Como vender viagens para os millennials
Como vender para os millennials? Se essa é uma dúvida que você tem, este conteúdo vai te ajudar!
Olá, agente. Tudo certo por aí? Resolvi escrever este blog post com algumas definições e dicas de abordagens de marketing que podem funcionar para atrair a atenção dos millennials (ou geração Y).
E é importante lembrar que essa geração tem muito poder de compra. Então, bora aprender mais sobre como vender para eles?
Primeiro de tudo, quem são os millennials?
Alguns dizem que essa geração compreende as pessoas nascidas entre 1981 e 1996, enquanto outros acreditam que a data é entre 1979 e 1995.
Só que independentemente desse detalhe, o que a gente precisa ter em mente é que os millennials são consumidores que tomam a decisão de compra e que têm força para influenciar comportamentos na internet.
Mas por que será que esse pessoal tem tanta influência? Porque nós estamos falando de uma geração que presenciou os avanços tecnológicos e que participou da construção de muitas formas de comprar produtos e serviços.
Sim, estamos falando de pessoas que usaram o ICQ, MSN, Fotolog, Orkut… Você se lembra de alguma dessas redes? Me conta nos comentários.
Mas vamos deixar a nostalgia de lado e entender algumas características dos millennials. O que eles buscam como consumidores?
A geração Y busca praticidade e conveniência na compra
Os millennials tem uma marca bem definida que é essa busca por praticidade. Sendo assim, acho que encaixa muito bem nós entendermos duas coisas: simplicidade na compra de serviços e sensação de controle.
Falando do primeiro ponto, como a sua agência pode oferecer simplicidade na compra de serviços? Vou dar uma lista de dicas aqui, então se prepare para anotar e colocar em prática depois.
1- Apresente os serviços da sua agência da forma mais clara possível
Muitos agentes de viagens assumem que as pessoas entendem o que uma agência pode resolver para o viajante. Porém, a verdade é que existe muita dúvida em torno disso.
Portanto, para simplificar o entendimento do público, é essencial que você saiba quais soluções a sua agência de viagens oferece e apresente essas definições no site e redes sociais do seu negócio.
Por exemplo:
Percebeu como a linguagem é direta? A Mundo4e é uma ótima inspiração. Depois dá uma olhadinha no Instagram e site da agência.
2- Ofereça várias opções de pagamento
Segundo um relatório da Amadeus com a PPRO, viajantes têm escolhido pagar suas viagens com e-wallets e transferências bancárias.
Olhando essa pesquisa, a gente percebe que essa é uma tendência de simplicidade na compra, não é mesmo?
Portanto, lembrando que a geração Y está bem conectada à inovações nesse sentido, estude a possibilidade de oferecer formas de pagamento diversas aos clientes, sem deixar a segurança dos dados de lado.
3- Envie propostas comerciais responsivas e compartilháveis
Não dá para falar de simplicidade sem falar do recurso de orçamentos do Monde. Afinal, esse recurso foi criado justamente para facilitar a vida do agente de viagens e do pax.
Isso porque, usando o “Orçamentos”, o seu cliente vai receber um link que se adapta a qualquer dispositivo e é facilmente compartilhável.
Além disso, você pode atualizar a proposta comercial sempre que necessário, sem precisar converter arquivos de PDF.
Quer ver na prática como isso funciona? Assista ao vídeo abaixo.
Agora, falando sobre o segundo ponto: os millennials querem estar no controle
Eu nasci em 1998, o que me coloca na geração Z, mas como cresci cercada de tecnologia, me considero uma pessoa com o desejo de estar no controle das minhas compras, assim como os millennials.
Dito isso, eu vou contar uma historinha para você entender a importância do cuidado com a experiência do consumidor.
Recentemente, eu tive um problema com a entrega de uns produtos que comprei pela internet.
Até aí, tudo bem! Isso pode acontecer. Eu não me incomodei muito e fiz o processo que estava no e-mail encaminhado pela transportadora.
Mas adivinha? Mesmo tentando contato através de TODOS os canais que eu encontrei, eu não consegui falar com ninguém.
E sabe o que me frustrou muito mais do que não receber o pacote? Foi não ter controle para resolver o problema.
O que eu quero dizer com essa história é que a maioria das pessoas entende que imprevistos acontecem.
No entanto, o seu papel é fornecer ferramentas para que o cliente tenha retorno rápido e até autonomia caso algum problema aconteça.
E quais são as minhas sugestões para dar aos millennials a sensação de controle e maior tranquilidade?
- Entenda o modo de pensar do pax, já que só assim você vai conseguir oferecer a experiência que ele espera;
- Integre o maior número de processos possíveis na sua agência. Isso porque essa conexão vai dar ao seu cliente um sentimento de fluidez em todos os contatos;
- Personalize. Quanto mais sabemos, melhor servimos. Por isso, use os dados como aliados para ter contexto sobre o seu pax.
Que tipo de abordagem de marketing pode funcionar para essa geração?
A geração Y é marcada por pessoas com forte presença nas mídias sociais e com uma mentalidade voltada para a sustentabilidade e o engajamento social.
Isso significa que uma abordagem de marketing que pode funcionar bem com essa geração é aquela que se concentra em valores como a transparência, a autenticidade e que preserva a cultura do seu negócio.
Eu falo bastante sobre essência nos conteúdos de marketing, porque realmente o público está se conectando mais com marcas que apresentam um propósito.
Em outras palavras, nós estamos vivendo um momento em que pensar no posicionamento da sua marca é ESSENCIAL. Ou seja, o que você quer comunicar?
Ter essa pergunta respondida é o pontapé inicial para mostrar ao mundo os valores da sua agência.
Agora, dá uma olhada em duas estratégias de marketing para aplicar na sua empresa.
1- Campanhas de marketing segmentadas
Como eu já disse, essa geração valoriza a individualidade. Por isso, vale a pena pensar em campanhas de marketing bem segmentadas, que vão se apoiar em dados, é claro.
Com o Monde, por exemplo, você tem acesso a centenas de informações sobre os seus clientes. Com isso, fica mais fácil criar filtros e iniciar campanhas com grupos bem específicos, como:
- Aniversariantes de um período;
- Pessoas com interesse no destino X;
- Casais que gostam de aventura;
- Pessoas que se interessam por cruzeiros.
Enfim, você pode estudar o seu público e encaixá-los em grupos personalizados.
Assim, toda campanha de e-mail, lista de transmissão ou até segmentação do Facebook vai trazer resultados melhores.
2- Marketing de influência atrai os millennials
O marketing de influência também é uma abordagem que atrai os millennials, isso porque essa geração é bastante influenciada pelas opiniões e recomendações de pessoas.
Pensando nisso, não perca a oportunidade de compartilhar os feedbacks positivos dos seus clientes nas redes sociais.
Olha os exemplos da Sonho Real Turismo.
Conclusão
Os millennials são um grupo de consumidores que cresceram com a popularização da internet no Brasil.
Eles querem facilidade e praticidade na hora de consumir serviços, o que significa que as empresas precisam oferecer opções simples, flexíveis e claras em seus sites e canais de venda.
Além disso, é importante entender como os clientes pensam para criar uma experiência de compra satisfatória, incluindo ferramentas para solucionar problemas rapidamente.
Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e acesse os links de materiais complementares que eu deixei ao longo do texto.
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