Como os valores da sua agência afetam a sua marca

como os valores da sua agência afetam a sua marca

Você sabia que os valores da sua agência podem afetar a visão que o público tem sobre a sua marca?

E não, eu não vou falar sobre dinheiro. Agente, é muito comum estudar sobre marketing, finanças, gestão e todas essas coisas, não é verdade? Aliás, é necessário saber um pouco sobre tudo isso.

Porém, eu acho que chegou o momento de analisarmos alguns fatores que vão além dessas estratégias que já conhecemos. 

Isso porque, como eu disse, esses são valores que podem impactar os resultados e a visão do público consumidor a respeito da sua agência de viagens.

É por isso que hoje nós vamos bater um papo sobre:

  • A satisfação do seu time;
  • Responsabilidade social das empresas;
  • E diversidade!

Continue lendo porque tem muita coisa interessante para você!

A satisfação do seu time precisa ser um dos valores da sua agência

O nível de satisfação dos funcionários impacta diretamente na produtividade e nos resultados de uma empresa. Isso a gente já sabe, afinal, ninguém trabalha em alta performance quando está infeliz no emprego. 

Pensando nesse fator, acho que vale uma reflexão sobre as expectativas de quem trabalha na sua agência. 

Os funcionários, assim como os proprietários de empresas, estão interessados em alcançar satisfação pessoal. 

Além disso, eles querem ser reconhecidos, não apenas com benefícios (apesar desse ponto ser importante), mas com a criação de um ambiente estimulante e que ofereça todos os caminhos para que a função seja cumprida da melhor maneira possível.

Um programa da Monde para você se inspirar

Na Monde, por exemplo, nós temos o que chamamos de Pacmon. Esse é um programa da empresa para incentivar e contribuir com o aprendizado contínuo dos funcionários. 

O benefício funciona assim: a Monde paga 70% de todo curso/evento que esteja relacionado à área de atuação do colaborador.

Eu, Isabela, curso uma pós-graduação em linguística e pago apenas 30% do valor. 

Isso é ótimo para mim, já que eu posso me manter estudando com um custo baixo, e ótimo para a empresa, que tem uma funcionária cada vez mais capacitada.

Agora eu quero que você reflita: além da remuneração justa, o que mais um funcionário pode entender como recompensa? O que a sua agência pode oferecer para criar esse senso de satisfação? 

Bem-estar social: sentimento de segurança que a organização proporciona à sociedade 

Seguindo com a nossa conversa, neste tópico eu quero falar sobre bem-estar social.

E existem dois pontos importantes sobre o tema: 

  • Desenvolvimento sustentável: essa é a capacidade da empresa operar se preocupando com a preservação e a reposição dos recursos naturais. 
  • Responsabilidade social: esse termo tem a ver com a preocupação de uma empresa em ir além da sua área de trabalho. É pensar e agir como corresponsável pelo desenvolvimento social e econômico de ambientes externos à organização.  

Essas duas informações mostram que a empresa e a comunidade devem andar juntas.

Mais um projeto da Monde para você se inspirar 

Dentro do tema de responsabilidade social, a Monde trabalha com o chamado Projeto 1%.

Como isso funciona? O projeto é uma iniciativa da Monde para doar 1% do faturamento mensal da empresa à ONGs e instituições beneficentes que atuem nas cidades onde os funcionários moram. 

Nós temos a filosofia de que as pessoas realmente importam, mas só falar não adianta. Por isso essa ação foi criada, para atuar de forma relevante na comunidade. 

print do Instagram da Monde falando sobre o projeto 1%, focado em responsabilidade social

Você pode entender mais e ver algumas instituições que já ajudamos no nosso Instagram. 

Mas eu não vou continuar sem deixar uma reflexão, né? Pense em como você pode fazer diferença na sua região. Não precisa ser com parte do faturamento da sua agência, você pode começar com valores menores. 

Porém, faça o planejamento dessas doações e torne essa iniciativa organizada. Tenho certeza que você consegue! 

Quer entender como aplicar o projeto 1% na sua agência de viagens? Clique aqui.

Pense em diversidade como um dos valores da sua agência de viagens

Sobre esse tema, eu quero começar mostrando alguns dados de uma pesquisa do Instituto Locomotiva, encomendada pela IO Diversidade. 

  • 68% dos entrevistados disseram que estar em uma empresa que apoia a diversidade influencia diretamente na decisão de ficar no trabalho; 
  • 93% dos consumidores esperam que as empresas apoiem ao menos uma pauta de diversidade. 

São percentuais bem expressivos, não é mesmo? 

Mas será que a gente realmente entende o que é diversidade? Eu vou falar um pouco sobre isso e vamos juntos chegar a um entendimento. 

Diversidade caracteriza o que tem multiplicidade, ou seja, que é diverso, que não é singular. 

O que quero dizer, então, é que esse termo vai muito além do conceito de tolerância sobre alguém. Ele representa o ato de abraçar a pluralidade das pessoas, permitindo que cada um se sinta emponderado e valorizado dentro de sua própria identidade.

“Mas Isabela, se diversidade é essa ideia de abrangência, por que falamos sempre de grupos específicos quando tocamos no assunto?”.

Essa é uma boa pergunta, meu caro leitor. Veja, o que ocorre é que na sociedade algumas diferenças se tornaram desigualdade. 

Isso se reflete, consequentemente, nas empresas. E eu não estou falando apenas do quadro de funcionários, estou falando também sobre o marketing e o atendimento.

Por exemplo: se eu der uma olhadinha no Instagram da sua agência de viagens agora, eu vou encontrar alguma postagem que mostre que a sua marca valoriza a diversidade?

Quer um exemplo de postagem para se inspirar?

Print do Instagram da IO diversidade. A ideia é pensar em postagens mais diversas, que mostrem os valores da sua agência de viagens a respeito do povo

Instagram iO Diversidade

Pensa comigo por um momento: o turismo abre caminho para que as pessoas andem por todas as terras desse nosso Brasilzão lindo. 

Sendo assim, eu acredito que é muito válido apresentar aos seus viajantes as características diversas do nosso povo. 

Viajar é, muitas vezes, um encontro de culturas e um momento de trocar experiências. Aproveite para mostrar essa diversidade nas redes sociais da sua agência. 

Porém, nem só de rede social e aparências vive a sua empresa, né? 

Então, falando um pouco do atendimento, eu tenho algumas considerações a fazer

Mas eu vou começar com uma pergunta: como você acha que um casal de mulheres lésbicas vai se sentir chegando ao hotel que você vendeu e encontrando duas camas de solteiro, e não uma de casal?

Esse erro pode parecer bobo e fácil de ser resolvido. No entanto, se aplicarmos um pouco de empatia e refletirmos sobre como essa situação pode ser frustrante para as suas clientes, vamos perceber que isso vai afetar a experiência delas durante a viagem.

O que quero dizer aqui é que você, como prestador de serviços, precisa estar preparado para atender às necessidades e expectativas de todas as pessoas. 

O primeiro passo, portanto, é começar a estudar sobre o assunto e olhar para o seu negócio com uma visão mais abrangente da realidade. 

Eu recomendo que você acompanhe o trabalho da iO Diversidade e que faça o curso da Gupy sobre inclusão. 

Para fechar: busque ter uma agência de viagens com sinergia

Para terminar esse conteúdo, eu quero falar sobre agir com sinergia. Isso significa ter sincronia nas suas relações. 

A ideia é que as áreas do seu negócio precisam caminhar juntas. Ou seja, precisa existir sincronia entre a sua visão de gestão e a visão dos funcionários. 

Além disso, é importante que haja uma comunicação clara e transparente entre todas as pessoas que trabalham na agência. Só assim é possível chegar ao resultado de: alcançar juntos o que não poderia ser alcançado sozinho.

Conclusão

Falamos sobre várias coisas legais que tem ligação com os valores da sua agência, não é mesmo? 

Eu espero que você tenha gostado e que esse blog post te ajude a pensar fora da caixinha.

Qualquer dúvida ou sugestão de conteúdo, deixe nos comentários. Até a próxima! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo