TikTok e o mercado de viagens: como a plataforma pode ajudar a sua agência
Hoje, nós vamos falar sobre ele, queridinho do momento: o TikTok.
Milhares de empresas já apostam nessa rede para ter resultados de presença de marca e comunicação direta com o público.
Por isso, neste blog post, eu quero te ajudar a entender as vantagens que essa plataforma pode trazer para a sua agência de viagens e como postar um conteúdo relevante.
Vamos lá?
O que é o TikTok e por que sua agência deveria criar conteúdo na plataforma?
O TikTok é uma rede social de compartilhamento de vídeos curtos, que já conquistou mais de 1,5 bilhão de usuários ativos mensais em todo o mundo. É muita gente, né?
Uma das coisas que a torna tão popular é a facilidade em editar vídeos, adicionar música e efeitos especiais, permitindo aos usuários soltar a imaginação e criar conteúdos com facilidade.
Além disso, a plataforma apresenta um feed personalizado, que mostra vídeos de acordo com os interesses do usuário e as interações anteriores.
E aqui vai uma curiosidade: muitas empresas ainda não se aventuraram a produzir conteúdo para o TikTok porque acham que a plataforma é frequentada apenas por adolescentes.
Mas a verdade é que, mesmo sendo a maioria dos usuários jovens, temos visto um aumento significativo de pessoas de outras faixas etárias utilizando a rede no Brasil.
Afinal, quando algo faz sucesso, é natural que pessoas de todas as idades se interessem!
Mas será que vale a pena a sua agência criar conteúdo para o TikTok?
A minha opinião é que sim, vale a pena.
O TikTok está bombando com todo mundo, não importa a idade! Por isso, as empresas estão aproveitando a chance para chegar em novas pessoas e se destacar.
Porém, para que isso aconteça, é preciso que os usuários se interessem e busquem informações sobre o segmento do seu negócio.
A boa notícia é que a sua agência pode aparecer bastante no feed da galera, já que a plataforma teve mais de 2 milhões de buscas relacionadas a viagens nos últimos meses.
Além disso, as hashtags #bateevolta e #roadtrip tiveram juntas mais de 100 milhões de buscas. Então, espaço para estar presente é o que não falta!
Quer algumas dicas para ser relevante nessa rede social? Então, continue lendo que eu vou te contar tudo.
Não perca a oportunidade de estar presente em cada etapa da jornada de compra do seu cliente
No Fórum Panrotas 2023, eu assisti a uma palestra com muitos dados importantes sobre o interesse dos usuários do TikTok em viagens.
Os números são impactantes, mas o que me chamou mais atenção foi o fato de que há uma jornada de pesquisa muito clara na plataforma.
Vou me aprofundar nessa ideia, olha só.
Os termos “pacote” e “pacote de viagem” têm cerca de 127 milhões de acessos. Esse tipo de pesquisa pode representar um público que está iniciando o planejamento para viajar.
Já os termos relacionados à hospedagem, como “hotel”, “pousada” e “hostel”, somam mais de 300 milhões de acessos. Nesta fase, você vai encontrar viajantes com dúvidas que podem ser solucionadas com o apoio de um agente.
E, por fim, pensando em experiências, termos como “cruzeiro” e “parques” somam mais de 1 bilhão de visualizações.
Se a sua agência trabalha com a venda de cruzeiros e até ingressos para atrações, vale muito a pena postar vídeos que irão aparecer para esse público interessado.
Portanto, o que podemos perceber é que há como estar em diversas fases da jornada de compra de um viajante, tirando dúvidas e até motivando o início de um planejamento de viagem.
Seu negócio precisa aproveitar essa chance, não é verdade?
O TikTok te ajuda a criar um conteúdo Always on
Conteúdo “always on” é um termo de marketing usado para descrever a estratégia de criação de conteúdo contínuo, com o objetivo de manter uma presença constante da marca na mente do público-alvo.
Em outras palavras, é uma estratégia que envolve a criação e distribuição regular de conteúdo relevante e valioso
Lendo essa definição, você consegue visualizar como o TikTok pode ser um excelente aliado na criação de uma estratégia de marketing Always on?
Vou apresentar os dois principais motivos para isso:
1- A plataforma possui vários recursos que facilitam a edição do conteúdo, o que te ajuda a produzir bons vídeos sem perder horas de trabalho.
2- É possível usar a fórmula do infotenimento. Ou seja, criar conteúdos que informam, educam e entretêm.
Aliás, muitos produtores de conteúdo, de diversas áreas, apostam em vídeos com focos educativos.
Isso significa que é possível mostrar soluções e ser útil nessa rede. Isso com certeza vai te ajudar a reter a atenção de um público mais preparado para comprar uma viagem.
Quer um exemplo? Olha este tiktok sobre o boto cor de rosa!
Preste atenção nas hashtags usadas: #amazonas, trip, viagens!
Como produzir um bom conteúdo para o TikTok
O TikTok é conhecido por ter uma comunidade ativa e engajada que gosta de explorar novos lugares e experimentar novas atividades.
Isso pode ser uma vantagem para a sua empresa, já que uma das coisas que faz uma agência ter sucesso é justamente conseguir fazer o pax viajar sem sair da cadeira.
O seu conteúdo na plataforma pode te ajudar nesse pilar de “encantar o passageiro”.
Mas não é só isso, existem alguns fatores que tornam essa rede social tão popular e você precisa explorar esses pontos:
Para fechar este conteúdo, acho interessante dizer que o TikTok também requer planejamento. Sendo assim, você vai precisar criar um plano de ação que envolva orçamento de publicidade e cronograma de postagem.
Como em qualquer outro canal de marketing digital, essa ferramenta só vai funcionar se você tiver objetivos claros e ações bem definidas.
Conclusão
O TikTok é uma plataforma de compartilhamento de vídeos curtos com mais de 1,5 bilhão de usuários ativos mensais.
Apesar de muitas empresas acharem que a plataforma é acessada apenas por adolescentes, ela está presenciando um aumento no número de usuários mais velhos no Brasil.
Isso significa que há espaço para estar presente!
As agências de viagens têm uma enorme oportunidade de aparecer no feed das pessoas, já que a plataforma registrou mais de 2 milhões de buscas por termos relacionados a viagens nos últimos meses.
Além disso, a plataforma pode ajudar a sua agência a estar presente em todas as fases da jornada de compra do consumidor, criar conteúdo Always on e ser relevante.
Portanto, o TikTok pode ser um excelente aliado na criação de uma estratégia de marketing para o seu negócio.
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