Transformação digital: como aplicar na sua agência de viagens

capa do blog post de transformação digital

Falar de transformação digital é importante, pois vivemos em um mundo acelerado e cheio de informações. Não é mesmo?

E isso faz com que as pessoas encontrem definições diferentes sobre esse tema. 

Alguns imaginam que ter uma empresa digital é estar nas redes sociais. Outros pensam que é automatizar os atendimentos com um chatbot. E tem que diga que é anunciar no Google

Enfim! O que eu posso adiantar é que a transformação digital não é uma coisa única, visto que ela envolve todos os processos tecnológicos que são colocados em prática para melhorar os resultados de uma empresa. 

E é sobre isso que vamos conversar neste blog post: o que é transformação digital e como ter uma agência de viagens que faz parte desse conceito.

Vamos lá?

O que é transformação digital

Antes de falar de transformação digital, eu quero começar explicando dois conceitos que se confundem: transformação digital e presença digital.

Eu entendo essa confusão. Afinal, essas duas ideias envolvem tecnologia, mas elas são diferentes.

Então, vamos ver a definição de cada uma para ficar mais claro.

Enquanto presença digital tem relação com expor a sua marca no meio online (aí entram as redes sociais, os anúncios no Google e etc), a transformação digital vai muito além!

Dá uma olhadinha nessa definição da Resultados Digitais (empresa de Marketing Digital): 

“Transformação Digital é um processo em que as empresas utilizam a tecnologia para melhorar seu desempenho, ampliar seu alcance e otimizar os resultados. Essa transformação gera uma mudança de mindset em toda a empresa, tanto internamente quanto externamente, para os clientes”.

Em outras palavras, a transformação digital começa com o entendimento das mudanças necessárias para melhorar os resultados da agência. Só depois de mudar o mindset é que a parte prática começa, de fato. 

“Então ter uma fanpage não significa que minha agência de viagens passou pela transformação digital?”.

Isso mesmo, não significa! A mudança envolve o time, ferramentas, processos… Como vamos ver mais para frente.

E vale dizer que, pensando no mercado das agências de viagens, transformação digital não é, necessariamente, se tornar uma OTA.

Se você que está lendo é dono ou trabalha em uma agência física/home office, esse conceito também é para você! Aliás, ele pode ser aplicado em qualquer empresa, de qualquer tamanho e atuação. 

Mas fique calmo. Pois vou dar dicas bem práticas para agências de viagens! Continue lendo.

Por que investir em transformação digital em sua agência de viagens?

Eu expliquei o que é transformação digital e você pode estar pensando: “ihh, isso parece difícil. O que eu ganho colocando esse conceito em prática?”. Vou responder a essa dúvida agora!

O lucro é o primeiro e mais importante ganho que a sua empresa tem.

Mas como isso acontece? Aprimorando processos você vai começar a ter resultados que ajudam a conquistar o objetivo principal. Então, lucrar mais é consequência dessas melhorias. Olha só!

Ganho de eficiência

Facilitando e automatizando a rotina, a equipe e os gestores ganham eficiência. E esse ganho importante, já que vivemos tempos em que os clientes exigem agilidade e qualidade.

Economia em marketing 

O marketing é, obviamente, um pilar importante da transformação digital. Mudar o pensamento e aplicar esse conceito pode trazer uma grande economia nessa área.

Conheço agências que investem apenas no marketing tradicional. Ou seja, outdoors, revistas de turismo e panfletos. E essas mídias podem até gerar resultados, mas, atualmente, as pessoas estão muito mais conectadas. 

O meio online é a maior fonte de pesquisa sobre viagens. Segundo um estudo realizado pela Mind Miners, 92% dos viajantes pesquisam informações sobre destinos online antes de comprarem.

Essa porcentagem é muito alta! 

Resumidamente, sua agência pode conquistar mais clientes e economizar muito se encontrar o meio certo para investir. 

Estude sobre o perfil de pesquisa do viajante brasileiro: em quais canais ele está? Como ele se informa? O que ele busca? E esteja presente onde o público está!

Aprenda sobre o perfil do viajante clicando aqui.

Melhoria na experiência do cliente 

Quando os clientes estão felizes com o relacionamento que a empresa oferece, seja:

  • Nos momentos antes da venda (a experiência para encontrar informações sobre a agência e o atendimento);
  •  Durante a viagem (suporte);
  • E depois (a preocupação em colher o feedback para aplicar melhorias), eles tendem a comprar mais e indicar os serviços. 

Isso quer dizer que, melhorando a experiência do cliente, você tem a chance de vender mais!

Dicas para passar pela transformação digital

Muita gente reclama que os conteúdos dessa área de transformação digital são complexos e feitos apenas para grandes empresas.

E eu não vou nem discordar. Muitas estratégias são realmente mirabolantes. Mas calma, aqui isso vai ser diferente!

Quero deixar uma coisa clara: transformação digital é para todos. Isso significa que esse conceito não abrange apenas empresas grandes ou de tecnologia.

Afinal, o mundo está cada vez mais conectado e isso provoca mudanças no consumidor. E como eu já disse antes, não é o cliente que se adapta para comprar, são as empresas que evoluem de acordo com a mudança do público.

Agora que eu já te tranquilizei, vou entrar nas dicas sobre o tema! Continue comigo. 

Transformação digital – Dica 1: tenha objetivos

Agente, eu não me canso de falar: o ponta pé inicial de qualquer estratégia é ter objetivos.

Sendo assim, a pergunta que você precisa responder agora é: “o que eu quero alcançar com a transformação digital?”

Algumas respostas possíveis: eu quero tornar os processos da minha agência mais eficientes. Quero ter um marketing com propósito e resultados reais. Quero vender mais!

Você pode ter diversos objetivos, já que estamos falando de várias áreas. O mais importante é alinhar o time e selecionar apenas metas realmente válidas para o seu negócio.

O artigo: “métricas essenciais para agências de viagens” vai te ajudar com isso!

Transformação digital – Dica 2: estude (4+1>5)

Quem acompanha o blog da Monde está familiarizado com esses números: 4+1>5. 

Mas para quem ainda não viu, vou explicar bem rapidinho. 

Como a soma de 4+1 pode ser maior que 5?

Essa teoria está relacionada com os dias da semana e significa que: trabalhar por 4 dias e tirar 1 para estudar, traz resultados melhores do que trabalhar por 5 dias corridos.

Claro que você não precisa levar o conceito ao pé da letra e parar por um dia inteiro. Porém, é essencial ter em mente a importância de tirar um tempo para aprender coisas novas e reciclar o seu conhecimento.

Isso vai te ajudar a se tornar um profissional melhor. Além disso, vai ajudar a sua agência a passar pela transformação digital. Isso porque você vai ficar por dentro das novidades que podem melhorar a sua empresa como um todo.

Se você está lendo este conteúdo, significa que já está dedicando tempo para capacitação. Parabéns por isso! Continue nessa jornada e incentive todos da agência a seguirem o mesmo caminho.

Transformação digital – Dica 3: Traga o time junto!

Se a sua agência conta com funcionários, eles precisam estar por dentro de todas as iniciativas colocadas em prática.

Isso significa fazer reuniões, trocar ideias, compartilhar conhecimento sobre o tema “transformação digital” e o que cada um pode fazer para contribuir.

Uma equipe que caminha junta é mais forte e chega mais longe!

Transformação digital – Dica 4: invista tempo e dinheiro 

Sempre que queremos aprender e implantar uma coisa nova, nós precisamos dedicar tempo, não é verdade?

Estudar, mudar a rotina, colocar métodos em prática, medir os resultados, adaptar…

A mudança não ocorre da noite para o dia. Por isso, quero deixar essa mensagem para você: não desista dessa transformação na primeira dificuldade. Dedique tempo e tenha um orçamento para fazer as coisas acontecerem.

Se você quer ter um negócio de sucesso, não tem como fugir das mudanças! O mercado e o jeito de comprar estão sempre evoluindo. Sendo assim, você, como empreendedor, precisa ter tempo e dinheiro para se adaptar, sempre que necessário.

Transformação digital – Dica 5: elimine o “velho”

Um cenário perigoso, porém comum, ocorre nas agências de viagens. 

O proprietário decide iniciar projetos que irão exigir uma mudança de rotina, como a implantação de um sistema de gestão, por exemplo.

Ótimo, até aí está tudo lindo! 

No entanto, o que acaba ocorrendo em muitos casos é que os funcionários (e até mesmo o próprio proprietário), continuam trabalhando em processos antigos.

Essa situação surge porque mudar nem sempre é fácil. E, por conta disso, muitas pessoas se apegam à rotina antiga e não conseguem inovar. 

Porém, se você quer ter um negócio competitivo e de sucesso, abandone o obsoleto e se concentre em implantar o novo. 

Investindo em transformação digital na prática

Bom, agente, eu dei algumas dicas gerais de como facilitar a transformação digital. Mas agora quero trazer para você algumas dicas práticas. 

Terminando de ler este capítulo, você vai saber qual o próximo passo para melhorar os resultados da agência de viagens!

Implante um sistema de gestão

Sim. A Monde é uma empresa que comercializa um backoffice para gestão de agências de viagens.

Não! Eu não estou tentando vender o nosso sistema. Apesar de saber que ele é o mais completo do mercado e que os nossos times de consultoria e suporte são os mais qualificados, rs. Mas isso não vem ao caso!

O meu trabalho aqui, nesse momento, é te fazer entender que um sistema de gestão é um investimento necessário. Afinal, essa ferramenta:

  • Centraliza e armazena dados.

Eliminar a papelada ao máximo é um ponto essencial dentro do conceito de transformação digital.

  •  Mantém um banco de dados organizado que serve para ações de vendas.

Se as informações da sua agência estão desatualizadas e espalhadas em diversos locais, você está perdendo a oportunidade de colocar ações de venda em prática. É verdade! Clique aqui e assista a um vídeo com ações de prospecção a partir de informações armazenadas no Monde.

  • Ajuda o gestor a tomar decisões acertadas.

Afinal, informação é conhecimento!

Existem diversas outras vantagens na implantação de um sistema, incluindo a gestão financeira, pilar essencial para o sucesso de uma empresa. 

E todos esses benefícios estão ligados ao conceito de se transformar e buscar ser mais digital. Por isso, contrate um sistema para facilitar o seu trabalho o quanto antes.

Assista ao vídeo abaixo e entenda melhor as vantagens de um sistema de gestão!

Crie autoridade digital para a sua marca

Como eu disse lá no começo, transformação digital não é o mesmo que presença digital. Porém, essas duas coisas se complementam.

Como as pessoas estão cada vez mais conectadas, a sua agência precisa se transformar para aparecer de forma positiva.

Mas como estar presente criando autoridade?

  • Tenha um site responsivo, organizado e com informações claras;
  • Apresente nas redes sociais e blog, conteúdos ricos (entenda sobre esse tema clicando aqui);
  • Compartilhe depoimentos de clientes felizes (isso cria muita autoridade).

No conteúdo: 7 passos para o planejamento de redes sociais, você vai encontrar estratégias para melhorar a visão que o público tem da sua empresa no meio online.

Seja encontrado

Antigamente, ser encontrado significava estar em um ótimo ponto comercial. Hoje em dia, porém, é mais importante pensar na presença da empresa no Google do que na localização física. 

Afinal, onde os clientes estão? Isso mesmo, só mais uma vez: na internet!

Vou deixar aqui alguns conteúdos para que você aprenda a investir no Ads e também comece a usar Google meu negócio, que é gratuito. 

[Vídeo + Checklist] Divulgue sua agência para vender mais gastando pouco

[Vídeo] Como fazer sua agência ser encontrada no Google gratuitamente

Aposte em um marketing direcionado 

Eu já falei sobre como os dados são essenciais para empresas no artigo: inteligência empresarial. Depois de terminar esse conteúdo, essa leitura é obrigatória.

Quando falamos de dados, as pessoas pensam que estamos tratando apenas da área financeira, que envolve números diretamente.

Não, não, não. Todas as áreas de uma empresa podem ser beneficiadas com a transformação de dados em conhecimento. O marketing também, é claro.

Para ter uma estratégia de marketing NÃO invasiva e eficaz, você precisa conhecer o seu público. Isso quer dizer:

  • Entender as preferências de cada grupo para uma campanha de e-mail marketing com propósito (não adianta ficar encaminhando promoções de viagens de aventura para quem não tem interesse nesse perfil de viagem);
  • Saber em quais horários o seu público está online nas redes sociais (com o Instagram Insights você é capaz de analisar esse comportamento);
  • Informação permite que você saiba quais canais de atendimento são mais usados pelos seus consumidores. Com isso a agência não perde tempo (e dinheiro) nas mídias erradas. 

O que você precisa fazer, então, é acompanhar números através de ferramentas. Ou seja, tornar um hábito a análise de dados. Isso também é transformação digital!

Passe a utilizar a telefonia digital

Muitas agências já trabalham com esses serviços, mas se esse não é o seu caso, veja alguma vantagens da telefonia digital.

  • Esses serviços costumam ser mais baratos, visto que a cobrança não é feita a cada ligação. Você contrata um pacote de minutos;
  • Facilidade em fazer ligações de diversos dispositivos;
  • Interfaces intuitivas, que facilitam as transferências de ligações, por exemplo;
  • Gravação de voz automática. Isso cria um histórico das chamadas que pode até ser utilizado pelo gestor para analisar e melhorar o padrão de atendimento. 

Quer conhecer mais vantagens da telefonia digital? Clique aqui e leia um blog post completo sobre o assunto. 

Pense no visual do orçamento enviado para o cliente

Esse ponto é muito importante. Se o cliente abrir o orçamento da sua agência pelo celular, o formato irá se adaptar? Algumas agências mandam PDFs não responsivos, o que dificulta a visualização. 

Torne a experiência do usuário a melhor possível! Não se esqueça disso.

Assinatura digital

Quando as vendas ocorrem a distância, o que tem se tornado cada dia mais comum, pode ser difícil para o cliente consultar e assinar os documentos.

Então, para descomplicar esse processo, é interessante investir em um sistema de assinatura digital.

Dessa forma, o seu consumidor não precisa ir até a agência, ou, como já vi muitas vezes, imprimir, assinar e escanear os contratos para encaminhar de volta ao vendedor. 

Isso é arcaico e tem muitas etapas. Concorda que não é uma experiência muito positiva?

Mas existem soluções! A minha recomendação é o D4sign. Consulte valores e vantagens para implantar na sua agência.

Não se esqueça do básico

Nós não podemos fazer o mais complexo e deixar o básico de lado, não é mesmo? Por isso, quero que você pense comigo: transformação digital se remete a colocar estratégias em prática através do uso de internet e computadores, certo?

Sendo assim, esses são pontos básicos que precisam estar no seu planejamento de melhoria.

  • Ter uma internet rápida;
  • Investir em computadores novos (que são mais rápidos);
  • Ter softwares originais (pois utilizando um sistema operacional original você tem uma performance melhor, além de ser mais seguro);
  • Investir em bons headphones e webcam. Isso vai tornar os atendimentos remotos melhores e mais humanizados. 

Conclusão

Todas as dicas que eu trouxe aqui podem melhorar a sua agência. Eliminar papelada, acompanhar métricas, facilitar a rotina dos funcionários, tornar a experiência dos clientes positiva.

Tudo isso é transformação digital! E o melhor é que você pode começar a aplicar essas estratégias hoje mesmo. Quer assistir a um conteúdo sobre esse tema? Confira abaixo.

Dúvidas e sugestões? Deixe nos comentários.

1 Comentário

  • Nunca tinha cogitado a possibilidade de fazer marketing em agências de viagem, ainda mais quando o foco deles é justamente divulgar pacotes de passeio no Brasil e no mundo. Creio que o mercado está amadurecendo e os clientes estão mais inteligentes na busca de uma empresa com a qual eles se identificam.

    Muito obrigado pelas informações

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo
Monde Upgrade Online: o evento de conteúdo gratuito e feito pra você, agente!
This is default text for notification bar