vender e se relacionar com clientes!
O WhatsApp Business
O WhatsApp Business é uma versão do aplicativo de mensagens para empresas. E para que você consiga colocar em prática as estratégias de venda e fidelização que vou passar nesse conteúdo, é essencial utilizar essa versão profissional, já que os recursos só estão disponíveis nela.
Sendo assim, baixe o WhatsApp Business no seu celular. E se você tiver dúvidas de como fazer isso, leia o passo a passo abaixo (é bem rapidinho).
Baixando o WhatsApp Business
Para ter essa ferramenta é muito fácil. Basta baixar o aplicativo que está disponível para Android e IOS.
Em seguida, você vai colocar o número de contato que será utilizado e receberá um código de confirmação por SMS para começar a usar.
Lembrando que existe a opção de fazer a migração do seu número pessoal para o profissional, porém, ele só pode estar vinculado a uma das contas.
Por isso, o ideal é que você tenha dois chips.
Caso você queira fazer a migração de número, o WhatsApp vai te dar a opção de backup de contatos e conversas. Isso significa que se você atendia clientes na conta pessoal, precisa fazer o backup para não perder os registros.
Assim que você cadastrar seu número e ativar o WhatsApp Business com o código enviado por SMS, o próximo passo é preencher as informações comerciais: o nome da sua agência de viagens, a categoria do seu negócio, uma breve descrição e a localização.
Prontinho, conta ativada! Hora de conhecer as vantagens e estratégias que você pode colocar em prática no WhatsApp Business!
WhatsApp Business vantagens e como utilizar
1- Perfil comercial
A primeira vantagem é adicionar uma descrição sobre a sua empresa, o horário de atendimento e site (até dois links).
Isso é muito importante para manter o perfil da agência padronizado e profissional, além de facilitar a divulgação de contatos externos.
Com o perfil comercial completo, os consumidores podem saber onde se localiza a agência, mandar um e-mail ou entrar no site para conferir promoções. Resumindo, é uma grande facilidade para quem quer conhecer mais da sua agência de viagens.
2- Configuração de mensagens
O recurso de mensagens automáticas é uma outra grande vantagem do WhatsApp Business. Existem 3 tipos de mensagens:
- Mensagens de saudação;
- Ausência;
- E as mensagens rápidas.
Para acessar esse recurso: clique nos três pontinhos (canto direito da tela) → Configurações → Configurações da empresa.
A primeira opção, mensagem de ausência, é enviada de acordo com o horário de atendimento da agência. Portanto, você precisa configurá-lo.
Para colocar o seu horário de atendimento: clique nos três pontos → Configurações → Configurações da empresa → Perfil comercial → Horário de atendimento.
A mensagem de saudação é enviada quando uma pessoa contata a sua agência pela primeira vez.
E as mensagens rápidas servem para automatizar respostas recorrentes. Por exemplo: você pode salvar uma mensagem de agradecimento para agilizar o contato depois de um pedido de orçamento. Ou configurar respostas para perguntas frequentes.
Entenda como configurar cada tipo de mensagem no vídeo abaixo:
3- Etiquetas
Esse recurso é ótimo, pois você pode sinalizar cada usuário com uma tag e depois filtrar para estratégias de venda e relacionamento.
Por exemplo:
Novos clientes: nessa etiqueta você definiu que irá mandar dicas de viagens toda semana para manter relacionamento com esses novos clientes.
Não compram há um ano: nessa etiqueta você agrupou os clientes que não compram há um ano ou mais e vai se relacionar mandando materiais de valor, como blog posts com dicas de destinos.
4- Estatísticas
E tem mais. Essa versão da ferramenta permite a análise de algumas estatísticas: mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas.
É importante analisar esses pontos para saber se a abordagem e os tipos de mensagem estão funcionando para o seu público.
Para acessar as estatísticas: Configurações → Configurações da Empresa → Estatísticas.
Crie uma lista de transmissão com contatos do Monde
Tenho uma dica MUITO legal. Se você é cliente Monde com certeza tem uma lista enorme de contatos organizados no cadastro de pessoas, certo?
E esses contatos não precisam (e nem devem) ficar parados no sistema. Isso porque eles são dados valiosos para as ações de marketing e relacionamento.
Mas como salvar os contatos que estão no Monde? É muito fácil.
- Primeiro é preciso encontrar os dados. Para isso você vai entrar no “Cadastro de Pessoas”.
- No asterisco, que fica no canto superior esquerdo da sua tela, selecione Nome e Celular (ou telefone) e desmarque as outras opções.
Depois é só clicar em Pesquisar.
Dados fictícios.
O Monde vai apresentar as informações para você. O passo seguinte é clicar em Exportar, Excel e salvar o arquivo no formato CSV.
Agora que você já tem o arquivo salvo, basta importá-lo para o Google Contatos. Mas como fazer isso? Olha só.
- Acesse o site da Google Contatos;
- Clique em Importar:
- Clique em Selecionar Arquivo;
- Encontre o Arquivo dos cadastros exportado do Monde;
- Ok.
Importante: Para que o seu celular absorva a lista de contatos do Google é necessário que ela esteja sincronizada no seu celular.
Boas práticas para criar uma lista de transmissão
Por fim, existe outro recurso no aplicativo do WhatsApp Business que a sua agência pode utilizar: as listas de transmissão.
Essas listas permitem o envio de mensagens individuais para um grande número de usuários, ou seja, é mais rápido e fácil atingir seus consumidores.
Porém, algumas empresas têm péssimos costumes no momento de utilizar esse recurso.
A falha principal é ser invasivo, o que acontece quando o consumidor não deu autorização e mesmo assim a empresa o bombardeia com mensagens. O horário também pode ser um problema. Não mande mensagem muito cedo, nem muito tarde. Isso pode ser desagradável.
É importante lembrar que a nova Lei Geral de Proteção de Dados tem restrições sobre o envio de mensagens indesejadas. Se quiser se aprofundar nesse tema, assista ao webinar: o que é a Lei Geral de Proteção de Dados e seus impactos para as agências.
Para que sua agência de viagens não seja invasiva e corra o risco de perder vendas, o primeiro passo é:
Peça permissão para contatar os possíveis clientes. Explique que tipo de conteúdo você vai compartilhar, pois muitas pessoas têm a visão de que listas de transmissões são desagradáveis. Conte que você vai compartilhar dicas para quem gosta de viajar.
Ps: para que o usuário receba sua mensagem em uma lista de transmissão, ele precisa salvar o número da agência nos contatos.
Quer entender um passo a passo para acessar e criar sua lista? Assista ao vídeo abaixo:
Além disso, vou dar mais algumas dicas, agora relacionadas a marketing!
1- Tenha um planejamento estratégico
Antes de começar a mandar mensagens para fazer marketing e vendas, primeiro, você precisa pensar na estratégia. Ter um planejamento estratégico é o que vai te ajudar a ter bons resultados. Você precisa estudar:
- Qual abordagem irá usar com o público do WhatsApp? Será um canal para mandar conteúdos, promoções ou mesclar as duas coisas?
- Período: quantas vezes por semana você vai mandar mensagem?
Além desse planejamento estratégico, para vender no WhatsApp você precisa pensar na oferta. Trouxe alguns pontos irão te ajudar a ser diferente e chamar atenção, olha só:
- Quais problemas o seu produto/serviço resolve para o consumidor?
- Qual o problema principal do seu consumidor e como o que você vende pode ajudá-lo?
- O que você vende chama atenção de qual forma?
- Qual o benefício do seu produto?
- Você precisa ter em mente um benefício que realmente irá chamar atenção do seu consumidor, fazendo com que ele pare e preste atenção no que você tem a dizer.
Lembre-se que os benefícios do seu produto não são as características. Vamos a um exemplo:
- Característica de uma oferta: viagem para Buenos Aires, hotel com café da manhã e um passeio para o Señor Tango Incluso.
- Benefício: está precisando sair um pouco da rotina? Eu tenho a viagem perfeita para você. Buenos Aires, gastando pouco!
Dicas extras
1- Cuidado: Spam no WhatsApp
Reforçando o que eu disse acima, você não pode mandar mensagem para pessoas que não solicitaram contato e que nem conhecem a sua agência, pois isso pode fazer com que você seja marcado como spammer.
Então, peça permissão para colocar o usuário na sua lista de transmissão ou mesmo para mandar uma mensagem individual. Explique o que você irá compartilhar e veja se a pessoa tem interesse.
2- Tenha um logo chamativo
Eu já vi muitas empresas colocando fotos pessoais no perfil comercial. Eu não recomendo essa prática, pois ela não passa muita credibilidade.
Por isso, crie um logo chamativo, com cores mais vivas, que represente a sua agência de viagens. Lembre-se que a imagem no WhatsApp é redonda, então, crie um logo que irá se encaixar.
Veja um exemplo:
E se você for usar uma imagem com pessoas, escolha uma com o time uniformizado, ou sua, mas que faça com que a agência seja identificada rapidamente.
3- Faça vídeos no WhatsApp
Agente, vídeos estão em alta. Então, ao invés de mandar só mensagens de texto e imagens, pense em adicionar essa mídia a sua estratégia no WhatsApp.
Se você gravar um vídeo curto com dicas de viagem, é possível usar no WhatsApp e stories do Instagram/Facebook. Pode ser algo simples e rápido, sem grandes produções.
Para editar e colocar seu vídeo no formato de cada rede social, eu recomendo o YouCut. Esse aplicativo é gratuito e bem fácil de usar!
4- Não seja um robô
Eu falei sobre as mensagens rápidas, de saudação e ausência. Elas realmente agilizam e facilitam o trabalho de quem está atendendo o cliente.
Porém, se você criar mensagens sem nenhum toque humano, o aplicativo perde seus benefícios.
Lembre-se: pessoas querem falar com pessoas. O WhatsApp é conversa!
Uma dica fácil é usar os emojis para suavizar e dar um ar mais humano às mensagens.
Veja na prática: qual dessas mensagens parece mais amigável?
1- Olá! Você mandou mensagem para a Isabela Viagens. Não estamos disponíveis no momento, mas assim que possível iremos retornar.
Agradecemos.
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2- Oi, tudo bem? 😊
Meu nome é Isabela e eu sou consultora de viagens aqui na Monde Turismo.
Eu não consigo te responder no momento 😥 mas pode deixar a sua dúvida ou pedido de orçamento que eu vou retornar o mais rápido possível, prometo!
Obrigada pelo contato. 😍
5- Disponibilize o número de WhatsApp nas redes sociais da agência
Disponibilizar o número de WhatsApp em todas as redes sociais é uma forma de aumentar a interação dos consumidores com a sua agência através do aplicativo.
E vale lembrar que quem decide como quer se comunicar com as empresas é o cliente. Ou seja, é ele que vai escolher o canal de atendimento que faz mais sentido. Por isso, invista em vários canais, inclusive no WhatsApp.
Você pode entrar aqui para gerar um link que leva o usuário diretamente para uma conversa com a sua agência no WhatsApp Web.
Conclusão
Espero que o blog post tenha sido útil. Coloque as dicas em prática e me conta como foi!
Qualquer dúvida, deixe nos comentários.
9 Comentários
Ótimas dicas!!
Que bom que gostou, Mariana <3
Adorei as dicas! Ia amar mais ainda se dessem mais exemplos práticos de postagens para quem tem uma lista de clientes boa a ser trabalhada no WhatsApp, porém está iniciando em redes sociais, ainda sem ideias de bons conteúdos, com pouca prática nisso e pior, tímida ao extremo para aparecer em vídeos rsrsr
Que bom que gostou. Temos outros materiais que podem te ajudar bastante!
Ckecklist: https://bit.ly/2LMpxLt
Nesse conteúdo você encontra diversas dicas de temas e estratégias para as redes sociais, incluindo WhatsApp e Telegram.
Live: https://www.youtube.com/watch?v=PUQhyAt4RHo
E nesse conteúdo você vai aprender várias dicas para começar a movimentar o Instagram, mesmo sendo tímida (Rs).
Espero ter ajudado e qualquer dúvida, fico à disposição!
O YouCut parece que não funciona em IOS. Tem alguma dica similar para IOS? Obrigada
Olá, Renata!
Pesquisei aqui e parece que o iMovie é muito bom! E totalmente gratuito.
https://apps.apple.com/br/app/imovie/id377298193
Vocês sabem se dá para mais de uma pessoa diferente utilizar ao mesmo tempo o whatsapp business?
É possível sim, Carol! Você pode utilizar uma ferramenta de atendimento multicanal, como a Digisac, para centralizar toda a sua comunicação por WhatsApp, Telegram, chat e e-mail. Dê uma olhada: https://digisac.com.br/