WhatsApp Business: boas práticas para criar mensagens automáticas
Agente, você já deve ter notado que o consumidor está cada vez mais exigente e imediatista. Sabe aquele tipo de viajante que faz um pedido de orçamento agora e quer uma resposta no mesmo minuto? Ele está se tornando maioria.
A urgência do consumidor é uma coisa que acontece não apenas no mercado turístico.
Porém, um consultor de viagens executa muitas funções e nem sempre dá para atender a essa expectativa de rapidez.
Mas será que tem um jeito de dar retorno para os contatos de forma rápida e sem pirar?
Tem sim!
A função de mensagens automáticas do WhatsApp Business. Essa é uma solução muito prática e simples para manter a comunicação com os seus contatos de forma automatizada.
Então, se você quer saber como configurar e escrever boas mensagens, continue lendo!
Como configurar mensagens automáticas no WhatsApp Business
Vamos começar o conteúdo, então, aprendendo como configurar essas mensagens. Depois eu vou dar alguns exemplos de textos para te ajudar a criar, ok?
A primeira coisa que eu preciso saber é: você está utilizando o WhatsApp Business?
Caso a sua agência ainda esteja usando o aplicativo de conversas pessoal, aprenda como baixar e configurar a versão profissional clicando aqui.
Mas o foco desse conteúdo são as mensagens automáticas. Portanto, vou mostrar como usar essa função.
1° Clique nos três pontinhos (na tela principal do seu WhatsApp).
Depois clique em Ferramentas Comerciais.
A tela que apareceu para você é a de mensagens. Estou mostrando nas imagens abaixo para ficar claro.
Mas além de escrever mensagens, você pode configurar algumas outras coisas:
- Horário de envio da mensagem. Selecione se você quer que a mensagem seja enviada fora do horário de atendimento da sua agência. Ou, ainda, em horários personalizados.
- Destinatários. Isto é, você pode escolher quem vai receber.
Veja no vídeo abaixo como fazer as configurações das suas mensagens.
Boas práticas para as mensagens automáticas no WhatsApp
Até agora eu falei sobre como chegar no recurso do aplicativo, mas a base da estratégia que estou ensinando aqui é a escrita.
Portanto, separei algumas dicas que podem te ajudar a escrever boas mensagens para o WhatsApp.
- Cuidado com erros de digitação e gramaticais.
Para evitar esse problema, revise as mensagens antes de colocá-las no ar.
- Ofereça algo relevante.
É uma boa ideia oferecer um conteúdo interessante. Algo que foi postado nas suas redes sociais, por exemplo.
- Escreva de uma maneira leve e objetiva.
Usar uma linguagem amigável e direta faz bastante sentido nesse mundo acelerado no qual vivemos. Sendo assim, nada de blocos muito longos de texto.
Exemplos práticos de mensagens
Agora, agente, eu vou deixar alguns exemplos práticos para você se inspirar e criar as suas mensagens automáticas no WhatsApp.
Mensagem de saudação
Esse tipo de mensagem pode ser encaminhada automaticamente para quem está entrando em contato pela 1ª vez e para quem ficou, pelo menos, 14 dias em inatividade. Ou seja, sem falar com a sua agência através do aplicativo.
Quando for escrever esse texto, eu recomendo que você pense na motivação que leva as pessoas a contatarem a sua agência.
Muito provavelmente elas estão interessadas em uma cotação de viagens, certo?
Portanto, pensando em adiantar o seu trabalho, você pode usar a mensagem de saudação como um filtro. Vou dar um exemplo para ficar mais claro.
Mensagem de ausência
Essa mensagem é muito importante, pois com ela você não deixa o cliente sem retorno quando estiver ausente.
E é possível configurar o envio dessa comunicação “fora do horário de atendimento”. Isso pode ser definido por você dentro das configurações do aplicativo.
Mas também dá para colocar um horário programado.
Vamos imaginar que você saiu em viagem com um grupo e ficará ausente do WhatsApp por uns dias. Você pode definir os horários e deixar um texto pronto mais ou menos assim:
Além dessa mensagem, eu recomendo que você já padronize um texto para ser enviado fora do horário comercial da sua agência:
Respostas rápidas do WhatsApp
Essa função do WhatsApp Business funciona como um atalho para você deixar textos prontos que podem ser encaminhados com um clique.
Mas quando usar essas respostas?
Se você tem a sua consultoria de viagem como um produto, por exemplo, é possível criar um atalho explicando como ela funciona. E fazer isso é importante, visto que os novos clientes podem ter dúvidas sobre o tema.
Algo mais ou menos assim:
Se você trabalha com roteiros personalizados, também é legal ter uma mensagem rápida criada para tirar dúvidas:
Enfim, esses são só exemplos. Mas a minha dica mesmo é que você pense em dúvidas que sempre surgem e que podem ser respondidas com um texto padrão.
Isso vai adiantar muito o seu trabalho e vai ajudar a melhorar o seu atendimento!
E para fechar, gravei um pequeno vídeo mostrando a tela do meu celular para você ver como é fácil criar essas mensagens.
Conclusão
Pois nós chegamos ao final!
E nesse conteúdo a gente falou sobre o WhatsApp Business e as possibilidades de mensagens que você pode programar.
São elas as:
- Mensagens de saudação;
- Ausência;
- Mensagens rápidas.
O material te ajudou? Então não se esqueça de compartilhar com outros agentes de viagens.
Até a próxima.
2 Comentários
Bom dia Isabela Braga!!
Muito obrigada pela dica, estou entrando agora no turismo e busco de todos os meios me aperfeiçoar a cada dia. O canal de vocês é fantástico, ajuda muito com temas de grande relevância no dia a dia do agente.
Muito obrigada e Parabéns a você e a toda equipe Monde !
Um grande abraço!!
Marisa Adam
ALL Magical
Olá, Marisa. Muito obrigada pelo comentário e bem-vinda ao mundo do turismo! Estamos aqui para ajudar.