3 dicas para evitar problemas na sua agência sendo proativo

Como evitar problemas na sua agência de viagens sendo proativo

Agente, o que você faz para ser proativo e se destacar nesse mercado?

O conteúdo de hoje é uma mistura muito boa de três tópicos:

Mas Isabela, o que uma coisa tem a ver com a outra? 

Bom, tem tudo a ver. Pois eu vou te mostrar como ter dados organizados pode te ajudar em ações de proatividade para melhorar a experiência do seu público consumidor.

Legal, né? Continue lendo porque eu sei que você vai aprender bastante.

Algumas definições antes da gente começar 

Eu quero passar algumas definições para que a gente comece esse conteúdo com bastante clareza.

Primeiro, vamos falar rapidamente sobre a proatividade. O que é isso, exatamente? Ser proativo é antecipar problemas, necessidades ou mudanças.

E aqui eu vou falar justamente sobre como você pode alertar os seus contatos para que eles não tenham problemas futuros.

O conhecimento de negócio é um termo que eu já expliquei nesse conteúdo aqui.

Mas falando rapidinho, esse conceito envolve saber transformar dados em ações, sejam elas de:

Já a experiência do cliente é um pilar que está ligado a entender expectativas, a agregar valor e, principalmente, a conhecer a jornada de compra para se comunicar nos momentos certos.

Você pode entender mais sobre isso assistindo ao vídeo.

Agora que a gente entendeu esses três pontos, eu vou passar para a parte prática do blog post. 

Conheça, então, as ações com dados do Monde para ser proativo e melhorar a experiência do seu público.

1° dica para ser proativo: alertar sobre passaporte que vai vencer

Tenho uma história para te contar e já adianto que ela não é muito legal. 

Recentemente uma viajante estava preparada para conhecer a Colômbia. Muito empolgada, inclusive.

Como sabemos, o país não exige passaporte para entrada, ou seja, ela nem se preocupou em verificar a validade do documento.

Porém, alguns dias antes da viagem ela recebeu o itinerário.

E adivinha? Uma conexão no Panamá, que só permite entrada com passaporte. 

Agente, a conexão era curtíssima, de apenas alguns minutos, mas você sabe que não há muito o que fazer nesses casos. Ela perdeu a sonhada viagem.

E essa não é a única história que me contaram sobre o tema. 

Muitas pessoas não prestaram atenção na validade do passaporte durante a pandemia, pois não estavam viajando. 

Mas agora as coisas voltaram e todo mundo se empolgou para viver experiências.

O ponto é: será que o passaporte do seu cliente está em dia? 

Perguntamos para o Advogado Marcelo M. Oliveira, que atua focado no segmento de viagens e turismo, qual a responsabilidade da agência no tema validade do passaporte.

texto do advogado Marcelo explicando a responsabilidade da agência no tema passaporte vencido. Em seguida explicação para o agente ser proativo e avisar sobre esse vencimento

Eu tenho certeza que você lembra os seus clientes de conferir toda a documentação necessária para a viagem. 

Mas sabia que existe uma ação que você pode colocar em prática para trabalhar de forma proativa dentro desse tema? 

É, agente, mesmo que um viajante não esteja com uma viagem próxima marcada, você pode criar uma rotina de conversar com a sua base registrada no Monde.

  • Lá no nosso cadastro de pessoas existe o campo “validade do passaporte”.
  • Então, sempre que você for cadastrar um novo contato no sistema, não se esqueça de preencher esse dado. 

Isso porque depois você vai poder filtrar os passaportes que estão perto de vencer e mandar uma mensagem apenas sendo proativo e comunicando a pessoa sobre isso.

Olha no vídeo abaixo como é fácil fazer esse processo no Monde.

Vale lembrar que você deve cadastrar todas as pessoas que pedem propostas, mesmo aquelas que não compram. 

2° Dica: avisar o cliente sobre validade das vacinas 

Essa ação foi uma cliente Monde que me ensinou. 

Ela usa o sistema para anotar a data de vencimento da vacina e depois filtra essa informação para alertar com antecedência os clientes que têm viagem internacional marcada. 

Dessa forma, eles podem se preparar e não vão ter imprevistos no dia do embarque. Muito legal, né?

Mas como fazer isso no Monde?

A sugestão é criar um campo personalizado no cadastro de pessoas. Você já deve saber que o recurso de campos personalizados foi desenvolvido para que você tenha a oportunidade de saber mais sobre os seus contatos.

Então, você pode criar os campos de acordo com a sua necessidade. 

É super fácil criar, editar e filtrar informações. Entenda mais sobre esse módulo no vídeo abaixo.

3° Dica para ser proativo: faça o check-in no hotel para o seu pax

E a última (mas não menos importante) dica para ser proativo é fazer o check-in para o seu pax com antecedência.

Agente, eu já tive problemas nesse momento de check-in. Tive que ficar em fila, atrasei o meu cronograma, enfim. Não foi uma experiência boa.

Agora imagina chegar no hotel e encontrar tudo certinho? A viagem já começa com o pé direito.

Mas como saber quem está indo viajar? 

Com o relatório de lista de passageiros do Monde! Nele você consegue filtrar quem está embarcando nos próximos dias para fazer essa ação. 

Depois de encontrar o dado de quem vai embarcar, você transforma isso em conhecimento de negócio criando uma tarefa para fazer o check-in desses paxs. Não é incrível?

Veja como é fácil usar o relatório do Monde.

Conclusão

Chegamos ao final do conteúdo e aqui você aprendeu 3 ações para ser proativo, evitar problemas e impressionar os seus clientes (e até não clientes).

Espero que o conteúdo tenha sido útil para você e não deixe de colocar as ideias em prática.

Nos vemos na próxima. 

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