Dados de retrovisor: como olhar para trás te ajuda a melhorar o seu negócio

como o histórico de dados ajuda o seu negócio

Estamos vivendo na era dos dados! Isso significa que empresas de todo o mundo realizam análises completas para tomar decisões mais inteligentes e obter resultados cada vez melhores. 

Mas e a sua agência? Já está navegando nessa onda de informação?

Se a resposta for não, não se preocupe! Estou aqui para te ajudar a dar o primeiro passo. 

Neste artigo, eu vou te mostrar como a qualidade dos dados é crucial para alcançar seus objetivos e como o Monde pode ajudá-lo a armazenar, visualizar e gerenciar seus dados de forma eficiente.

Então, não perca mais tempo! Continue lendo e comece a transformar dados em conhecimento.

O que são “dados de retrovisor”?

Agente, você deve estar aí se perguntando o que eu quero dizer com a expressão “dados de retrovisor”. 

Pois bem, vou explicar!

Quando estamos dirigindo, um dos cuidados que precisamos ter é o de olhar para o que está acontecendo atrás e ao redor de nós, não é verdade? E a gente faz isso utilizando os retrovisores do veículo. 

Mas o que isso tem a ver com a sua agência de viagens?

Bom, dentro de um veículo são os retrovisores que ampliam o campo de visão do motorista e o ajudam a evitar problemas no trânsito. 

Nas empresas, porém, essa tarefa é realizada pela análise do histórico de dados.

Isso porque essa análise, assim como a checagem do retrovisor, permite que você olhe para trás e enxergue o seu negócio de forma mais ampla.

Agora, imagine um motorista tendo que decidir se vai trocar de pista sem a ajuda do retrovisor. A tarefa seria muito mais difícil e com chances muito maiores de erro, certo?

Pois eu te garanto que tomar qualquer decisão estratégica na sua agência sem olhar para os dados também vai te trazer prejuízos que poderiam ser evitados.

Afinal, estudar o que já aconteceu na sua agência é uma forma de se antecipar e tomar decisões mais acertadas. 

E aí, o tema do blog post ficou claro? Então vamos continuar porque eu tenho muitas dicas práticas para você.

Por que se preocupar em analisar dados do passado?

Eu decidi escrever um pouco sobre a importância da análise de dados do passado, porque muitos gestores querem correr desse assunto. 

Porém, há muitas vantagens, inclusive competitivas, em fazer esse estudo. Olha só!

Viu como é importante analisar dados? 

Lembre-se que nós estamos na era da informação e para ser capaz de oferecer simplicidade, flexibilidade e agilidade aos clientes, você precisa “olhar para dentro” da sua agência de viagens.

Mais uma coisa: os seus dados precisam ter valor

Até agora eu falei sobre a importância de ter e analisar dados sobre o seu negócio.

No entanto, há mais um ponto que eu preciso abordar dentro desse universo de análises, que é a qualidade dos dados. 

E eu digo isso porque não adianta preencher várias planilhas e encher a sua área de trabalho de gráficos e números, se essas informações não estão corretas e completas. 

Para que os resultados tenham valor, os dados precisam ser relevantes!

Mas eu entendo que o processo manual de criação de planilhas é complicado e muito suscetível a erros, já que elas são “folhas em branco”. 

Sendo assim, o ideal é que você use uma ferramenta de gestão que seja capaz de centralizar e facilitar o seu acesso às informações da sua agência.

Por exemplo: com o Monde você não precisa preencher relatórios manualmente, o que evita erros de digitação e otimiza muito o tempo de trabalho. 

Portanto, se você está decidido a passar pela transformação digital e realmente se apoiar em dados para tomar decisões, o primeiro passo é pensar em como armazená-los. 

Recursos do Monde que vão te ajudar a estudar dados 

Como eu disse, o Monde é um sistema muito completo para auxiliar o agente a centralizar, acessar e analisar dados importantes.

Pensando nisso, agora eu vou dar algumas dicas de como utilizar recursos do Monde para aprofundar o seu conhecimento sobre a sua agência de viagens. 

Demonstrativo de resultados

Os nossos consultores de implantação sempre recomendam aos clientes que analisem o fechamento financeiro do mês usando o “demonstrativo de resultados”.

Com esse relatório, o gestor pode:

  • Analisar as despesas e receitas contraídas em um determinado período e, em seguida, saber o valor do seu saldo.

Esse relatório também vai ajudá-lo a criar um planejamento baseado em dados, já que você conseguirá estudar as margens de lucro. Sabendo qual é a porcentagem de lucro, você pode iniciar reflexões, como por exemplo:

“Se eu tenho uma margem de 10%, quanto eu preciso vender para ter 12% agora.”

“Será que meus vendedores estão aproveitando todas as oportunidades para aumentar a margem de lucro da venda? Oferecendo seguro, passeios e complementos?”

“Será que eu preciso gerar mais oportunidades para os vendedores?”

Vale ressaltar que as informações do Demonstrativo de Resultados são trazidas pela data de competência, ou seja, a data em que as contas foram contraídas, independentemente de já terem sido pagas ou recebidas. 

Demonstrativo de categorias

Esse relatório traz todas as contas de um determinado período, visualmente distribuídas por categorias que você mesmo pode definir em seu plano de contas. 

Saiba como editar seu plano de contas.

Ele não apura lucro ou resultados financeiros da agência, mas possibilita que você analise suas contas “agrupadas por temas”, que são as categorizações que você deu para cada conta.

E ainda, fitrando alguns meses para estudar os resultados, o relatório te mostra uma visualização em colunas, como na imagem abaixo.

Com essa análise, você vai conseguir:

  • Criar e manter um plano de metas de despesas, reduzindo gastos desnecessários.
  • Estudar a relação entre um período e os custos do negócio, identificando meses em que as despesas aumentam e as razões para isso acontecer.

Fluxo de caixa 

O relatório de fluxo de caixa do Monde é indispensável para um gestor de agência de viagens!

Afinal, com ele é possível fazer um estudo do período realizado e compreender pilares importantíssimos, como:

  • Quais foram os melhores e piores dias do mês que passou;
  • Vai ser necessário negociar alguma data de pagamento ou recebimento?
  • Analisar o crescimento financeiro da agência. Para isso, é preciso olhar se o mês iniciou com o saldo em baixa e finalizou em alta.

Quer aprender mais sobre fluxo de caixa? Então, assista ao vídeo abaixo.

Conclusão

A análise de dados é fundamental para as empresas, pois permite que elas identifiquem tendências e padrões, otimizem seus processos, melhorem a satisfação do cliente e desenvolvam estratégias baseadas em informações reais. 

No entanto, é importante lembrar que a qualidade dos dados é essencial para que os resultados sejam efetivos. 

A utilização de uma ferramenta de gestão, como o Monde, pode ser fundamental para centralizar e facilitar o acesso às informações da agência. 

Ao seguir essas dicas, sua agência de viagens estará mais preparada para a era da transformação digital e poderá se destacar no mercado.

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