Guia para implantar o sistema Monde na sua agência (com sucesso)
Ei, agente! Vamos implantar o Monde na sua agência com sucesso?
Neste conteúdo, eu vou te dar dicas de como tornar a implantação do sistema mais ágil e tranquila.
Leia e me conte nos comentários se você está pronto para ser nosso cliente!
Implantar um sistema de gestão leva tempo, exige esforço e comprometimento
Vou te contar uma coisa com toda a sinceridade: implantar um sistema demanda tempo, paciência e muito comprometimento.
A verdade é que eu não posso (e nem vou) prometer que em uma semana o sistema estará completamente implantado na sua agência, com tudo funcionando.
Infelizmente, nada que traz resultados melhores e duradouros é tão simples assim.
Pense em toda a sua rotina de trabalho. Agora, imagine migrar tudo isso para um novo formato de gestão. Não é tarefa fácil, concorda?
Mas calma, não se desespere!
A boa notícia é que você não estará sozinho nessa! A Monde oferece uma grande ajuda durante todo o processo (e depois dele também).
Quando você contrata a nossa ferramenta, também contrata a consultoria de implantação, que é realizada por um consultor especializado no Monde e no mercado das agências de viagens.
Esse consultor compreenderá as necessidades do seu negócio e te ajudará a configurar e utilizar todos os recursos do sistema, de acordo com o seu modo de trabalhar. Ou seja, nossa equipe estará presente para te guiar no caminho certo!
Se você quiser saber mais sobre os consultores e a implantação, pode conferir tudo neste conteúdo aqui: o que acontece depois que eu contrato o Monde. Vale a pena dar uma olhadinha, viu?
E vamos continuar, pois no próximo tópico, eu vou te mostrar algumas dicas para preparar a sua agência e implantar o Monde com mais tranquilidade. Vamos ver?
Para implantar o Monde com facilidade: entenda as vantagens da ferramenta
Uma das coisas que vai te ajudar a implantar o Monde com sucesso é saber quais respostas o sistema vai te fornecer, isto é, quais informações sobre a sua agência você vai ter em mãos.
Eu separei alguns exemplos:
E não para por aí! Centralizando as informações no Monde, você deixa de ter um “bando de dados” espalhados em arquivos, pastas de e-mails, planilhas, dropbox e passa a ter um banco de dados organizado, atualizado, seguro e de fácil acesso para extrair informações úteis.
Além dos dados, o Monde também armazena e organiza seus documentos digitalizados, como cópia do passaporte dos clientes, contrato das vendas, vouchers, comprovante de pagamento, etc.
Viu quantos benefícios? O gestor pode conhecer todos os pontos do negócio com muito mais facilidade.
Mas para isso, é preciso se dedicar a inserir o sistema nos processos.
Para implantar o Monde com facilidade: entenda o que te motivou
Seguindo com as dicas, há um ponto muito importante que você precisa compreender: o que te motivou a mudar?
Pergunte a si mesmo quais problemas você queria resolver que te motivaram a contratar o Monde?
Faça uma listinha desses pontos e a olhe sempre que estiver se sentindo desanimado. Isso vai te ajudar a se manter no caminho certo da gestão.
E mais uma coisa: é super importante ter clareza sobre as questões que você quer resolver, porque aí dá para medir se o sistema está mesmo ajudando. Se não estiver, pare e pense o porquê.
Essa análise faz parte do desenvolvimento e do sucesso de qualquer mudança que você queira fazer. É preciso saber onde você quer chegar, ok? Ter um objetivo claro é fundamental para que você não desista e garanta que a implantação seja positiva.
Gestor: se prepare e prepare a sua equipe
Se você deseja que o sistema funcione na sua agência, é importante estar preparado para recebê-lo.
Isso significa organizar a agenda para que todos tenham disponibilidade para aprender a usar a ferramenta. Lembre-se de que, no começo, será necessário dedicar um pouco mais de tempo.
Então, sim, você e o seu time terão que organizar o dia a dia de trabalho para inserir essa nova responsabilidade.
Nesses anos de mercado, nós percebemos dois cenários ruins:
1- Gestores que delegam toda a responsabilidade de implementar o sistema aos funcionários.
O gestor precisa se envolver e participar ativamente de tudo. Isso é importante por dois motivos:
- Primeiro, se a motivação partir do gestor, há uma maior probabilidade de os funcionários se envolverem e incorporarem o sistema em suas rotinas. Isso pode acelerar a implantação. Por outro lado, se o gestor exige comprometimento, mas não se dedica, será difícil fazer com que todos abracem essa novidade.
- O segundo ponto é que, ao participar de tudo, o gestor fica por dentro do que está acontecendo, ganhando uma visão mais ampla e organizada de todas as áreas do negócio.
2- Gestores que querem aprender tudo para depois passar à equipe.
Isso também não é ideal, pois o melhor é que o time e o gestor comecem essa caminhada juntos. Isso tornará o aprendizado mais dinâmico.
Portanto, minha dica é: realize uma reunião para alinhar as mudanças, esclarecer as dúvidas e definir um planejamento inicial de ação. Aproveite este momento para falar sobre os benefícios que o sistema pode trazer para a agência e para o trabalho dos colaboradores.
Isso é importante para que o funcionário enxergue as razões e melhorias que essa novidade irá proporcionar!
Estruture a sua migração
Eu sei que você quer que a implantação do Monde seja ágil. Para alcançar esse objetivo, além de todas as dicas que já mencionei aqui, é importante estruturar a migração do seu atual sistema de controle para o Monde.
Isso significa ter conhecimento de como os processos ocorrem atualmente (onde os dados são armazenados, quais métricas você analisa, quantos tipos de controle são utilizados, etc.).
Depois, você precisa compartilhar com o nosso consultor todas essas informações. Assim, ele irá entender e te mostrar como substituir os seus processos atuais pelo Monde, proporcionando melhores resultados.
Não fique apegado ao passado
Vale dizer também que muitos gestores levam mais tempo do que o necessário para realizar essa migração, porque ainda estão muito apegados à rotina antiga.
Alguns agentes trabalham com duplicidade, preenchendo planilhas e o Monde. Esse retrabalho causa desânimo, já que você não consegue ter a otimização que a ferramenta promete.
Se o Monde já oferece a solução para um tipo de controle que você precisa, não faça isso em outro lugar. Mantenha a centralização!
Caso o sistema não atenda a alguma necessidade, o consultor irá te dizer e auxiliar a seguir com uma ferramenta externa.
Mudar nem sempre é fácil, eu sei, mas ficar estagnado, sem melhorias, é muito mais difícil, tanto para você quanto para o seu negócio. Se você decidiu que esse é o melhor caminho para a sua agência, (e tenha certeza de que é), se esforce para torná-lo realidade.
Dica final: use a central de ajuda para estudar
Além do acompanhamento do nosso consultor no início da sua jornada com o Monde, você vai contar com todo o suporte que precisar!
Estamos disponíveis para ajudar através do chat, telefone e e-mail. Não importa a forma, estaremos aqui para responder suas dúvidas e te dar todo o apoio necessário!
Ah, e não posso deixar de mencionar a nossa central de ajuda, que tem muitos artigos e vídeos explicando funcionalidades do sistema. É como ter um guia super completo ao seu alcance!
Minha sugestão é: aproveite para dar uma olhadinha na central sempre que precisar. É um jeito ótimo de reforçar seus conhecimentos e explorar todos os recursos incríveis que o Monde oferece.
Conclusão: implantar o Monde pode ser o que a sua agência precisa!
E aí, você quer ter o Monde como aliado na gestão da sua agência de viagens? Então, entre em contato com a gente!
Tenho certeza que você terá ótimos resultados.
Deixe um comentário