Menu Close

Faça uma boa gestão de pessoas na sua agência de viagens

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

A gestão de pessoas é um conjunto de habilidades e métodos voltados para a administração do capital humano nas organizações, com o objetivo de potencializar a eficiência dos colaboradores, em busca do objetivo da empresa ou instituição.

Uma boa gestão de pessoas é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, o que também se aplica às agências de viagens, independente da sua estrutura organizacional.

De uma maneira geral, a organização de cargos e funções nas agências sempre irá variar segundo as suas dimensões, com relação ao espaço físico, demandas, recursos humanos, materiais e financeiros. Nesse sentido, é válido destacar:

  • Funções técnicas, referentes à consultoria, roteiros, reservas e serviços turísticos;
  • Funções comerciais, como relacionamento entre parceiros e clientes;
  • Funções financeiras, relativas à captação e gerenciamento de capital;
  • Funções contábeis, relacionadas à relatórios e controles;
  • Funções de segurança, vigilância e manutenção predial;
  • Funções administrativas relacionadas à integração e coordenação das demais funções.

Atualmente, a terceirização se mostra uma opção eficiente para facilitar o gerenciamento de algumas tarefas em negócios de todos os segmentos e também nas agências de viagens.  É o caso dos serviços de limpeza, segurança, ou até mesmo das ações de marketing e propaganda. 

Em negócios de pequeno porte, o acúmulo de funções também é bastante comum, quando não prejudica o andamento das atividades. Em geral, é crucial que os gestores ou empreendedores deem o devido valor às habilidades de gestão de pessoas, como uma forma de melhorar a organização, fazer uma divisão melhor dos postos de trabalho na agência de viagens e garantir melhores condições para o bem-estar, rendimento e a produtividade dos colaboradores.

O papel do gestor como líder

Atualmente, a relação entre líder e funcionários mostra uma sensível evolução, em que a concepção de gestores autoritários perde espaço para a atuação de profissionais com maior esclarecimento sobre as próprias funções e de seus colaboradores. 

O capital humano de uma organização é de extrema importância, e a gestão de pessoas contribui para a condução dos colaboradores de forma que eles garantam um desempenho excelente em suas áreas de atuação.

Os métodos foram criados por especialistas com o objetivo de evitar a perda de talentos e de produtividade, por meio da administração eficiente do capital humano, facilitando o acesso às metas.

Aos empreendedores e gestores de agências de viagens cabe a compreensão sobre a importância do envolvimento com o tema, que pode representar um grande diferencial neste mercado de atuação.

O que é a gestão de pessoas?

A gestão de pessoas está relacionada à técnicas de motivação, treinamento e desenvolvimento pessoal, que têm o objetivo de melhorar a administração e eficiência dos colaboradores de uma empresa.

O melhor é que isso é feito de forma que também há melhoria na qualidade de vida dos funcionários, com base na Psicologia Organizacional, que define um conjunto de práticas fundamentadas no envolvimento, capacitação e desenvolvimento dos colaboradores da empresa.

Por que a gestão de pessoas é importante?

Sem sombra de dúvidas, o capital humano é de extrema importância para empresas de qualquer segmento e tamanho, pois sem os colaboradores, pode não ser possível a prestação de serviços ou produção de mercadorias.

Portanto, empreendedores que não se preocupam com a qualidade de vida dos seus funcionários podem sofrer com alta rotatividade nas funções da agência, resultado de funcionários pouco motivados com o trabalho.

A harmonia nas relações interpessoais não é fácil de ser alcançada no mundo corporativo, em que pressões, competitividade, diferenças e preconceitos podem gerar estresse ou conflitos. Os atritos podem prejudicar a obtenção dos resultados desejados pela agência, afinal um ambiente tóxico para os funcionários pode ter graves consequências.

Falta de organização, objetivos claros e falta de valorização da própria equipe são outras posturas frequentes entre os gestores, mas que podem ter graves consequências.

Por outro lado, uma equipe motivada e focada nos mesmos propósitos tem mais chances de obter as melhores performances. 

Isso pode ser alcançado por meio de ações como a distribuição de brindes, com porta caneta de acrílico personalizada, itens de papelaria, entre outros acessórios bastante utilizados para presentear no ambiente corporativo.

Pode-se dizer que as habilidades de gestão de pessoas na agência de viagem pode ser utilizada principalmente para:

Agregar pessoas

Ao identificar o candidato correto para a vaga, evitam-se muitos problemas. As pessoas têm características diferentes e podem ter mais ou menos habilidades com certas funções.

Contudo, existe uma função adequada para cada tipo de trabalhador,  a identificação e análise dessa questão é importante na hora de agregar pessoas à empresa.

Desenvolvimento da equipe

Paralelamente, o investimento em treinamentos e desenvolvimento para os membros da equipe de trabalho da agência de viagens é fundamental para a evolução dos negócios. Além de acrescentar valor aos produtos ou serviços, os profissionais mais qualificados e especialistas tendem a contribuir com mais inovação às atividades. Eles também se sentem mais valorizados e motivados, de uma maneira geral.

Os treinamentos de coaching são um exemplo de ação que ajuda os profissionais a alinharem o seu desejo pessoal de desenvolvimento com as metas da empresa, visando atingir os melhores resultados.

Pilares da gestão de pessoas

Compreender os pilares da gestão de pessoas pode ajudar os empreendedores de agências de viagens a aplicar o conceito em seus negócios, independente das dimensões do empreendimento. São eles:

  • Motivação, despertando o comprometimento das equipes;
  • Comunicação objetiva, transparente e sem hierarquias, integrando os colaboradores;
  • Espírito colaborativo para minimizar conflitos e engajar os funcionários;
  • Treinamentos e capacitações que agregam valor ao indivíduo e empresa;
  • Desenvolvimento dos funcionários por meio de avaliações de desempenho.

Como aplicar a gestão de pessoas na agência de viagens?

Tendo em mente os pilares da gestão de pessoas, os empreendedores ou gerentes podem praticar e melhorar todos os dias as atividades referentes ao relacionamento e organização dos colaboradores das empresas.

O planejamento é sempre um fator chave na aplicação de qualquer método, e com a gestão de pessoas não é diferente. Dentre as melhores práticas de gestão de pessoas, que podem ser aplicadas nas agências de viagens é válido destacar:

1. Estabelecer uma comunicação livre em toda a empresa

Para ganhar credibilidade e confiança entre os funcionários, é fundamental que a gestão das empresas mostre disponibilidade para ouvir os profissionais, independente do assunto que possa ser abordado. Essa atitude é essencial para reconhecer que o funcionário é uma peça importante no sistema.

Uma boa estratégia de gestão de pessoas tem início com a comunicação eficiente, sendo que as informações também não podem se perder pelo caminho.

Um exemplo do meio industrial seria: se um funcionário do setor de manutenção ressaltar a importância da compra de um lençol de borracha para a vedação da caixa d’água, por exemplo, é importante que a gestão avalie a solicitação e ofereça propostas de soluções. O resultado é uma resolução de possíveis conflitos ou dificuldades de maneira mais simples e ágil.

Em uma agência de viagens, se um colaborador diz que encontrou uma forma de melhorar algum processo, seja financeiro ou de vendas, vale a pena ouvir.

A otimização do diálogo na agência de viagens, assim como em qualquer empresa comercial ou industrial, é essencial para manter os funcionários bem informados e alinhados com as ações da empresa.

Em algumas situações a comunicação também ajuda a melhorar o atendimento ao cliente, como é o caso da ideia de usar saco de papel kraft para a distribuição de lanches entre os viajantes, por exemplo.

3. Alinhar a equipe à cultura organizacional da empresa

Além de terem boas qualidades, os profissionais devem ter um perfil alinhado com a cultura organizacional da empresa. Isso vale no recrutamento de profissionais e também precisa continuar sendo aplicado ao longo do relacionamento com o funcionário.

Afinal, profissionais com perfil alinhado às agências de viagens provavelmente terão mais valores em comum com as empresas. Isso pode ser importante, por exemplo, para que os consultores consigam vender serviços de empresas de tradução, porque irão de fato acreditar no valor das traduções para os viajantes, principalmente aqueles que estiverem em experiências em outros países.

4. Ajudar na promoção de um bom clima organizacional

As agências de viagens não são empresas que costumam demandar a conformidade com muitas normas de segurança.

Contudo, é imprescindível que a gestão esteja sempre atenta às condições de trabalho dos seus colaboradores na agência, evitando quedas no rendimento, doenças laborais ou acidentes de trabalho.  A contratação de uma empresa especializada na consultoria em segurança do trabalho pode auxiliar na avaliação dos riscos do ambiente das agências.

Além disso, um clima leve, focado no coletivo e nas metas a serem alcançadas, porém sem pressão e preocupação excessiva, ajuda a criar um ambiente favorável para as atividades da agência.

Algumas recomendações extras para os gerentes são:

  • Investir na atração de talentos para as agências de viagens;
  • Apostar em feedbacks positivos e negativos para avaliar os funcionários;
  • Implantar planos de cargos e salários com sistemas flexíveis;
  • Dar mais autonomia aos colaboradores;
  • Treinar e capacitar para funções relacionadas ao atendimento turístico;
  • Treinar os funcionários para o uso de kit primeiros socorros completo;
  • Investir em tecnologias de gestão de pessoas.

Com relação à última dica, a tecnologia pode ser uma interessante aliada na gestão de pessoas. Atualmente existem diversas soluções para a automatização de processos de recursos humanos.

Atividades de organização e administração de funcionários da empresa atualmente são feitas através de sistemas, diferente de antigamente, onde as organizações eram feitas manualmente e contavam até com o auxílio de  Impressora de código de barras  para garantir um controle maior. 

Ao final das ações, tem-se uma equipe focada e motivada trabalhando para alcançar as metas estabelecidas para a agência de viagens, preparada com ações eficientes de gestão de pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Webinar Google meu negócio --> EbooK Instagram -->
[CDATA[*/function read_cookie(a) {var b = a + "=";var c = document.cookie.split(";");for (var d = 0; d < c.length; d++) {var e = c[d]
[CDATA[*/function read_cookie(a) {var b = a + "=";var c = document.cookie.split(";");for (var d = 0; d < c.length; d++) {var e = c[d]