Tendências do turismo para 2023: o que você precisa saber

tendências do turismo para 2023

Olá, agente. Neste conteúdo eu vou falar sobre alguns temas que estão muito em alta e que vão continuar sendo debatidos em 2023.  

Mas não dá para falar profundamente a respeito de todos os tópicos, então o meu objetivo central é pincelar esses assuntos e indicar materiais complementares para que vocês estudem mais, ok? 

Bora começar!

Diversidade e Inclusão não podem ser só estratégias de marketing 

E já vamos começar pelo tema que finalmente está sendo levado a sério nos ambientes corporativos: inclusão e diversidade. 

Mas quem acompanha o blog aqui da Monde sabe que eu gosto de começar os conteúdos com uma pergunta para gerar reflexão. 

Portanto, esse é o meu primeiro questionamento: você acha que postar uma imagem como essa abaixo no Instagram da sua agência de viagens é diversidade?

imagem de um homem negro e uma mulher branca sobre o tópico diversidade

Se a sua resposta foi sim, fica comigo porque há muito mais para entender. 

Primeiramente, a gente precisa alinhar o nosso entendimento sobre os termos diversidade e inclusão

O primeiro tem a ver com multiplicidade, ou seja, aquilo que é plural e não é homogêneo. 

Já a inclusão é a prática da diversidade. 

O que eu quero enfatizar com isso é que não basta ter uma agência diversa, você precisa ser capaz de criar práticas para que todos se sintam bem-vindos e respeitados.

O que geralmente acontece, porém, é que muitas empresas abandonam a causa no tópico diversidade. Mas por quê? Porque a preocupação está apenas em mostrar ao público que a organização é diversa.

O problema é que não adianta contratar pessoas de grupos minorizados e pensar “pronto, já fiz minha parte”. Essas pessoas precisam se sentir seguras e pertencentes à equipe, sem que haja situações de preconceito. 

Discurso de representatividade sem ação prática é só marketing. 

A inclusão começa na cultura do seu negócio. Isso porque a cultura de uma organização não acontece espontaneamente. 

Em outras palavras, precisa existir um esforço ativo de entendimento e valorização da importância social.

Sendo assim, diversidade e inclusão devem ser encarados como qualquer projeto institucional. 

Para contratar e implantar um sistema de gestão, por exemplo, você fez pesquisas, procurou por indicação de quem já entende do assunto e treinou a equipe. 

O mesmo deve acontecer sobre os temas que estamos tratando aqui. É uma questão de não parar de estudar e de se atualizar sobre as mudanças do mundo no qual vivemos. 

Você sabia que há relação entre diversidade e lucratividade?

Veja alguns dados que comprovam essa afirmação. 

dados que provam que a diversidade pode ser lucrativa em empresas


Fontes: McKinsey & Company e AGÊNCIA BRASIL

E aí, você vai esperar até quando para começar a agir pensando nesses pontos? Esses temas não vão desaparecer, muito pelo contrário, a tendência é que eles sejam ainda mais discutidos. 

Sendo assim, se informe! O curso de diversidade e inclusão da empresa Gupy é gratuito e vai te ajudar bastante. 

Nômades digitais e anywhere office: o estilo de vida em alta 

Você sabia que segundo o relatório da Frogomen (empresa especializada em migração), é estimado que existirão cerca de 1 bilhão de nômades digitais até 2035? 

Se isso não é tendência, eu não sei o que é. 

Mas começando pelo começo, o que caracteriza um nômade digital? Esses são profissionais que exercem suas funções de forma remota (sem um ponto de trabalho definido), “caminhando” por qualquer lugar do mundo.

O anywhere office significa escritório em qualquer lugar e segue esse mesmo entendimento. A ideia é ter escritórios descentralizados.

Esse estilo de vida ganhou força durante a pandemia e no pós-pandemia, e a alta movimentação fez com que 23 países criassem vistos específicos para esses nômades. A Argentina e o Brasil fazem parte dessa lista. 

Portanto, agente, é inegável que esse é um tema importante. O caminho a se seguir, então, é o de acompanhar e estudar o que a sua empresa pode oferecer de soluções para esse grupo que está crescendo MUITO. 

A sua agência de viagens pode, por exemplo, criar ações de marketing específicas para quem precisa de consultoria de visto, de passagem aérea e de dicas sobre destinos em alta para profissionais que exercem o trabalho remoto. Pense nisso!

Disposição do consumidor para gastar mais em viagens

Eu citei, no outro conteúdo que escrevi sobre tendências de viagens, a busca por destinos de natureza e tranquilidade. Essa ambição por sossego continua em 2023, mas há outros pontos que precisamos abordar. 

Muitos viajantes estão querendo realmente sair da zona de conforto e vivenciar novas culturas. Segundo essa pesquisa, 68% dos viajantes querem a experiência de um choque de cultura completo, o que envolve ter contato com idiomas diferentes.  

Ainda segundo a pesquisa, a prioridade do brasileiro em 2023 é viajar, porém há um foco em aproveitar bem o orçamento. 74% dos viajantes disseram que querem tirar o máximo de custo-benefício do planejamento de viagens.

“Nossa, então eles vão fazer um leilão entre agências e a internet”. Sim, com certeza isso vai acontecer, como já acontece atualmente. 

No entanto, esse é um dado que prova a importância de ter a sua comunicação focada na personalização dos serviços. 

Lembre-se que alto volume não se conecta com alta personalização. Sendo assim, você não precisa de 1 milhão de possíveis clientes, você precisa criar o roteiro certo para as necessidades e expectativas de cada pessoa. 

Agente, os viajantes pretendem gastar mais no próximo ano. Mais da metade dos entrevistados no estudo (54%), falaram que querem cometer alguns exageros financeiros nas férias para compensar os últimos dois anos em casa. 

Ou seja, alinhe muito bem no atendimento o poder aquisitivo do seu cliente e ofereça a experiência certa! 

Individualidade na relação, flexibilidade na compra de serviços e capacidade de resolver problemas

Muito se fala sobre a mudança no comportamento do consumidor.

E não há como negar que a internet, as redes sociais e mais recentemente a pandemia de Covid-19 são fatores que afetaram e ainda afetam a forma como o consumidor age. 

Porém, esse ponto você já entende: o cliente de hoje não é o mesmo de 5 anos atrás. O que fazer, então, para atender esse novo perfil?

Bom, dois pilares são importantes dentro desse tema, a individualidade na relação e a flexibilidade na compra de serviços. 

Veja, agente, o que tem ocorrido é que as pessoas querem uma experiência única de atendimento e comunicação com a marca, mas querem fazer isso da forma mais descomplicada possível. 

Além disso, o viajante quer fazer negócio com uma agência que é capaz de resolver problemas com agilidade. O suporte em viagens agora faz parte do checklist de planejamento.

A sua agência pode conseguir equilibrar esses pontos, mas para isso é preciso se concentrar na experiência do cliente e na personalização dos serviços. 

Então, minha sugestão é que você separe tempo e um orçamento para construir bons pontos de contato, como um site atualizado e organizado.

Os conteúdos do blog da Monde sobre o tripé das agências de sucesso e agência 360 vão te ajudar a ter bons resultados com o novo consumidor. 

Nós estamos pensando mais em viagens sustentáveis

O turismo sustentável não é um tema recente, mas com certeza ganhou visibilidade depois do início da pandemia de coronavírus. 

Sobre esse assunto, países como a Colômbia e a Suíça já lançaram políticas para garantir a diminuição dos impactos ambientais em viagens. O primeiro com o “Turismo sustentável: unidos pela natureza” e o segundo com o “Estratégia para o desenvolvimento sustentável do local como destino de viagem”. 

E é claro que vale destacar um dado da pesquisa realizada pela Booking.com:

  • 7 em cada 10 brasileiros querem viajar de forma mais sustentável. Nós estamos em segundo lugar no ranking de nacionalidades mais conscientes sobre o tema. 

Portanto, é inegável que falar e planejar ações para ter uma agência de viagens preocupada com a questão ambiental é algo que precisa ser feito para ontem. 

E para que você comece a caminhar nessa direção, eu recomendo o estudo sobre ESG, que significa:

  • Ambiental, social e governança.

Essa sigla diz respeito ao quanto uma empresa está comprometida em ser mais sustentável, o quanto está preocupada com o bem-estar social e com a sua própria administração.

Vale a pena entender mais sobre isso, pois, como eu disse antes, esse é outro tema que não vai desaparecer. 

Conclusão

Veja os tópicos abordados neste conteúdo:

  • Diversidade e inclusão: como ter uma empresa diversa e preocupada com o bem-estar dos colaboradores;
  • Nômades digitais: quem são esses, o que fazem e porquê a sua agência precisa conhecer esse estilo de vida;
  • O consumidor quer gastar mais em viagens, mas também quer planejamento para aproveitar muito bem o dinheiro investido;
  • Individualidade na relação e flexibilidade na compra de serviços são tópicos relacionados a experiência do cliente;
  • Sustentabilidade é um assunto que está sendo muito debatido no pós-pandemia. O que a sua empresa pode fazer para contribuir?

Espero que você tenha gostado e não se esqueça de compartilhar com colegas da área! Abraço.

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