Como fazer o cliente enxergar o valor da sua experiência

como fazer o cliente enxergar o valor da sua experiência

Eu já ouvi muita gente que trabalha com venda de viagens dizendo: “o cliente não entende que o meu trabalho é difícil”. “O cliente não valoriza a minha experiência”.

E essas afirmações não estão erradas, mas nós precisamos olhar esses fatores de um ponto de vista diferente.

Quer entender do que eu estou falando? Então, continue lendo!

Criação de conteúdo e a venda de viagens 

O marketing e o conteúdo moldam a percepção que os clientes têm das marcas há décadas. 

Gostando ou não, nós precisamos aceitar que os nossos desejos de compra são despertados por estratégias.

É por isso que a criação de conteúdo se tornou um pilar indispensável para todas as empresas, independentemente do segmento. 

Além disso, há um outro ponto que impacta essa relação de conteúdo e venda, que é o fato dos brasileiros passarem cerca de 46 horas por mês nas redes sociais. (Segundo um levantamento da Comscore). 

Isso quer dizer que as pessoas estão conectadas e consumindo conteúdo todos os dias. 

Portanto, o que a sua agência precisa fazer para ser mais valorizada é aproveitar essa interação e ajudar a educar o mercado. 

Se você quer que eles compreendam a profundidade do seu trabalho e da sua experiência, você precisa mostrar isso.

Aqui, eu vou dar algumas dicas para criar conexão com quem está no meio online.  

1- O seu conhecimento é valioso (ensine o público a compreender isso)

Nós estamos vivendo uma era de consultorias e cursos, não é mesmo?

E isso é uma coisa boa para agentes de viagens, afinal, vocês têm muito conhecimento para vender.

O problema é que muitos agentes não enxergam o próprio saber como algo valioso, e pior, não tratam a produção de conteúdo para internet como algo estratégico.

Isso precisa mudar, pois o que você posta nas redes sociais do seu negócio revela o seu posicionamento. Essas postagens são como uma vitrine do que você tem a oferecer.

E aí eu te pergunto: você acha que quem passa horas na internet quer ficar vendo posts de promoção e preços um atrás do outro? Você fica vendo isso nas redes sociais?

NÃO! A internet se tornou uma grande comunidade, o que significa que as pessoas estão procurando por companhia e troca de ideias.

Sendo assim, se você só oferece posts para tentar “empurrar” um produto, os viajantes vão parar de olhar para a sua agência. 

Mas como criar esse conteúdo que vale a pena consumir? 

Você tem paixão por viagens! Você conversa sobre os lugares que conheceu com amigos e familiares o tempo todo. Aliás, esse assunto é muito recorrente em rodas de conversa mundo afora. 

Estou certa ou errada?

Então, por que não falar sobre isso com desconhecidos? Tem muita gente que vai adorar ouvir as suas histórias e saber sobre a sua experiência em diferentes destinos. 

Falar sobre o que você ama tornará a criação de conteúdo muito mais fácil. Veja um exemplo disso na prática:

Esse reels tem humanização, conexão e conta histórias. Além de despertar o desejo de viajar, mostra a experiência que a agência tem dentro do nicho dela, que é o de viagens de lazer em família.

E isso é essencial, afinal, para que as pessoas queiram investir, elas precisam enxergar valor no que você oferece.

Quando você se posicionar como um especialista, como alguém que resolve necessidades, as vendas vão acontecer com mais facilidade. 

Ainda dentro do tema, eu tenho algumas dicas. 

imagem com 3 dicas de como produzir bons conteúdos: não tenha medo de vender o seu conhecimento, tenha frequência, faça testes, análise métricas e não complique a sua produção de conteúdo

2- Seu objetivo final é vender

Como uma personalidade jurídica, o que você espera para a sua agência é vender. 

Por isso, apesar de incentivar a produção de conteúdo gratuito e de qualidade, eu sempre reforço que não podemos deixar de encorajar a compra. 

Mas isso não precisa ser forçado. Se você focar na lógica de conversão, o processo se torna natural.

A ideia é estabelecer uma estrutura de conteúdo coesa que se interligue, pois isso ajudará a atrair um público mais qualificado, ou seja, pessoas mais propensas a comprar.

Olha um exemplo da Diana Carvalho, proprietária da Mundo 4e:

stories da agência Mundo4e falando sobre a experiência em uma viagem a portugal

Dá para ver que existe uma sequência lógica e muito interativa de stories. Esse tipo de material engaja e atrai quem tem interesse em viajar.

A dica fundamental aqui é que as pessoas precisam sentir que estão recebendo algo valioso de você, porque o conteúdo é uma troca de valor. Você oferece o conteúdo, e eles retribuem com engajamento e, eventualmente, com a compra. 

3- Se considere um facilitador da vida do viajante 

Vamos fazer um exercício para ajudar você a se ver como um facilitador da jornada do cliente.

Escreva em um papel tudo o que você faz para ajudar os seus clientes. Desde as dúvidas que você tira até o pós-venda.

Aposto que essa lista ficou bem longa, não é mesmo?

Isso acontece porque você torna a vida do viajante mais fácil. O que você faz é organizar a viagem de uma maneira que o que resta para ele é apenas curtir, sem dor de cabeça!

Agora, sua tarefa é entender isso e fazer com que todo o público comprador também entenda.

É importante reforçar continuamente o seguinte ponto:

1- Fazer uma viagem ruim vai custar muito mais do que pagar pela consultoria de quem entende do assunto.

  • “Ir a um restaurante ruim, ter uma experiência péssima em uma atração e perder tempo em passeios que não tem nada a ver com você, tudo isso custa muito mais do que pagar pelo trabalho de alguém experiente, que vai criar uma viagem de acordo com o seu perfil”.

Embora possa parecer óbvio, esse é um ponto crucial que precisamos destacar para educar os compradores.

Recentemente, publicamos em nosso perfil uma postagem enfatizando a importância de contratar os serviços de um agente de viagens. Dá uma olhadinha para ter mais argumentos a favor do seu trabalho.

print do Instagram da Monde com um carrossel sobre experiência do agente e a importância desse profissional

Clique aqui para conferir o post completo. 

E para fechar esse tópico do conteúdo, eu vou deixar um reels da nossa cliente, Natália Buzato, falando sobre como o agente é um facilitador de viagens.

Conclusão: valorize a sua experiência

Você precisa olhar o conteúdo como uma porta de entrada para potenciais clientes. Se posicione, mostre o seu valor e eduque o mercado para entender que o que você faz vale o investimento. 

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