Os tipos de e-mail que a sua agência precisa conhecer

Os tipos de e-mail que a sua agência deve conhecer

E aí, vamos conversar sobre e-mail?

No artigo “Como usar o e-mail marketing para se relacionar e vender”, eu falei sobre estrutura e ações para campanhas de marketing através desse canal de comunicação.

Neste conteúdo, porém, eu vou abordar outros modelos de texto que podem ser encaminhados durante as etapas da jornada de compra:

  • Primeiro contato;
  • Envio de orçamento;
  • Retorno do orçamento;
  • E pós-venda!

Então, vamos logo para as dicas, pois eu tenho muita coisa boa para te apresentar!

Modelo AIDA para o envio de e-mails de primeiro contato

AIDA é um modelo utilizado para despertar o interesse do consumidor e acelerar a jornada de compra. Cada letra tem um significado: 

  • A: Atenção;
  • I: Interesse;
  • D: Desejo;
  • A: Ação.

E, agente, neste material eu vou utilizar o modelo AIDA para criar e-mails de primeiro contato. Olha só!

A: atenção 

Nesta etapa você precisa conseguir a atenção da pessoa que recebeu o seu e-mail. Para isso, o primeiro passo é fazer com que ela queira abrir e ler o conteúdo, certo? 

Sendo assim, é importante tirar um tempo para definir o assunto do e-mail. Algumas dicas são:

  • Utilize o nome da pessoa no assunto do e-mail. 

Por exemplo: Ana, separei dicas de viagens para você!

  • Faça perguntas.

Por exemplo: Ana, você quer conhecer a Grécia? 

  • Ofereça ajuda.

Por exemplo: Ana, precisando de ajuda para viajar?

Usando esses métodos você tem mais chances de fazer com que o contato te note em meio aos diversos e-mails na caixa de entrada dele.

I: Interesse

Agora que você conseguiu incentivar a abertura, chegou a hora de oferecer algo para despertar interesse.

Aqui, o mais importante é criar curiosidade nas primeiras linhas do e-mail. Então, não enrole! 

Em outras palavras, seja direto e claro no que está sendo oferecido. Para isso eu recomendo que, antes mesmo de se apresentar, você faça uma chamada que demonstre sobre o que o texto irá tratar. 

Por exemplo:

Olá, você sabia que Porto de Galinhas é considerada uma das praias mais bonitas do Brasil? 

Águas quentes e cristalinas encantam turistas do mundo todo. Olha que paisagem sensacional: 

foto de porto de galinhas para e-mail marketing

Foto tirada por mim, na minha viagem a Porto. Não é lindo?

Meu nome é Isabela e eu sou agente de viagens na Monde Turismo. 

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Viu como eu fiz uma chamada e já usei um apelo visual, revelando o assunto logo de cara?

Depois da imagem, o próximo passo na estrutura do e-mail é se apresentar e indicar o nome da sua agência de viagens (ou da agência na qual você trabalha). Afinal, nós gostamos de nos comunicar com pessoas. Gostamos da conexão e do contato mais real. Portanto, fale quem é você. 

Ps: se estiver escrevendo sobre um destino que já conheceu (ou que alguém da equipe conheceu), use as fotos pessoais. Além de não ter que se preocupar com direitos autorais, você torna a mensagem mais humanizada. 

D – Desejo 

Ótimo! Seu possível cliente avançou na jornada.

Agora é hora de fazer com que ele sinta desejo em se aprofundar no que você está falando. 

Para essa finalidade, é importante que o e-mail contenha informações relevantes. Ou seja, não adianta empurrar uma promoção de viagem logo no primeiro contato. É preciso nutrir o lead para que ele caminhe pelas etapas da jornada de compra. 

Seguindo com o exemplo: 

Eu quero te dar algumas razões para conhecer esse destino. Além da vista maravilhosa, Porto de Galinhas tem muito mais a oferecer. 

  • Verão praticamente o ano todo. 

Para os amantes do clima quente, Porto de Galinhas é o destino certo. 95% dos turistas consideram o local como um destino de “sol e praia”, segundo a Universidade Federal do Pernambuco. 

Quer tomar um bronze sensacional? Porto de Galinhas é o destino para você!

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Com dicas práticas e curiosidades interessantes, você pode conseguir despertar o desejo da pessoa em conhecer o destino, ou, ao menos, de ter mais informações com a sua agência. 

Mas não exagere. Não escreva um texto muito longo, pois isso pode espantar o leitor logo de cara. 

A – Ação 

Chegamos a última etapa do e-mail. A intenção aqui é que o leitor tome uma atitude guiada por você. 

Isso significa que é preciso criar um call to action (chamada para ação) atrativo o suficiente. 

Por exemplo: conheça agora mais curiosidades sobre Porto de Galinhas 

Usar a palavra “agora” gera um senso de urgência. E oferecer um conteúdo extra pode ser um incentivo para o clique. 

Agora veja o modelo de e-mail de contato completo:

Assunto: Ana, você quer conhecer Porto de Galinhas?

Olá, você sabia que Porto de Galinhas é considerada uma das praias mais bonitas do Brasil? E não é pra menos!

Águas quentes e cristalinas encantam turistas do mundo todo. Olha que paisagem sensacional: 

foto de porto de galinhas para e-mail marketing

Foto tirada por mim, na minha viagem a Porto. Não é lindo?

Mas antes de continuar: meu nome é Isabela e eu sou agente de viagens na Monde turismo. 

Eu estou aqui porque quero te dar algumas razões para conhecer esse destino. Além da vista maravilhosa, Porto de Galinhas tem muito mais a oferecer. 

Verão praticamente o ano todo. 

Para os amantes do clima quente, Porto de Galinhas é o destino certo. 95% dos turistas consideram o local como um destino de “sol e praia”, segundo a Universidade Federal do Pernambuco. 

E eu tenho mais motivos para você viajar o quanto antes: Por que conhecer Porto de Galinhas? Saiba agora

Leia o blog post e depois me conte o que achou. Vou adorar conversar com você!

Modelo de e-mail “envio de orçamento”

Antes de falar sobre o e-mail, quero reforçar uma coisa: 

Preço: é o que o cliente paga;

Valor: é o que ele leva para casa. 

Certo?

Portanto, para gerar valor, você precisa ser diferente em todos os pontos de contato. Aqui, no momento de enviar o orçamento, você até pode encaminhar aquele texto padrão:

“Segue a proposta conforme conversamos.”

E no corpo do e-mail colar as informações referentes ao orçamento. 

Ou, uma opção muito melhor. Você pode trabalhar para aumentar a percepção de valor que o viajante terá da sua agência de viagens. 

Mas como fazer isso? 

1ª dica: trabalhe o gatilho de prova social 

A minha primeira dica é ter uma apresentação da sua agência de viagens montada, com depoimentos e alguns fatos interessantes sobre a empresa. Você pode montá-la com a ajuda dos layouts do Google Apresentações. 

Isso vai servir para marcar as qualidades da sua agência na cabeça do possível cliente. 

Lembre-se: menos é mais. Ou seja, não tente “encher linguiça”. O objetivo aqui é mostrar como a sua agência pode ajudar o consumidor, certo? 

Então, foque em depoimentos, pois isso irá ativar o gatilho de prova social, mostrando que outras pessoas já compraram com você e ficaram satisfeitas. 

Além disso, use boas imagens. Aproveite que o mercado do turismo proporciona esse apelo visual e compartilhe, com autorização dos clientes, fotos que eles fizeram durante as viagens. 

Dica: utilize o slideshare, que é uma rede de compartilhamento de apresentações. Dessa forma você pode encaminhar apenas um link para o seu consumidor, sem precisar anexar o material direto no e-mail. 

2ª dica: utilize o recurso de “Orçamentos”, do sistema Monde 

Esse recurso foi criado para facilitar o trabalho do vendedor, além de oferecer ao consumidor uma melhor experiência. 

Entre as vantagens, eu posso listar:

  • Clareza: as informações se adaptam ao dispositivo utilizado pelo consumidor. Isto é, se ele abrir o orçamento pelo celular, irá conseguir visualizar tão bem quanto na tela de um computador. 
  • Personalização: você pode usar as cores e o logo da sua agência, deixando o orçamento com a carinha da sua empresa. 
  • Praticidade para o agente, como eu disse. É muito fácil editar e organizar as informações. Além disso, o recurso gera um link que será encaminhado para o consumidor. Então não é necessário compartilhar nenhum arquivo ou mandar os dados no corpo do e-mail. 

Quer saber como esse recurso pode aumentar a sua taxa de conversão? Clique aqui. 

E se quiser entender melhor como o Orçamentos funciona, veja o vídeo abaixo. 

3ª dica: deixe uma opção de retorno no final do e-mail

Você precisa se mostrar aberto a receber um retorno daquele cliente, reforçando que não é apenas um e-mail marketing genérico.

O call to action neste tipo de e-mail é a confirmação do próximo contato. 

Por exemplo:

Ana, podemos conversar sobre os valores e as informações do orçamento na quinta-feira (18/02), às 10:30? Me responda se é um bom horário para você. 

E-mail de retorno do orçamento 

Para o caso de você não ter conseguido contato com a pessoa por telefone, eu trouxe outro exemplo de e-mail que pode nutrir mais o consumidor e levá-lo a considerar a compra. 

Exemplo:

Olá, Ana. Como vai? 

Não conseguimos agendar um horário para conversarmos por telefone, então eu estou passando aqui te fazer duas perguntas importantes:

1° – O que você achou do orçamento que eu te encaminhei para Porto de Galinhas? 

2° – De 0 a 5, qual a chance de você fechar essa viagem com a Monde Turismo?

Eu quero entender o seu nível de interesse em realizar essa viagem na data em que selecionamos, pois assim posso dar andamento nas reservas para você ir conhecer o destino de “sol e praia”.

Aguardo o seu retorno e, claro, fico à disposição para tirar qualquer dúvida. 

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A segunda pergunta que eu utilizei é uma recomendação do Thiago Concer, especialista em vendas. 

Segundo ele, essa pergunta ajuda o vendedor em duas coisas:

1- Entender quais orçamentos realmente têm chance de conversão. Afinal, se a resposta do consumidor for um 2 ou 3, a chance dele comprar é baixa. 

2- Quebrar objeções. Como assim? Bom, se o consumidor apresentar uma nota baixa, você pode responder:

“Mas Ana, você pareceu estar bem interessada na viagem, fiquei até contente com o seu entusiasmo. Por que a chance de comprar está baixa? Tem alguma coisa que eu possa fazer para você realize essa viagem com a gente?”

Seguindo essa linha, você pode encontrar alguma objeção que não foi identificada antes. 

E-mails para a etapa de pós-venda

Uhuul, estamos chegando ao final. Agente, nós iremos trabalhar três e-mails de pós-venda:

  • E-mail de agradecimento (depois do fechamento da venda);
  • Feedback (no retorno da viagem);
  • E nutrição com conteúdo relevante (para o cliente não se esquecer da sua agência). 

E-mail de agradecimento 

Esse perfil de e-mail deve ser enviado depois que a venda foi fechada. O objetivo é mostrar que a sua empresa se importa com o cliente mesmo depois de “receber”.

 Você não precisa criar um e-mail novo para cada venda fechada, já que isso daria um pouco de trabalho, né? Mas eu aconselho dois modelos de texto para o agradecimento. 

1° – Primeira compra com a agência. 

Assunto: Ana, bem-vinda à família Monde Turismo!

Ana, como vai?

É a sua primeira viagem com a Monde Turismo! Que alegria.

Só estou passando aqui para agradecer por escolher viajar com a gente. 

Estou muito feliz por ter a oportunidade de te ajudar a realizar o sonho de conhecer Porto de Galinhas. 

Tenho certeza que você vai amar esse destino e terá lembranças para uma vida toda! 

Lembrando que estou à disposição para tirar qualquer dúvida aqui por e-mail ou no WhatsApp (xx) xxxxx-xxxx. Pode me chamar sempre que precisar. 

Mais uma vez, obrigada pela confiança no meu trabalho e na agência. Grande abraço!

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2° – Já comprou com a agência 

Assunto: Ana, você vai viajar!

Ei, Ana. Como você está?

Só estou passando para te agradecer por confiar mais uma vez na Monde Turismo.

Você nos escolheu mais uma vez como parceiros para realizar a sua vie isso é incrível. Nós ficamos até emocionados por fazer parte da criação de lembranças para uma vida toda!

Lembrando que estou à disposição para tirar qualquer dúvida aqui por e-mail ou no WhatsApp (xx) xxxxx-xxxx. Pode me chamar sempre que precisar. 

Mais uma vez, obrigada pela confiança no meu trabalho e na agência. Grande abraço!

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Sobre os e-mails 

  • A ideia é que o texto seja leve e objetivo;
  • Lembre-se de deixar o seu contato à disposição;
  • Segmente os clientes com cuidado para não enviar um e-mail de primeira compra para quem já viajou com a agência. 

E-mail de feedback 

Esse tipo de e-mail serve para você saber como foi a experiência do cliente durante a viagem. 

Muitas empresas não pedem feedback, pois temem que as críticas sejam muito graves. Porém, vale lembrar que são justamente as críticas que nos ajudam a melhorar!

Para colher feedbacks, eu recomendo que você trabalhe com o NPS (Net Promoter Score) que é basicamente um estudo da satisfação do cliente. 

No blog post “como ter uma agência de viagens centrada no cliente”, você encontra tudo sobre o tema!

Mas, resumidamente, o formulário de NPS leva apenas uma pergunta:

“Em uma escala de 0 a 10, quanto você indicaria a Monde Turismo para amigos e familiares?”

Depois de obter as respostas, você pode selecionar os clientes que responderam 9 e 10 (considerados muito satisfeitos) para uma segunda ação. 

A de pedir uma foto e um depoimento para as redes sociais da agência. A Sonho Real Turismo (Americana – SP) fez esse pedido através de um formulário. Olha só:

formulário para pedido de foto Sonho Real

Muito legal, né? O cliente pode enviar um depoimento e uma foto da viagem, o que vai movimentar as redes sociais da agência com conteúdo humanizado, além de aumentar a autoridade da marca. 

“E o que eu faço com os clientes que deram notas ruins (entre 0 e 6)?”

Você precisa contatar essas pessoas para entender quais foram os problemas. O ideal é tentar marcar um horário para conversar por telefone, mostrando que a sua agência está interessada em aplicar melhorias. 

E-mail de nutrição

O e-mail de nutrição tem como objetivo fazer com que os seus contatos não se esqueçam da sua agência. Por isso, o objetivo aqui não é apresentar ofertas ou tentar vender, mas entregar dicas e qualquer tipo de conteúdo que seja relevante.

Exemplo de e-mail:

Assunto: Quer conhecer o Uruguai?

E aí, tudo bem?

Estou trazendo neste e-mail um blog post com os melhores pontos turísticos do Uruguai. 

E aqui vai uma prévia pra você:

Se você gosta de arte  e uma bela paisagem , a minha primeira recomendação é a Casapueblo, em Punta del Leste.

foto de Casapueblo, no Uruguai, para e-mail marketing

(Apelo visual)

Mas neste conteúdo você encontrará mais 9 dicas de lugares maravilhosos para conhecer no Uruguai. (informação de valor)

Depois me conte o que achou. Fico à disposição para conversarmos sobre esse e outros destinos. Abraço!

Sobre o e-mail:

  • Seja direto;
  • Utilize um apelo visual e uma informação de valor (que pode ser um blog post, um vídeo, uma postagem no Instagram. Enfim, qualquer conteúdo que seja informativo);
  • Reaproveite conteúdo. Se você gravou um vídeo ou escreveu um blog post com informações úteis, crie um e-mail com parte do conteúdo e compartilhe a informação de valor. 

Conclusão

E então, gostou do conteúdo? Espero que ele te ajude a mandar e-mails estruturados para os consumidores e clientes.

Deixe suas dúvidas ou sugestões nos comentários!

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