Menu Close

5 ferramentas essenciais para a sua agência de viagens

Isabela Braga

por Isabela Braga
Marketing de conteúdo
isabela.braga@monde.com.br

Você sabe quais são as ferramentas essenciais para o seu negócio?

Todo gestor precisa conhecer os recursos disponíveis no mercado que podem fazer com que sua empresa tenha os melhores resultados. Afinal, o objetivo é ganhar espaço e visibilidade nesse universo empresarial competitivo, certo?

Pensando nisso, neste artigo eu vou falar sobre ferramentas essenciais para o seu negócio. Elas irão te ajudar nas áreas de gestão, análise de relatórios, criação de estratégias de marketing, organização de tarefas e estudo de resultados. São elas:

Continue lendo para entender como utilizar esses sistemas para melhorar todas as áreas da sua empresa.

Sistema de gestão para agências de viagens

Antes de começarmos a falar sobre essa primeira ferramenta essencial, gostaria que você respondesse às perguntas abaixo:

1- Você sabe exatamente quais clientes estão embarcando e retornando nos próximos 7 dias?

2- Você sabe quais contas a pagar vencem nos próximos 7 dias e qual o valor de cada uma?

3- Você sabe quais serão as receitas e despesas dos próximos 3 meses?

4- Você sabe qual o resultado da sua agência nos últimos 3 meses?

E aí, teve dificuldade para responder?

Bom, saber quando seus clientes estão indo viajar e conhecer os resultados do seu negócio são pontos que fazem parte de um cenário básico de gestão. Ainda assim, muitos gestores não têm conhecimento sobre o que acontece em suas agências.  

Sei disso, pois essas perguntas fizeram parte de um quiz criado pela Monde e as respostas foram um pouco assustadoras.

Resultado do quiz:

ferramentas essenciais para sua agência de viagens

Os pontos citados nesse questionário são essenciais para manter uma empresa saudável.

Mas eu sei que realizar todos os processos de cadastro de clientes, vendas e financeiro manualmente é complicado. Mais complicado ainda é manter as informações atualizadas e encontrá-las quando é necessário.

Por isso, uma ferramenta de gestão voltada para agências de viagens é a melhor escolha para o gestor que quer parar de perder tempo e otimizar!

O Monde, por exemplo, oferece relatórios que permitem uma análise aprofundada dos resultados da empresa e uma previsão de como será o futuro.

Com ele também é possível acessar o histórico de clientes e não clientes, visualizando dados essenciais para ações de prospecção, pós-venda e até para oferecer um atendimento diferenciado.

Afinal, tendo os dados do contato que o consumidor teve com a sua empresa, você irá atendê-lo de forma íntima e amigável.

Então, se você está se sentindo sobrecarregado, investir em um ferramenta de gestão é sua prioridade no momento. Só com ela será possível criar processos mais simples e analisar dados de verdade.

Ferramenta de e-mail marketing

O e-mail marketing é outra ferramenta essencial para a sua agência. Isso porque ele é utilizado para criar uma estratégia de relacionamento com uma lista de contatos (clientes e possíveis clientes). Dentro dessa estratégia você pode trabalhar ações de venda, pós-venda e prospecção. 

E por que devo começar a utilizar o e-mail marketing?

O primeiro ponto é o baixo custo. Com o e-mail marketing você pode manter a visibilidade da sua marca por um custo relativamente baixo.

Isso se compararmos com ações em meios digitais, como anúncios em sites, Google Ads e impulsionamento em redes sociais, e também em canais tradicionais, como outdoors.

E como eu disse acima, você pode utilizar o e-mail marketing para criar estratégias e vender mais! Veja alguns exemplos.

Estratégias de prospecção

Para esse ponto nós vamos unir o sistema de gestão, citado anteriormente, e a ferramenta de e-mail marketing.

1° Passo: reunir todas as informações de pessoas que tiveram contato com a sua agência, mas não fecharam.

2° Passo: analisar o interesse. Sempre que uma pessoa entra em contato com a sua agência, ela precisa ser registrada no sistema (mesmo que não compre nada). No cadastro você deve colocar informações como nome, e-mail, telefone e interesses. Dessa forma fica muito mais fácil criar ações de prospecção.

3° Passo: agora você irá filtrar as pessoas por seus interesses. Usaremos Portugal como exemplo.

4° Passo: exportar os contatos filtrados para a ferramenta de e-mail marketing.

No Monde é possível criar esses grupos de interesse dentro do cadastro de pessoas. Assim você pode, com apenas um clique, exportar os e-mails para Excel e ter uma base de contatos.

ferramentas essenciais para a sua agência de viagens

O mesmo vale para uma campanha de aniversariantes. Veja como:

1° Passo: puxe em seu sistema de gestão as pessoas que farão aniversário em 2 ou 3 meses.

2° Passo: exporte os dados para o Excel e depois para a ferramenta de disparo de e-mail.

Pronto! Você tem mais uma lista com contatos que podem comprar da sua agência.

Recomendações

1 – Benchmark 

Com a versão gratuita do Benchmark você pode cadastrar uma base de até 2 mil contatos e enviar até 14.000 e-mails por mês.

ferramentas essenciais para uma agência de viagens

Essa ferramenta traz muitas vantagens: templates prontos, facilitando a edição do seu e-mail, relatórios (número de envios, abertura, cliques, etc), possibilidade de realizar testes A/B, integração com aplicativos e plugins, entre outras funções.

ferramentas essenciais para a sua agência de viagens

Além disso, a plataforma está toda em português, o que a torna ainda mais didática.  

2- Mailchimp

Na versão gratuita do Mailchimp é possível cadastrar uma base de até 2 mil e-mails e realizar 12.000 disparos por mês.

É uma ferramenta bem intuitiva e o recurso “arrasta e solta” facilita muito os processos.

Também possui templates, relatório de envio, criação de formulários, testes A/B, integração com WordPress, Facebook, Instagram, Magento, Twitter, etc.

ferramentas essenciais para a sua agência de viagens crescer

Porém, a ferramenta e o suporte estão em inglês, o que pode ser um ponto negativo em relação ao Benchmark.

3- Monde

E claro, vale a pena lembrar que é possível disparar e-mails direto do Monde, entretanto, a campanha precisa estar dentro do limite de envios do seu próprio serviço de e-mails. O Gmail, por exemplo, permite até 500 envios por dia.

CRM

Antes de mais nada, você sabe o que significa CRM?

Precisamos pensar que essa sigla não diz respeito apenas ao software que ajuda no gerenciamento de tarefas, mas a uma estratégia que coloca o cliente como centro da negociação.

CRM: Customer Relationship Management, ou gestão do relacionamento com o cliente, em português.

Em resumo, essa estratégia é importantíssima para qualquer empresa, afinal, todas as etapas do atendimento devem estar voltadas para oferecer a melhor experiência ao cliente.

E por que utilizar um CRM?

Pense em quantas pessoas sua agência de viagens atende por mês. Agora me responda:

Você se lembra do nome, da data de aniversário, das preferências de cada um, quem tem filho, quem é casado, etc?

Provavelmente não! Eu tenho dificuldade até para guardar as datas de aniversário dos meus parentes próximos (obrigada por me lembrar, Facebook). Imagina de centenas de pessoas.

É impossível lembrar de todo mundo que já entrou em contato com a sua empresa.  E é por isso que você precisa de um CRM!

Lembre-se que o relacionamento mais íntimo e personalizado é o grande diferencial das agências de viagens em relação às OTAs.

Recomendações

1- Bitrix24

O Bitrix24 é um CRM bem completo, simples e didático. Além da facilidade de uso, ele apresenta relatórios de desempenho de funcionários e conclusão de atividades.

ferramentas essenciais para sua agência de viagens

A versão gratuita é limitada a 12 usuários e 5GB de armazenamento de dados.

2- Trello

O Trello é uma excelente ferramenta para organização de atividades. Você pode criar quadros e editar as colunas para reunir informações importantes do seu negócio.

Por exemplo: se a sua agência quiser iniciar um processo de prospecção, você pode reunir as informações sobre o histórico de clientes e as ações que serão realizadas em um quadro.

Assim fica mais fácil analisar o andamento de cada atividade.

Veja o quadro que criei para exemplificar:

ferramentas essenciais para sua agência de viagens

A versão gratuita do Trello oferece muitos recursos:

  • Quadros pessoais ilimitados;
  • Cartões ilimitados;
  • Listas ilimitadas;
  • 10 MB por anexo de arquivo.

Entre outras funções que você pode conferir neste link.

Existe também um blog com muitos conteúdos sobre como utilizar os recursos da ferramenta, táticas de produtividade, como reduzir estresse no trabalho, entre outros diversos temas relevantes. Vale a pena conferir.

3- Clientes Monde: recurso de tarefas

Para clientes Monde é ainda mais fácil, pois o sistema conta com o recurso de tarefas que facilita o agendamento de compromissos, já que utiliza as informações do próprio sistema.

Ou seja, você terá dados centralizados, como o e-mail, telefone, preferência e histórico de atendimentos, podendo, com alguns cliques, criar atividades de follow up e até ações marketing e vendas.

Quer saber como? Assista ao vídeo abaixo, com a Diana Carvalho, proprietária da Mundo 4 Estações. Ela é cliente Monde e contou como conseguiu criar um projeto de pós-venda com o recurso de Tarefas.

Linktree

O Linktree é uma ferramenta muito útil, pois agrupa diversos links (de site, blog posts, redes sociais) em um único local.

No Instagram só é possível adicionar um texto no perfil com até 150 caracteres, por isso esse agrupamento de links é muito interessante.

ferramentas essenciais para sua agência de viagens

ferramentas essenciais para sua agência de viagens

O serviço possui uma versão gratuita e uma paga. Para usar, basta acessar e conectar com a sua conta do Instagram.

Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita para análise de resultados. 

Quando falamos de ações de marketing digital, não tem como tomar uma decisão estratégica e definir investimentos sem saber o que funciona melhor de acordo com o seu público-alvo.

E o que analisar nessa plataforma?

Você pode analisar o fluxo de comportamento dos usuários para saber o caminho que eles têm feito no seu site/blog, quais páginas eles mais acessam, além de informações demográficas (idade e sexo).

Lembre-se que conhecer o perfil e o comportamento de quem interage com a sua marca é essencial para direcionar toda a estratégia de marketing digital da sua empresa.

ferramentas essenciais para sua agência de viagens

Além disso, você pode analisar quanto tempo as pessoas passam no seu site e blog, mensurar se campanhas estão funcionando (e-mail marketing, Facebook Ads e Google Ads), saber o horário com maior índice de acessos, etc.

São inúmeros relatórios importantes que você precisa conhecer.

Neste artigo você vai aprender a instalar e ativar o Google Analytics.

Conclusão

E então, gostou das dicas de ferramentas essenciais para sua agência? Espero que tenham sido úteis para a sua empresa!

Dúvidas? Deixe nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Webinar Google meu negócio --> EbooK Instagram -->
[CDATA[*/function read_cookie(a) {var b = a + "=";var c = document.cookie.split(";");for (var d = 0; d < c.length; d++) {var e = c[d]
[CDATA[*/function read_cookie(a) {var b = a + "=";var c = document.cookie.split(";");for (var d = 0; d < c.length; d++) {var e = c[d]