Ao planejar uma viagem é comum a dúvida entre contratar uma agência especializada ou realizá-la de forma independente. Muitas pessoas ainda rejeitam a ideia de fechar pacotes e serviços por meio de agências especializadas, acreditando que elas geram gastos extras e desnecessários. Atrair esses clientes para a sua agência não é uma tarefa fácil, principalmente diante da competitividade do mercado de turismo. Portanto, para o empreendedor, é essencial ter em mente as vantagens que uma agência especializada pode trazer para quem planeja uma viagem e, principalmente, as vantagens que a sua agência oferece para esse possível cliente.
Conhecer e investir em seu diferencial são atitudes fundamentais para o sucesso das negociações da sua agência, que contribuem para atrair clientes e fidelizar os já existentes. Você sabe o porquê que seu cliente opta pelos seus serviços e não pela concorrência? Confira quatro diferenciais importantes em agências de turismo que podem ser decisivos para o cliente:
Organização
A comodidade é uma das principais razões que levam viajantes a contratar uma agência de turismo. Ou seja, o cliente deseja privar-se do trabalho e da preocupação com aspectos da sua viagem como hospedagem, passagens aéreas, transportes e passeios turísticos. A organização é fator primordial para uma agência de viagens. Manter o cliente informado sobre os detalhes da sua viagem e enviar de forma ágil e organizada documentos, como: notas, recibos de hospedagem, confirmação de reservas, roteiros, programação, etc, são fatores diferenciais que fazem com que o cliente retorne à sua agência.
Equipe especializada
Ao procurar os serviços de uma agência de viagens, o cliente deseja receber dicas e indicações com relação aos melhores pacotes de acordo com as suas necessidades e desejos. Por isso, quanto mais especializados os profissionais de uma agência, melhor esta experiência será para o seu cliente. Invista, portanto, na contratação de consultores experientes e especializados em turismo, capazes de oferecer ao seu público o melhor atendimento e a solução ideal para sua viagem. É importante, também, que os profissionais da sua equipe mantenham-se atualizados e em constante progresso com relação aos serviços oferecidos. Procure incentivar a participação em cursos, feiras de turismo, palestras, etc.
Serviços diferenciados
Oferecer serviços turísticos diferenciados é um excelente caminho para o sucesso em agências de viagem. O Ecoturismo, por exemplo, é um segmento cada vez mais forte: trazer para seus clientes opções de passeios exóticos, visitas às reservas naturais e parques nacionais pode ser um grande diferencial. Destinos para crianças, adolescentes e idosos também são bons exemplos e requerem equipe preparada e especializada para lidar com esses públicos.
Preços
Os valores dos diferentes pacotes oferecidos pela sua agência de viagem são, sem dúvida, um ponto a favor caso proporcionem ao cliente a sensação de que planejar sua viagem por meio de uma agência foi um bom negócio. Assim, é importante que a agência desenvolva parcerias nacionais e internacionais, que garantam preços diferenciados para pacotes conjuntos, passagens aéreas e hospedagem.
Seja qual for o tipo de serviço prestado pela sua agência é essencial entender o que faz seus clientes optarem por ela e como ela pode ser melhorada para satisfazer ainda mais o seu público-alvo.
E você, conhece os diferenciais da sua agência de viagens? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!
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A confiança também é um fator importante que muitas vezes me leva a comprar nas agências que eu conheço e não me arriscar em algum site desconhecido na internet.
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Interessante.
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Bacana.